Dividendos: outra forma de lucrar com as ações.

Qual a segurança dos fundos de investimento?
13 de dezembro de 2016
Torne-se um investidor inteligente em 5 passos!
15 de dezembro de 2016
Qual a segurança dos fundos de investimento?
13 de dezembro de 2016
Torne-se um investidor inteligente em 5 passos!
15 de dezembro de 2016

Os investidores que optam por comprar ações tem duas formas de ganhar com o investimento: dividendos ou pelo ganho de capital (quando a ação valoriza). A primeira forma de lucrar com ações é um pouco desconhecida, e o post de hoje será direcionado a ela.

Dividendos nada mais é que um jeito da empresa distribuir seus lucros ao longo do tempo. Em alguns casos, como quando a empresa está adquirindo outra empresa ou está investindo seus recursos em algo, não sobra muito lucro para ser distribuído; portanto não sobra dinheiro para pagar dividendos aos acionistas por um tempo.

É obrigatório distribuir no mínimo 25% dos lucros totais da instituição, porem, caso a empresa esteja investindo o lucro dela, os dividendos podem enfrentar um período de carência até que os lucros voltem a ser distribuídos.

Há 3 formas do lucro ser repassado para os acionistas. O mais comum é a distribuição financeira e direta, porém algumas instituições optam por distribuir mais ações, e outras preferem entregar a posse de alguma propriedade ao seu investidor. Vale lembrar que em todos os casos o pagamento condiz com as quantidade de ações que a pessoa possui.

O mercado de ações apresenta dois tipos de investidores com diferentes objetivos: há aqueles que objetivam a valorização do papel. Querem que a empresa a qual eles estão investindo usem o lucro para investimentos internos, visando o crescimento da instituição; logo não desejam grandes dividendos.

Por outro lado, há investidores que desejam receber bons dividendos, geralmente são pessoas que precisam de renda adicional sem precisar vender suas ações. Empresas boas pagadoras de dividendos são vista com bons olhos por eles.

Empresas consolidadas e boas pagantes de dividendos atraem os investidores do tipo 2, logo elas tentam manter o pagamento dos seus dividendos mesmo em tempos de crises e de grandes oscilações no mercado.

É possível ter uma ideia de como a empresa está apenas analisando o valor pago de seus dividendos?

Geralmente, empresas que apresentam um dividendo elevado estão em duas situações:

  1.  São consideradas “vacas leiteiras”. Empresas consolidadas no mercado e que não pretendem mais fazer grandes investimentos na instituição; logo o lucro é revertido para os acionistas em forma de altos dividendos.
  2.  Há empresas que estão passando por momentos difíceis e precisam atrair mais investidores. Para isso, elas aumentam o pagamento de dividendos por um determinado prazo para atraí-los. Portanto, fiquem atentos pois, geralmente, depois de um tempo, esse valor diminui muito; tendo em vista que a empresa não consegue manter os pagamentos elevados.

Já as empresas que pagam um dividendo baixo, podem estar passando por um momento de investimentos intensos, onde uma grande quantia do lucro será investido em aquisições, infraestrutura etc.

Outro caso seria se a instituição estivesse em uma crise interna e o lucro não fosse suficiente para ser repassado aos seus acionistas.

Para a instituição conhecida como boa pagante de dividendos, não é nada positivo ficar muito tempo sem fazer o pagamento dos mesmos ou mantê-los baixo, pois, como já dito, dividendos altos atraem investidores e os fideliza. Tudo que uma instituição almeja são clientes fidelizados e satisfeitos, que acreditam na instituição e irão deixar seu dinheiro lá por um bom tempo.

Dividend Yield:

O pagamento dos dividendos estão, geralmente, relacionados a quantidade de ações que o investidor possui. Para facilitar, temos o dividend Yield, onde é possível calcular qual a porcentagem está sendo distribuída.

Basicamente, é possível analisar a relação entre o valor da ação e o dividendo pago anualmente, conseguindo perceber qual é o percentual, em dinheiro, que o investidor obteve a partir do pagamento de dividendos.

Exemplo: Temos a empresa 123 que está no mercado de ações como valor de R$100,00 e seu dividendo anual é de R$10,00. Afim de descobrir qual é o dividend Yield, dividimos os 10 por 100 e multiplicamos por 100, obtemos o total de 10%. Como já dito antes, se essa porcentagem for alta, a empresa provavelmente não apresenta crescimentos, e se for baixa, a chance da empresa está usando o lucro para investir é alta.

Fique atento quando o dividend Yield começar a aumentar e outros indicadores continuarem no mesmo patamar ou menor; isso pode indicar uma má gestão de caixa da instituição.

Quais são os melhores setores para investir?

Investidores que desejam obter bons dividendos podem optar por instituições que, mesmo com uma crise macroeconômica mantém seu crescimento, como os banco. Desde 2009, quando a crise no nosso país começou, os bancos têm batido recordes anuais de crescimento e receita, proporcionando aos seus clientes bons dividendos mesmo em tempos de crise no país.

Outro setor muito procurado pelos investidores é o setor telefônico, como a VIVO. Mesmo em crise as pessoas continuam precisando fazer ligações e acessar a internet pelo smartphone ou pelo computador. Esse setor apresentou altos dividendos mesmo na crise presenciada no país, como os bancos, já que os fatores macroeconômicos influenciam muito pouco o usos dos serviços oferecidos por esse setor.

Para ingressar nesses setores, há dois fatores de resistência para novos entrantes que: o alto custo do empreendimento e também a permissão do governo; fazendo com que a entrada de concorrentes seja dificultada. Logo, é comum encontrar empresas consolidadas no mercado bancário e telefônico.

O pagamento de dividendos torna o investimento em ações mais rentável, tendo em vista que inúmeros investidores acreditam que a única forma de ganha com o investimento é comprando um ação por um baixo preço e vendendo-as por um valor elevado.

Para a pessoa ganhar dinheiro no mercado de renda variável, ela tem que estar sempre acompanhando o mercado, mesmo que hoje suas ações sejam valiosas e apresentam bons dividendos; pois o mercado muda o tempo todo. Investidores que “casam” com suas ações podem acabar realizado perdas por não se atentarem a essa fato.

A oscilação do mercado de renda variável é muito alta, e nem sempre é possível acompanhar todas as medidas que interferem na macroeconomia do país e do exterior; portanto procure um assessor para te ajudar nos seu investimentos. Eles entendem bastante do mercado e acompanham sempre o que está acontecendo no Brasil e ao redor do mundo.