20 termos financeiros para conhecer e facilitar sua vida na hora de investir!

Imóvel: comprar ou alugar?
13 de março de 2017
08 aplicativos de finanças para melhorar sua relação com o dinheiro
15 de março de 2017
Imóvel: comprar ou alugar?
13 de março de 2017
08 aplicativos de finanças para melhorar sua relação com o dinheiro
15 de março de 2017

A maioria das pessoas, quando pensa em fazer investimentos e começa a estudar sobre o assunto, se depara com uma série de termos financeiros complicados, incomuns, e isso pode acabar assustando e até fazendo a pessoa desistir da aplicação.

Portanto, pensando em ajudar quem se encontra nessa situação a se sentir mais confortável com o jargão financeiro, fizemos esse artigo com 22 expressões comuns no dia a dia de um investidor. Conhecê-las vai simplificar a compreensão de diversos temas relacionados a economia e finanças e facilitar a vida de quem quer investir.

20 termos financeiros para conhecer e facilitar sua vida na hora de investir

1. Aplicação

Uma aplicação é o ato de colocar uma quantia em dinheiro em algum tipo de investimento, como a poupança ou ações. Quando se faz uma aplicação, o objetivo é ter algum lucro com o dinheiro investido, portanto também é preciso ficar atento a questões como taxas, vencimento e rentabilidade do valor investido.

2. Encargo

Encargo é um termo financeiro geral utilizado para nomear a quantia que instituições financeiras cobram de cada cliente pela prestação de serviços e realização de operações. Alguns exemplos de encargos são as tarifas, impostos e taxas.

3. Fundo de investimento

Alguns tipos de investimento exigem muito dinheiro e raramente uma única pessoa consegue realizá-lo. Então, cria-se um fundo de investimento. Cada pessoa que tem uma quantidade de dinheiro investida é chamada de cotista e esse tipo de investimento é normalmente administrado por especialistas de instituições financeiras.

4. Garantia

Basicamente, uma garantia é algo que uma pessoa oferece a seu credor como forma de realmente garantir que a dívida será paga. Se no fim das contas, o débito não for quitado, o credor tem o direito de ficar com a garantia e evita prejuízos.

5. Hipoteca

Uma hipoteca é um tipo de garantia, só que especificamente baseada em um bem imóvel. Quando se diz que uma casa, por exemplo, está hipotecada, quer dizer que se o devedor não quitar seu débito, ela será tomada pelo credor, irá a leilão, e, caso não cubra a dívida inteira, a parte faltante ainda precisará ser paga.

6. Inflação

Inflação é um termo que significa nada mais, nada menos do que o aumento generalizado dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado espaço de tempo. Quanto maior o aumento, maior a inflação.

7. Juros compostos

Juros compostos são uma forma de cálculo de juros que basicamente se dá através da soma do valor gerado pelos juros ao valor inicial do débito ou investimento. Por exemplo: se eu devo 100 reais em um mês e estou sujeito a uma taxa de juros de 10%, se eu não pagar, no próximo mês, os juros serão cobrados sobre o valor da dívida, mais a quantidade gerada pelos juros. Então, dessa vez os juros serão sobre o valor de 110 reais e não apenas de 100.

8. Juros simples

Juros simples são uma outra forma de cálculo de juros. Com ele, ao contrário dos juros compostos, o cálculo é feito sempre a partir do valor inicial da dívida ou investimento.

9. Liquidez

No mercado financeiro esse é um termo referente a capacidade e facilidade de um investimento de ser convertido em moeda ou “resgatado”. Quanto mais simples e rapidamente um investimento puder ser retirado, maior sua liquidez. É preciso ficar atento a esse ponto para não ter prejuízos e aumentar a rentabilidade.

10. Mora

O juros de mora ou moratório é uma cobrança realizada pelas instituições quando uma pessoa paga uma dívida com atraso. É apenas uma compensação pelo atraso e aumenta à medida que o atraso do pagamento também aumenta.

11. Negativado

Negativado é uma pessoa que não pagou uma conta, prestação ou outro débito e, por isso, teve seu nome incluído em cadastros de maus pagadores como o Serasa e o SCPC. Essas pessoas têm mais dificuldade em conseguir crédito, empréstimos e outros serviços financeiros.

12. Previdência Privada

A previdência privada é uma aposentadoria alternativa ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Ela é um tipo de investimento e você pode entender mais sobre ele aqui nesse artigo do blog.

13. Receita

Receita é o termo financeiro utilizado para nomear todo tipo de ganho que uma pessoa recebe em troca de trabalho, por prêmios ou vendas. Uma pessoa pode ter diferentes fontes de receita.

14. Renda bruta

A renda bruta de uma pessoa é o rendimento total daquilo que ela recebe sem contar com os descontos de impostos, taxas e outros abatimentos. É o valor total.

15. Renda líquida

Já o rendimento líquido, ao contrário do bruto é o rendimento da pessoa já descontados os impostos, taxas e abatimentos. É o valor ao qual a pessoa realmente terá acesso e poderá utilizar.

16. Sacado

Sacado é um termo financeiro utilizado para se referir a uma pessoa ou empresa que deve pagar um boleto bancário, seja por uma compra, financiamento ou qualquer outro serviço.

17. SELIC

A Taxa SELIC é a Taxa Referencial de Juros da economia brasileira e é determinada pelo COPOM, Comitê de Política Monetária, do Banco Central.

18. Superávit Primário

Superávit Primário é nada mais do que o valor que o Governo arrecada a mais do que gasta. Nesse cálculo, são excluídas as despesas com juros da dívida externa e esse é um fator exigido pelo FMI na hora de conceder mais recursos a um país.

19. Taxa de administração

A Taxa de Administração é o valor cobrado por uma instituição financeira para que seus especialistas administrem os recursos investidos por cotistas em fundos de investimentos (que falamos sobre ali em cima). Essa taxa é cobrada de acordo com o valor aplicado e uma vez por mês.

20. Taxa DI

A Taxa DI é uma taxa formada a partir da Taxa SELIC (sobre a qual também falamos ali em cima),e é a taxa média diária das operações do mercado interfinanceiro. Ela embute os custos operacionais da instituição, sua margem de lucro e o custo dos impostos cobrados sobre a operação.

Agora ficaram claros os significados dessas expressões tão comuns?! Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber sobre o significado de outra palavra ou expressão do universo financeiro, conte pra gente nos comentários! Vamos adorar te ajudar.

E se você achou esse texto útil, compartilhe também com seus amigos em suas redes sociais!