4 Dicas para aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos

Vale a pena investir em imóveis? Vantagens, desvantagens e dicas para começar.
17 de março de 2017
Como reduzir gastos domésticos e economizar mais
21 de março de 2017
Vale a pena investir em imóveis? Vantagens, desvantagens e dicas para começar.
17 de março de 2017
Como reduzir gastos domésticos e economizar mais
21 de março de 2017

Na correria do dia-a-dia nossas carteiras de investimentos podem acabar ficando em segundo plano e se desatualizando, diminuindo a sua rentabilidade.

Muito preferem procurar um profissional na hora de alocar seu recursos e, com a ajuda do mesmo, montam uma carteira diversificada e ideal para o perfil do investidor.

Porém, os meses passam, a conjuntura econômica muda, os produtos oscilam e o que antes proporcionava uma boa rentabilidade já não apresenta mais.

O intuito do texto de hoje é dar algumas dicas fáceis e simples para manter sua carteira sempre atualizada e rentável.

Sugiro que, se você é o tipo de pessoa que entregou seus investimentos para o gerente e não faz a menor ideia de onde seu dinheiro está aplicado, siga as dicas e fique mais atento quanto aos seus investimentos. Como já diziam antigamente: “o olho do dono é que engorda o gado”.

Pegar o extrato dos seus investimentos:

Saber onde o seu dinheiro está é o começo para poder analisar os seus investimentos, o que pode melhorar e o que deve se manter no mesmo lugar.

Pegue todos os nome de fundos de investimentos que você investe, taxas dos títulos do governo e os seus ativos de renda variável.

  • Prazos de carência:

Analise a carência dos seus investimentos. Há algumas aplicações que precisam esperar o tempo de carência terminar para poderem ser reaplicados, e entender esse tempo de carência é essencial para a atualização da sua carteira.

Ativos como LCI, LCA e CDB possuem um prazo de carência, logo se você tiver algum dinheiro nesses investimentos terá que esperar até o término da aplicação para realoca-lo.

Já os títulos do governo também possuem um prazo para o término do investimento porém é possível vende-lo no mercado secundário, havendo ágio ou deságio nos seus rendimentos.

Analisando os fundos de investimentos:

Se você possui recursos alocados em fundos de investimentos, você deve dar atenção a duas variáveis:

  • Rentabilidade

Compare a rentabilidade entregue pelo seu fundo com outros fundos da mesma classe.

O mercado financeiro está repleto de fundos de investimentos e, quando você procurar, irá encontrar tanto fundos com ótimas performances quanto fundos entregando uma rentabilidade inferior ao de investimentos livre de risco (no caso brasileiro, a taxa livre de risco é a Selic).

Os fundos de investimentos são ideais para quem quer rentabilidade superior a Selic (quem deseja apenas a taxa geralmente investe em ativos de renda fixa, como o tesouro direto) ou porque precisam de liquidez (falaremos mais dela a seguir).

  • Carência

Como alguns investimentos de renda fixa, há alguns fundos que exigem do investidor um tempo mínimo de permanência.

Essa permanência depende da classificação do fundo e da estratégia do gestor. Há fundos que focam em investidores que precisam de liquidez, logo a pessoa consegue resgatar o dinheiro no mesmo dia. Chamamos esse fundo de DI.

Já outros fundos possuem o tempo de permanência de 30 dias, por exemplo.

Dica: Quando você estiver analisando o tempo de resgate dos fundos, o mesmo estará representado por “D+”. Isso implica em dizer que é necessário esperar o dia que você solicitou o resgaste + “x” dias corridos. No Caso do fundo que exige 30 dias de permanência, você encontrará d+30, por exemplo.

Se seus investimentos estão em bancos, sugiro que abra contas em algumas corretoras e veja as opções de fundos disponíveis. Se você tem conta no Itaú, por exemplo, só poderá ver o fundos de investimentos do próprio banco, diminuindo bruscamente as opções.

Criar conta em corretoras é de graça e você não precisa pagar nenhuma taxa para manter sua conta aberta. É uma ótima solução para poder avaliar o que há de melhor no mercado.

Renda Fixa

Assim que você tiver em mãos as remunerações entregues pelos seus produtos de renda fixa fica fácil comparar com as outras opções do mercado.

Também através de plataformas abertas de investimentos, você pode comparar suas taxas com as entregues no mercado.

Geralmente as taxas de juros entregues nos produtos de renda fixa são atrelados à taxa CDI. Essa taxa, conhecida por certificado de depósito interbancário, segue a taxa básica da economia, a Selic. Logo se a Selic cair, o CDI cai e a sua rentabilidade também é reduzida.

Se você possui uma LCI que te entrega 80% do CDI e na plataforma aberta há um produto semelhante porém que entrega 90% do CDI já identificamos que esse investimento pode melhorar.

Assim que o prazo de carência passar, entre novamente na plataforma e busque os investimentos que entregam as melhores taxas.

Dica: O que poucos sabem é que alguns produtos  de renda fixa possuem a segurança do fundo garantidor de crédito em até 250.000 por CPF e instituição financeira. A LCI é um desses produtos. Logo você não precisa ficar com receio em aplicar em LCI de bancos desconhecidos. Bancos pequenos e médios geralmente pagam mais para o investidor que bancos grandes.

 

Taxas e despesas

A maioria dos produtos possuem taxas ou impostos que você precisa pagar, e o desconhecimento destas podem impactar negativamente a rentabilidade da sua carteira.

Os fundos de investimentos apresentam taxas de administração e a mesma varia de fundo para fundo, oscilando de 0,3% a 2,5% em casos extremos.

Se você optar por um fundo no qual a taxa de administração é muito alta, os rendimentos entregues pelo mesmo tem que ser muito superior aos demais fundos que cobram taxas inferiores de administração.

Se você investe através de bancos, olhe a anualidade que o banco cobra para te “auxiliar” nos investimentos, e veja se realmente vale a pena. Os fundos dos bancos também cobram taxas de administração. Fique atento!

Algumas corretoras cobram a TED para enviar o seu dinheiro da sua conta da corretora para a sua conta corrente. Procure corretoras onde essa taxa não existe.

O que para muitos pode aparentar como “perda” de tempo, a atualização da carteira de investimentos é essencial e, se feita periodicamente, irá entregar resultados muito satisfatórios.

Não abandone seu investimentos. Não é porque ele está aplicado que está sendo bem utilizado. Filtre as opções e escolha o que melhor se encaixe a suas necessidades.