renda variável
Tire suas dúvidas sobre Renda Variável
4 de fevereiro de 2019
Entenda tudo sobre o Tesouro Selic
26 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

Entenda sobre investimentos de médio prazo

investimentos de médio prazo

Se você está lendo este artigo, provavelmente está em busca do tipo de investimento que mais combina com o seu perfil. A decisão de onde investir deve sempre ser tomada com cuidado, com base nos seus objetivos. Idealmente, a sua carteira de investimentos deve ser variada, dividida entre investimentos de curto prazo, investimentos de médio prazo e investimentos de longo prazo. Neste artigo vamos nos aprofundar nos investimentos de médio prazo, que são ideais para resgates em períodos mais prolongados, mas que não sejam tão distantes.

O que são os investimentos de médio prazo?

De forma resumida, os investimentos de médio prazo são aqueles cujo retorno levam, em média, entre dois e cinco anos. Os investimentos de médio prazo são a melhor opção para objetivos que envolvem a compra de um bem ou serviço de alto valor, como fazer uma viagem internacional, comprar um carro ou comprar um ítem de tecnologia.

Para que seus objetivos sejam alcançados, é preciso que você analise a rentabilidade e a liquidez do investimento escolhido a fim de não comprometer o seu orçamento. Ótimas opções para compor a sua carteira de investimentos no médio prazo são investir em alguns produtos de renda fixa ou em fundos multimercados, estes são um pouco mais complexos que a renda fixa, pois têm a capacidade de operar diferentes ativos, como papéis de renda fixa, ações de empresas, moedas e investimentos no exterior.

Para qual perfil de investidor os investimentos de médio prazo são indicados?

A análise mais importante para saber em qual tipo de investimento alocar as suas finanças é descobrir o seu perfil de investidor. Antes de mais nada, você precisa se conhecer, conhecer os seus objetivos, a sua situação financeira, saber quais riscos está disposto a enfrentar e claro, pensar e idealizar o seu futuro. Pense em como um investimento que você faz agora te ajudará a atingir o seu objetivo e depois disso tenha foco.

É necessário que a escolha do investimento seja compatível com o seu perfil de risco. Muitos bancos e empresas de investimento possuem um processo de verificação para descobrir o seu perfil e oferecer a você os produtos corretos, de forma que não haja chances de você, como investidor, ficar insatisfeito com o resultado dos investimentos escolhidos.

Para te ajudar nessa etapa de descoberta, separamos os três principais perfis existentes no mercado de investimentos. Tente encontrar o seu!

1. Investidor Conservador

É o tipo de investidor que prefere ter segurança nos investimentos que faz. Ou seja, sua prioridade é ter um retorno certo e por isso suas escolhas são em produtos de baixo risco.

2. Moderado

Este é o tipo de investidor que se abre para investimentos mais arriscados, porém que proporcionem um retorno maior e também tenham certo nível de segurança. Para o investidor Moderado é importante diversificar a sua carteira de investimento equilibrando segurança e risco para alcançar o retorno desejado.

3. Arrojado

Por fim, o investidor arrojado é aquele que escolher correr riscos altos com o objetivo de atingir lucros à altura. Este tipo de investidor procura produtos com maior chance de lucratividade, por isso ele costuma estudar a fundo sobre investimentos e usa seu conhecimento a seu favor.

Opções de investimentos a médio prazo

Agora que você já encontrou o perfil de investidor que mais combina com o seu e já sabe um pouco mais sobre como funcionam os investimentos de médio prazo, chegou a hora de conhecer algumas opções para este tipo de investimento. Neste artigo separamos as três principais opções:

1. Títulos de Renda Fixa com Carência, como LCI e LCA

Estes são títulos de renda fixa com baixo risco. São emitidos por bancos para financiar os setores imobiliário e do agronegócio. Para este tipo de investimento não há liquidez diária.

2. Tesouro Direto

Este tipo de investimento tem chances ter bons rendimentos em até 5 anos, mas se planeje, pois uma venda antecipada pode significar prejuízo para você.

3. Fundos Multimercado

Os Fundos Multimercado são investimentos especializados e feitos por meio de aportes em fundos gerenciados por terceiros. Este exemplo de produto procura manter uma estratégia equilibrada de investimentos mas com exposição ao risco.

Conclusão

Para começar a diversificar a sua carteira de investimentos de médio prazo é importante que você saiba que existem várias opções no mercado e a escolha depende apenas de você e do seu perfil de investidor. Das opções existentes, muitas delas podem oferecer uma boa liquidez e uma boa rentabilidade e, no final das contas, te ajudar a atingir o seu objetivo: basta ter planejamento.

Escolha os seus investimentos de forma equilibrada, pensando primeiramente em seus objetivos e em seguida nos prazos que você quer ter para alcançá-los. Desta forma, na hora da escolha, você precisará analisar o prazo de resgate do investimento e a rentabilidade que ele oferece.

Por fim, lembre-se que nunca é tarde para começar e que quanto antes você se aventurar no mundo dos investimentos, mais rapidamente terá suas metas alcançadas! E para que você esteja cada vez mais pronto para isso, dê uma olhada nos outros conteúdos em nosso blog e, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

 

 

Formulário de Contato

NOME COMPLETO
E-MAIL
ASSUNTO
DEIXE SUA MENSAGEM
×