2018 será o ano das moedas digitais? Veja os cuidados que você deve ter

Dicas para começar 2018 com as finanças em dia!
2 de janeiro de 2018
Entenda melhor como funcionam as Debentures
26 de janeiro de 2018
Dicas para começar 2018 com as finanças em dia!
2 de janeiro de 2018
Entenda melhor como funcionam as Debentures
26 de janeiro de 2018

Durante 2017, principalmente nos últimos meses do ano, uma palavra ganhou as rodas de conversa e chamou atenção de muita gente: Bitcoin. Com a valorização rápida e a relativa facilidade de compra, em pouco tempo, essa moeda até então pouco conhecida, ganhou uma relevância enorme e se tornou um produto desejado não só por pessoas familiarizadas com o mercado financeiro, mas também por quem nunca tinha feito nenhum tipo de investimento.

Por causa do Bitcoin, as moedas digitais ganharam destaque na mídia e no cotidiano das pessoas e todo mundo quem não aproveitou sua tendência, ficou pelo menos curioso com o fenômeno. Depois disso, uma série de outras criptomoedas começou a se popularizar e hoje já é possível encontrar quem invista exclusivamente nesse tipo de produto, buscando rendimentos rápidos e simplicidade.

Com tal cenário, 2018 começou e muitos especialistas estão apostando que esse será “o ano das moedas digitais”. Afinal, com a variedade de moedas existentes e a curiosidade das pessoas alimentada pelo sucesso do Bitcoin, a tendência é que esse mercado movimente grandes quantidades de dinheiro e realmente entregue bons resultados a quem investir seu dinheiro.

Mas afinal de contas, vale mesmo a pena investir em criptomoedas? O que influencia em sua valorização? E quais são os riscos?

Se você também ainda está cheio de dúvidas sobre as moedas digitais e o seu funcionamento e quer fazer seus investimentos com mais segurança, continue lendo este artigo. Aqui vamos esclarecer os principais pontos sobre essa nova tendência!

O que são moedas digitais ou criptomoedas?

Antes de sequer pensar em investir em alguma moeda digital, é preciso que você saiba do que se trata esse conceito.

Uma moeda digital (ou criptomoeda) é um tipo de moeda criada na internet, por programadores, e que é usada para fazer transações sem a necessidade de utilizar um banco. Essas moedas usam um sistema de controle descentralizado, chamado blockchain, que permite que as transações sejam feitas partindo de diversos servidores, e que protege a moeda de fraudes.

Quais os principais tipos de moedas existentes hoje?

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada, mas depois dele já surgiram uma série de outras moedas que hoje também são bastante populares e valiosas.

Alguns exemplos são:

  • Litecoin
  • Ethereum
  • Bitcoin cash
  • Cardano
  • Monero
  • Stellar
  • Lisk

E vale ressaltar que todas essas citadas, assim como o Bitcoin, já têm um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.

E como essas moedas rendem?

A valorização das moedas digitais depende de uma série de fatores específicos e não está atrelada a nenhum tipo de taxa governamental ou bancária do mercado financeiro tradicional.

Um dos principais pontos para que uma criptomoeda se valorize, é a demanda dos investidores por ela. As moedas são produzidas de forma controlada e, portanto, a lógica é simples: quanto mais gente procurando, maior é o seu valor.

Outro fator que conta muito, é a sua aceitação pelo mercado consumidor. Por exemplo, hoje já é possível encontrar diversos meios de compra que aceitam o Bitcoin como uma forma de pagamento e isso ajudou muito em sua valorização.

Quais cuidados se deve ter ao investir em moedas digitais?

Apesar de, como citamos, as criptomoedas serem bastante seguras contra casos de fraude, ainda é preciso ter muito cuidado ao investir, principalmente por conta de casos de hacks. Por se estabelecerem no meio digital, infelizmente as criptomoedas ainda estão sujeitas a esse tipo de ataque e é preciso ficar atento na hora de investir. Instalar um bom anti-vírus e proteger os acessos a sua conta com senhas fortes é essencial e já pode ajudar bastante.

Outro cuidado que se deve ter é em relação ao momento econômico das moedas escolhidas e sua tendência de variação. Como explicamos, são vários os fatores que fazem com que uma criptomoeda se valorize ou desvalorize e é preciso ter ciência disso antes de investir. Caso contrário, você pode acabar perdendo dinheiro, em vez de lucrar.

Então, eu devo ou não investir nisso?

No final das contas, apesar da fama e da recente valorização, é preciso pensar bastante antes de resolver se arriscar em um investimento como as criptomoedas. Estudar e buscar mais informações sobre o funcionamento e as oscilações dessas moedas é um passo essencial para ter sucesso.

Assim como qualquer outro produto, elas têm suas vantagens e desvantagens e são mais adequadas para quem está disposto a correr riscos e pode lidar com o possível “perde e ganha” desses investimentos.

Se você está em busca de algo mais simples e seguro, pode tentar começar pelo Tesouro Direto ou pelo CDB – que são tradicionais e muito diferentes das criptomoedas, mas podem ser mais adequados para seu perfil de investidor.

Caso você ache necessário, pode procurar a ajuda de especialistas para fazer a melhor escolha. Aqui mesmo na 3A temos uma equipe inteira à disposição! Basta entrar em contato e vamos te auxiliar da melhor forma possível.

E se você gostou desse texto, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, para ajudar também outras pessoas!