Como homens e mulheres investem dinheiro?

Juros: entenda a diferença entre pré-fixados e pós-fixados
17 de fevereiro de 2017
O que fazer com o seu saldo do FGTS?
21 de fevereiro de 2017
Juros: entenda a diferença entre pré-fixados e pós-fixados
17 de fevereiro de 2017
O que fazer com o seu saldo do FGTS?
21 de fevereiro de 2017

Em um contexto de instabilidade política e econômica como o que temos presenciado atualmente no Brasil, cada vez mais as pessoas têm procurado expandir sua renda, criar uma reserva, e encontram nos investimentos financeiros uma excelente forma de fazer isso. E se antes essa questão era tratada apenas pelos homens, o cenário hoje é um pouco diferente e as mulheres estão aumentando sua participação na vida financeira. E você já parou para se perguntar como homens e mulheres investem dinheiro?

Apesar de parecer uma atividade padrão, marcada pelos mesmos critérios e exigências, estudos comprovam que o modo como homens e mulheres investem dinheiro é bastante diferente. E por incrível que pareça, isso pode se refletir inclusive na rentabilidade alcançada a partir de cada aplicação realizada.

Então, tendo isso em vista, é importante compreender como cada grupo investe seu dinheiro de forma geral. Afinal, isso vai fazer com que todos possam compreender seus pontos fortes e fracos e trabalhá-los para investir sempre de forma mais inteligente.

Vamos lá?

Como homens e mulheres investem dinheiro

De acordo com diversos estudos realizados nessa área, homens e mulheres investem de forma bastante diferente. E quando falamos de diferença, não estamos nos referindo apenas ao tipo de investimento escolhido ou algo desse tipo.

Assim como acontece em diversas outras áreas, esses grupos têm um comportamento econômico e financeiro diferente. E isso pode se refletir nos resultados alcançados.

Entenda:

Homens

Os homens têm familiaridade com o mundo dos investimentos há mais tempo e isso representa uma vantagem e uma desvantagem, ao mesmo tempo. Afinal, se por um lado eles têm mais experiência, o que facilita na hora de investir, por outro, eles têm algo que pode arruinar suas atividades: excesso de autoconfiança.

De acordo com pesquisas, por acreditarem demais em si mesmos e desejarem resultados rápidos, os homens tendem a ser menos cautelosos. Eles investem ao mesmo tempo em diversos pontos, mudam de direção muito rápido e isso acaba comprometendo a efetividade das aplicações.

Além do mais, eles se preocupam menos com os riscos e tendem a investir onde o retorno for maior, mesmo que isso signifique colocar seu dinheiro em perigo.

Esse tipo de estratégia pode dar certo, uma vez que o homem consegue vários pontos de retorno e aprende qual investimento é mais rentável. Porém, também pode dar errado, já que a falta de paciência pode não dar tempo para que venham os resultados e sempre há o risco de que eles percam o investimento.

Dicas para homens que querem investir

Tendo em vista esse comportamento geral, na hora de investir o homem deve seguir algumas dicas.

Uma delas é: aprenda mais sempre. Com o excesso de confiança, os homens podem achar que não têm mais nada a aprender sobre investimentos e economia, e isso pode ser fatal. Leia, estude, converse com outras pessoas e busque ajuda profissional sempre que necessário.

E outro ponto é: seja cuidadoso e paciente. A maioria das pessoas não pode ficar se dando ao luxo de perder dinheiro. Toda quantia investida, por menor que seja, deve ser investida com cuidado, para evitar grandes perdas desnecessárias. Estude antes sobre o investimento que deseja fazer, aplique uma quantia segura e espere para avaliar os resultados.

Mulheres

Basicamente, de forma geral, as mulheres investem de forma contrária aos homens. Como a grande maioria só foi ter contato com o mundo dos investimentos e da economia muito recentemente, elas são mais cautelosas na hora de aplicar seu dinheiro e fazem isso de forma bastante cuidadosa e calculada.

Segundo pesquisas, as mulheres também têm mais disciplina financeira do que os homens e são mais organizadas em relação a seus investimentos.

Outro ponto importante é que, em geral, as mulheres são mais pacientes em relação aos investimentos e mudam menos de direção do que os homens. Isso, aliado a outros fatores, dá a elas mais ou menos 1% a mais de rentabilidade ao ano.

Quanto ao risco, mulheres também são mais cautelosas e têm mais cuidado quando se trata de investimentos de risco. Talvez por não terem tanto a autoconfiança masculina, elas pesquisam mais, têm mais cuidado com seu dinheiro e até evitam esse tipo de aplicação.  

Dicas para mulheres que querem investir

Se você é uma mulher e está querendo começar a investir, não se preocupe com essa diferença no modo como homens e mulheres investem dinheiro. Seguindo algumas dicas, você vai ser bem sucedida.

Algo muito importante tanto para homens quanto para mulheres é, como citamos, estudar bastante e conhecer sobre economia e investimentos. Assim, as mulheres também vão desenvolver a questão da autoconfiança e podem fazer investimentos mais ousados e rentáveis.

Além do mais, também é importante – não só para as mulheres – ter objetivos claros e investir com um propósito. Isso vai ajudar a planejar melhor as aplicações de acordo com o retorno esperado em determinado período e investir de forma cada vez mais eficiente.

E quem investe melhor?

No fim das contas, apesar das diferenças existentes na maneira como homens e mulheres investem dinheiro, não existe um jeito melhor ou pior, propriamente dito. Tanto investidores quanto investidoras têm pontos fortes e fracos que devem ser trabalhados. As mulheres precisam de mais confiança, e os homens precisam de mais cautela e paciência.

E por mais que essa diferença na hora de investir às vezes seja abordada como uma questão definida pelo fato de alguém ser homem ou mulher, devemos entendê-la como uma diferença comportamental, que vai muito além do gênero e pode variar de pessoa para pessoa. Afinal, existem mulheres extremamente confiantes financeiramente e que investem sem pensar nos riscos. E da mesma forma, existem homens cautelosos e pacientes, que calculam suas ações e fazem investimentos mais seguros.  

O que importa mesmo na hora de vestir, para além dessa questão de gênero, é sempre estudar bastante, conhecer sobre cada tipo de investimento e seus riscos, e ter paciência e estratégia para lidar com os resultados. Existe um investimento mais adequado a cada tipo de pessoa e necessidade e cabe ao investidor descobrir qual é ele.

Contar com especialistas à seu lado pode ajudar muito nesse ponto. Se quiser conversar sobre o assunto, fale com a gente! Estaremos prontos para entender sua situação e traçar o melhor plano de investimentos para você