QUAIS SÃO OS CERTIFICADOS DO MERCADO FINANCEIRO?
7 de junho de 2017
Os 4 maiores erros dos jovens na busca pela independência financeira
12 de junho de 2017
QUAIS SÃO OS CERTIFICADOS DO MERCADO FINANCEIRO?
7 de junho de 2017
Os 4 maiores erros dos jovens na busca pela independência financeira
12 de junho de 2017

Se você é um investidor que se enquadra em um perfil que tem um pouco mais de apetite ao risco, o clube de investimento pode ser uma opção bastante interessante e satisfatória, além de oferecer a oportunidade de investir em conjunto com familiares e amigos.

O que é?

O clube de investimento nada mais é do que a união de recursos de um grupo de investidores (pessoa física) com mesmo perfil, sendo formada por no mínimo 3 e no máximo 50 investidores.

As alocações desses recursos são feitas em títulos e valores mobiliários no mercado de capitais, funcionando da mesma forma que um fundo de investimento, porém de forma mais restrita e customizada.

Cada integrante do clube se torna um cotista em no máximo 40% das cotas.

Em um cenário de valorização dos ativos do clube, gera valorização das cotas dos investidores e, consequentemente, gera valor e rentabilidade para o investidor.

O patrimônio do clube está diretamente ligado as oscilações do mercado, com isso o investidor deve se conscientizar que possíveis perdas podem vir a ocorrer. Entretanto se o mesmo não se sentir realizado com os resultados, o clube funciona como condomínio aberto, ou seja, o investidor poderá resgatar as cotas do clube quando bem entender.

Composição da carteira

A carteira do clube de investimento deve respeitar regulações impostas pela CVM e pelas entidades reguladoras de mercados organizados, sendo elas compostas de, no mínimo, 67% dos seguintes ativos: ações, bônus de subscrição, debêntures conversíveis em ações de emissão de companhias abertas, recibos de subscrição, cotas de fundos de índices de ações negociados em mercado organizado e certificados de depósitos de ações.

 O restante da carteira poderá ser investido em ativos como títulos públicos federais e títulos de responsabilidade de instituição financeira, por exemplo.

Administração

A administração do clube pode ser feita tanto pelos cotistas, quanto por um profissional registrado e credenciado a CVM. Afim de escolher quem irá administra-lo, haverá uma votação na assembleia geral do clube, e o resultado é gerado pelo consenso geral dos participantes.

Conclusão

O clube pode ser um ótimo negócio para aqueles investidores que desejam investir em ativos de renda variável mas não possuem tempo para acompanhar a bolsa ou conhecimento sobre o mesmo.

Afim de resolver esse problema, os cotistas do clube delegam a ação de investir em ativos para o administrador e gestor do clube, uma pessoa qualificada para tal função.

Os investidores, além de conseguirem um investimento que atende suas necessidades, também podem ganhar muito conhecimento por meio das assembleias gerais, que permitem interação e discussões sobre todos investimentos, como analises de riscos e retornos e analises sobre diferentes mercados. Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, podem nos perguntar.