Como as eleições 2018 podem afetar seus investimentos?

Quais os principais fatores que interferem no preço da moeda?
5 de dezembro de 2017
O que é Governança Corporativa? Qual a vantagem do Novo Mercado?
13 de dezembro de 2017
Quais os principais fatores que interferem no preço da moeda?
5 de dezembro de 2017
O que é Governança Corporativa? Qual a vantagem do Novo Mercado?
13 de dezembro de 2017

Este é um tema que está sendo bastante abordado dentre o mercado financeiro, e deve ser levado em conta pelos investidores. Em um meio de incertezas com reformas políticas e retomada do crescimento econômico, as eleições 2018 começam a ganhar cada vez mais força sobre as decisões dos investidores, sendo um fator que pode mudar as características do mercado.

Com aproximadamente um ano para o pleito e uma série de fatores imprevisíveis, os investidores precisam analisar os cenários mais prováveis para surfar nas ondas de incertezas com ganhos.

Alguns estudos foram realizados para ajudar nas estratégias de investimentos pré eleições, dentre eles uma pesquisa feita pela XP Investimentos com 168 investidores institucionais mostra que, o candidato mais cotado a vencer as eleições é aquele com perfil reformista.

Cenários para a Bolsa de Valores

A pesquisa em questão, também procurou entender como os investidores enxergavam o comportamento da bolsa de valores caso cada candidato saísse vitorioso da disputa. Para candidatos com perfil reformista, o Ibovespa avançaria. Porém para os candidatos de visão contraria as reformas, o Ibovespa recuaria.

Lula

Se o ex presidente Lula sair vencedor das eleições 2018, os investidores apontam um desfecho negativo para a bolsa, com 96% deles indicando que o Ibovespa recuaria do patamar atual. Chama a atenção o fato que 18% apontam uma queda abaixo de 40 mil pontos, o que representaria cerca de 40% de queda do Ibovespa, algo próximo as 42% de queda na crise de 2008.

Para mais de 80% o Ibovespa recuaria para mais baixo de 55 mil pontos, ou seja, os investidores enxergam ao menos uma queda de 17% no índice. Apenas 4% acreditam numa alta do índice com Lula vencendo.

João Dória

Para mais de 58% dos entrevistados, o Ibovespa avançaria para mais de 80 mil pontos em caso de vitória do prefeito de São Paulo, uma alta de 20% no índice. Apenas 6% acreditam numa queda do índice com João Dória vencendo.

Jair Bolsonaro

Para mais de 59% dos entrevistados o Ibovespa recuaria para menos de 55 mil pontos caso Bolsonaro fosse eleito, ou seja, investidores enxergam ao menos uma queda de 17% do índice. Apenas 12% numa alta do índice.

Conclusão

A partir desta pesquisa, podemos ter uma noção um pouco melhor de como o mercado irá se comportar com a eleição do provável presidente do Brasil.

 Fato é que investimentos com maior exposição na bolsa de valores brasileira, estão diretamente relacionados com este comportamento do mercado e consequentemente a carteira do investidor estará sujeita a maiores variações.

Caso procure se isentar deste cenário atual, na 3A Investimentos contamos com excelentes oportunidades de investimentos sem exposição nacional, ou seja, investimentos internacionais que não sofrem com variações do mercado brasileiro.