O que é melhor: abrir um negócio ou investir o dinheiro?

Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
16 de maio de 2018
Quanto do salário devo investir? Utilize seu salário com mais estratégia
16 de agosto de 2018
Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
16 de maio de 2018
Quanto do salário devo investir? Utilize seu salário com mais estratégia
16 de agosto de 2018

A ideia de não ter um chefe e de trabalhar apenas para si mesmo é extremamente encantadora e não é a toa que milhares de negócios surgem todos os anos, a partir das ideias mais inusitadas. Porém, mesmo nesse contexto de ações empreendedoras e inovadoras, muita gente ainda se pergunta: “abrir um negócioou investir o dinheiro? Qual opção é mais lucrativa e inteligente?”.

Hoje, com tantas opções no mercado financeiro e os ótimos resultados que algumas aplicações estão oferecendo, muita gente tem começado a se perguntar se abrir um negócio é realmente a melhor opção.

Em ambos casos, existem desafios e dificuldades, mas existem também boas recompensas caso a pessoa faça as escolhas certas. E se você está nessa situação de indecisão, vamos apresentar a seguir os dois lados da moeda e mostrar os benefícios e dificuldades que você terá ao abrir um negócio ou investir o dinheiro. Assim, você terá mais condições de comparar as duas opções e tomar uma boa decisão.

Vantagens e dificuldades de abrir uma empresa

Quando se fala em abrir uma empresa, a maioria das pessoas logo pensa nas vantagens que isso pode proporcionar: ser seu próprio patrão, fazer as regras, estar no controle de tudo, fazer os próprios horários e muito mais.

Esses são realmente ótimos benefícios e podem ser alcançados quando se tem um negócio próprio. Além do mais, nesses casos, como você é o dono da empresa, se investir na coisa certa, ainda poderá ter um lucro enorme e, melhor ainda, ficar com a maior parte dele.

Porém, o que a maioria das pessoas não pensa na hora de decidir abrir um negócio, é que nada disso vem de forma simples e muito menos rápida. Ter uma empresa, mais do que boa vontade e disposição para empreender, envolve muita estratégia, análise de mercado e conhecimentos de economia. Ao empreender você está correndo riscos e, sem um bom planejamento e estudo, pode acabar falindo em poucos meses e perdendo seu dinheiro.

Para abrir um negócio você precisará de organização e pelo menos um conhecimento mínimo de administração. É preciso controlar as contas, pensar em aprimoramentos do serviço ou produto, lidar com o público e suas expectativas, gerir os empregados e fornecedores e muito mais.

Ou seja, você tem a vantagem de trabalhar por seu próprio sucesso ou por algo em que acredita, mas ainda assim terá que se esforçar muito para que o negócio dê certo e seja bem sucedido.

Vantagens e dificuldades de investir o dinheiro

Quando o assunto é investimento, a primeira coisa que uma pessoa deve entender é que nem toda aplicação é extremamente arriscada e que as ações não são o único tipo de investimento disponível no mercado.

Hoje, mesmo com uma quantia mais baixa de dinheiro, já é possível começar a investir e ainda assim ter excelentes resultados. Além do mais, é possível também escolher aplicações que sejam bastante seguras – tanto quanto a querida poupança – e que não coloquem sua vida financeira em risco. Alguns exemplos são o CDB e os Títulos do Tesouro Direto, que você deveria conhecer já!

Porém, ao mesmo tempo, é preciso compreender também que investimentos não são mágica e que na maioria das vezes, não vão te deixar rico de um dia para o outro. Para que um investimento seja bem sucedido, é preciso conhecer um pouco sobre o mercado financeiro e os tipos de aplicações disponíveis, fazer um plano de investimentos, escolher uma boa instituição para realizar as transações e se necessário, contar com a ajuda de profissionais qualificados.

Investimentos são uma excelente forma de fazer seu dinheiro render, mas isso não significa que você não precisa se preocupar com nada. Afinal, é a sua renda que está em jogo!

Qual é melhor no final das contas? Abrir um negócio ou investir o dinheiro?

Lendo tudo isso, você já deve ter percebido que realmente não existe uma resposta fixa para essa questão, certo? O que vale mesmo é você entender suas ambições, o quanto você está disposto a se esforçar e o que pode te trazer melhores resultados.

Por exemplo, se você não se importa em esperar um pouco pelos resultados e está disposto a trabalhar para manter um negócio, lidando com sazonalidades e burocracias, abrir sua empresa pode ser a melhor opção. Com persistência e determinação os resultados virão!

Já se você precisa de resultados mais rápidos e previsíveis e não quer construir algo tão grande e complexo quanto uma nova empresa, os investimentos – principalmente os de renda fixa – podem ser ideais.

Por isso, antes de tomar sua decisão, pesquise, converse com especialistas e entenda o cenário econômico atual. Assim, você poderá ter resultados muito melhores.

E se você se interessou pelos investimentos e quer saber qual pode ser o ideal para você, fale com a equipe da 3A. Vamos te ajudar a ser bem sucedido nesse universo!