Passo a Passo para se tornar um investidor

Orçamento doméstico: benefícios e passo a passo para criar o seu
10 de abril de 2017
05 livros de finanças para saber lidar melhor com seu dinheiro
13 de abril de 2017
Orçamento doméstico: benefícios e passo a passo para criar o seu
10 de abril de 2017
05 livros de finanças para saber lidar melhor com seu dinheiro
13 de abril de 2017

Primeiramente, por que nos tornar um investidor?  Consigo pensar em um motivo bem convincente para a maioria das pessoas…ganhar dinheiro! Temos algumas maneiras de ficar rico, como nascer rico, casar com alguém rico, ter um talento especial, ganhar na mega-sena, economizar dinheiro todos os meses e investir corretamente.

Se você for um dos casos acima provavelmente o seu objetivo é aumentar seu patrimônio. E um modo de fazer isto é investindo no mercado financeiro. Mas como começar, e fazer correto?

Primeiro passo

Você conhece a XP investimentos? Caso não, procure saber mais sobre a empresa.

Mas vou dar um breve briefing: é uma corretora de valores brasileira, considerada a maior corretora independente do Brasil. Em janeiro e fevereiro de 2010, foi a corretora que mais negociou ações no sistema da BM&FBovespa!

 Eles trabalham com assessoria especializada em investimentos e trabalham também com agentes autônomos (empresas filiadas a XP, que fornecem assessoria através da plataforma aberta da XP), que possuem registro na CVM  e fornecem uma assessoria tanto em investimentos mais conservadores, como LCI, LCA e Tesouro direto quanto aplicações mais arrojadas, como ações.

Minha dica para o primeiro passo, seria investir pela XP. Assim vocês terão uma assessoria de qualidade na hora de investir, sempre tendo a opinião de quem entende do assunto para te auxiliar.

Para fazer isto, vocês devem fazer um cadastro (não é pago, não tem compromisso, e não tem pacto!). É possível fazer pelo site, ou por este link.

 Se você ainda está com dúvidas quanto a XP Investimentos, recomendo darem uma olhada mais ampla sobre a empresa, e você consegue fazer isso clicando aqui.

Segundo passo

Aprenda o básico sobre investimento, não vá totalmente cru para este amplo mercado. Leia blogs, reportagens e procure saber mais sobre os produtos e alguns nomes utilizados pelos investidores.

Assim, a chance de você cair em algum papo furado vai minimizar. Você vai ser classificado como alguém que conhece um pouco sobre o mercado, mesmo conhecendo o básico. E você terá mais segurança, quando for alocar seus recursos.

Terceiro passo;

Se você tiver feito seu cadastro com o número de um assessor, o mesmo deverá entrar em contato com você assim que seu cadastro for validado pela XP. Porém se durante o seu cadastro você ainda não tiver um assessor, a iniciativa de entrar em contato com um deverá partir de você. Através do 0800 da XP você consegue ser redirecionado para um escritório que irá te ajudar nos seus investimentos, porém esse escritório é escolhido aleatoriamente.

Sugiro que você procure os escritórios afiliados da XP clicando aqui, e então você pode procurar informações sobre os escritórios e escolher o que você gostar mais.

Assim que seu cadastro estiver pronto, você já estará apto para começar a investir e aproveitar as inúmeras oportunidades do mercado!

Quarto passo

Tenha uma conversa com seu assessor e avalie o que seria melhor para o seu caso. Uma dica é nunca deixar todos os ovos na mesma cesta, sempre diversifique seus investimentos. Fique conectado com seu assessor e seus retornos financeiros, assim você pode avaliar seu próximo passo e criar estratégias para ter um retorno cada vez mais satisfatório.

Caso tenha alguma dúvida, pode deixar seu comentário!