Como investir em ativos internacionais?

Ações? Saiba como investir através de profissionais!
16 de dezembro de 2016
Previdência privada ou seguro de vida?
21 de dezembro de 2016
Ações? Saiba como investir através de profissionais!
16 de dezembro de 2016
Previdência privada ou seguro de vida?
21 de dezembro de 2016

O sonho de investir em um mercado mais consolidado, sem muitas oscilações e riscos como o do Brasil se torna cada dia mais comum, tendo em vista a instabilidade política vigente no país.

O pensamento de que apenas dinheiro ilícito é enviado para outros países, os paraísos fiscais, infelizmente reina em nossa sociedade e não passa de um grande mito.

Há sim pessoas que sonegam, recebem propinas e enviam esse dinheiro para os paraísos fiscais com a finalidade de dificultar o aparecimento dos mesmos. Porém, a partir do momento que o seu dinheiro está legalizado no Brasil, é possível envia-lo para outros países, possibilitando o investimento no exterior.

Também há recursos para aqueles que desejam investir no mercado estrangeiro sem retirar o dinheiro do Brasil, podendo ser feito via fundos internacionais. Você investe em grandes instituições internacionais como a JPMorgan nos EUA ou até mesmo na alemã Deutsche, sem sair da sua casa.

Quais os benefícios?

Para aqueles que desejam investir em renda variável nos EUA, é possível investir em 5 bolsas diferentes, que totalizam mais de 10.000 opções de empresas disponíveis. Em contrapartida, no Brasil, temos apenas 489 instituições listadas da BM&F Bovespa, a Bolsa de São Paulo.

Também torna-se uma diversificação a mais em seus investimentos, fazendo com que haja um equilíbrio caso um país entre em crise ou apresente quedas nas suas bolsas de valores. Se o Brasil está em crise e você investe em ações estrangeiras, há uma boa chance dessas ações se manterem, amenizando as perdas da sua carteira.

 

Quais os produtos disponíveis?

Assim como no mercado brasileiro, o mercado americano apresenta uma variedade imensa de ativos disponíveis. Os mais famosos pelos estrangeiros são: o fundo imobiliário (REIT’s), ações , ETF’s e Bonds.

Os fundos imobiliários americanos (real state investment trust) são bem parecidos com os brasileiros, onde o gestor investe a maioria do patrimônio do fundo em imóveis ou títulos relacionados a imóveis, distribuem uma grande parte dos lucros para os acionistas e são negociados em bolsa.

Existem 3 principais tipos de REIT’s, os que investem na compra de imóveis e ganham com os alugueis; os que investem em hipoteca e o retorno é proveniente das taxas de juros sobre os empréstimos hipotecários, e por fim, a mistura dos dois, que chamamos de REIT’s híbridos.

As ações representam a menor parcela de uma empresa, onde são negociadas em bolsa de valores. Nos Estados Unidos, é possível investir em 5 bolsas diferentes, sendo elas bolsas que negociam as grandes empresas americanas como o Google, Apple, Disney entre outros.

Os ETF’s (exchanged traded funds) são cotas negocias de bolsa e, através delas é possível investir em dezenas de empresas ao mesmo tempo. Existem ETF’s separadas por setor, índice e commodites. Uma cota representa uma cesta repleta de ações de diferentes instituições, diversificando o seu risco.

Existem, por exemplo, ETF’s de tecnologia as quais contem ações de fabricantes de celulares, desenvolvedores de softwares e provedores de redes em todo o mundo; fazendo com que os investidores consigam aproveitar o crescimento no mercado de smartphone.

Já o Bond se parece com as dívidas emitidas pelo nosso governo ou por uma instituição privada (debentures). As taxas pagas no exterior por esses produtos financeiros são bem inferiores aos pagos no Brasil, porém como a inflação américana é mais baixa que a brasileira, o rendimento liquido fica bem parecido. A segurança do investimento é o fator determinante para o investidor optar por investir fora do Brasil.

Porém, para poder usufruir destes produtos mencionados é necessário investir nos Estados Unidos, ou seja, você precisa ter conta em banco americano, investir em uma corretora nativa ou procurar uma Trust.

As Trust’s são instituições localizadas em paraísos fiscais; elas ajudam o investidor a criar uma OffShore, ou seja, uma personalidade jurídica fora do Brasil. A partir do offshrore criado, é possível enviar o dinheiro do investidor do Brasil para a sua conta no exterior, e então o investimento estrangeiro se torna possível. As Trust’s são instituições especializadas neste assunto, logo proporcionam aos seus clientes investimentos do mundo todo, e não apenas do país que estão localizadas. Vale lembrar, mais uma vez, que esse processo é totalmente legalizado.

A tributação e os impostos cobrados por cada pais, você vê abaixo:

Fator Gerador IR País onde o IR é será pago Pessoa Física Pessoa jurídica| Off Shore
Ganho de Capital Brasil Pega de 15% a 0% de IR. Não há compensação sobre perdas. Só paga imposto quando trouxer o dinheiro de volta ao Brasil
Juros recebidos Brasil Paga IR de acordo com a tabela progressiva do IR: alíquota de 0 a 27%. Só paga imposto quando trouxer o dinheiro de volta ao Brasil
Dividendos dos fundos Brasil Paga IR de acordo com a tabela progressiva do IR: alíquota de 0 a 27%. 30% retidos na fonte nos EUA.
Dividendos de ações ou ETF’s EUA 30% retidos na fonte dos EUA. Não paga nada no Brasil porque seria bitributação. Não há pagamento de imposto nos EUA se a empresa for sediada em outro país.
Transmissão de Herança EUA A alíquota mínima do imposto é de 40% em nível federal e ainda há uma cobrança estadual. Não incide em fundos offshore e Bonds. Não há pagemento de impostos nos EUA se a empresa for sediada em outro país.
Distribuição de lucros Brasil                       – Paga IR de acordo com a tabela progressiva do IR: alíquota de 0 a 27%.

 

Para aqueles que não possuem muito dinheiro para investir mas querer ter algum investimento fora, sem muitos custos, a melhor solução são os fundos de investimentos internacionais. Nestes é possível investir em mercados estrangeiros sem precisar criar um offshore ou procurar uma corretora no exterior. Para investir nesses fundos é muito fácil, basta ter uma conta em uma corretora e um assessor para te auxiliar.

Há corretoras brasileiras que possuem sedes nos Estados Unidos ou outros países desenvolvidos que possibilitam o investimento do brasileiro no exterior.  Essas instituições trabalham apenas para os brasileiros que já são clientes da corretora aqui no Brasil. Infelizmente, essa oportunidade de investimento é cabível apenas para aqueles proprietários de grandes fortunas, que buscam mais segurança e diversificação da sua carteira fora do país.

Para aqueles que realmente desejam diversificar seus investimentos, sugiro que apliquem seus investimentos em produtos mundiais. Você não estará diversificando se investir em ações de empresas brasileiras, como Vale e Petrobrás, nos Estados Unidos.

Indiferente da quantia financeira que o investidor está proposta a colocar no mercado americano, há formas legais para que isso aconteça. Uma das maiores vantagens em manter o seu dinheiro fora do Brasil é diversificar o risco da sua carteira, ou seja, se o mercado brasileiro está em crise, pode ser que o seu investimento estrangeiro não seja afetado, mantendo a segurança do seu patrimônio.