Entenda tudo sobre investimentos de longo prazo

Bitcoin! Tudo o que você precisa saber
25 de agosto de 2017
Como se preparar financeiramente para ter o primeiro filho?
6 de setembro de 2017
Bitcoin! Tudo o que você precisa saber
25 de agosto de 2017
Como se preparar financeiramente para ter o primeiro filho?
6 de setembro de 2017

Quando se trata de investimentos, existem diversos tipos que uma pessoa pode realizar. A opção mais adequada vai ser definida a partir de suas necessidades, da sua realidade, e também pelo que ela espera em termos de retorno. E esses investimentos podem ser mais ou menos vantajosos de acordo a quantidade de tempo que a pessoa planeja deixar o dinheiro investido – ou seja, se ela vai fazer investimentos de longo prazo, de médio prazo ou de curto prazo.

O ideal é que o investidor sempre tenha noção de sua situação atual e já saiba mais ou menos por quanto tempo vai poder deixar o dinheiro investido. Se no final das contas ele perceber que tem condições de investir uma quantia da qual não precisará em um futuro próximo, ele pode optar por investimentos de longo prazo.

E se essa é a sua situação e você quer saber mais sobre bons investimentos de longo prazo e as suas vantagens, continue lendo nosso artigo. Vamos te contar tudo sobre a modalidade.

Como definir um investimento de longo prazo?

Antes de começar a falar dos tipos de investimento, vamos definir o que realmente pode ser considerado um investimento de longo prazo.

Todo tipo de investimento tem um prazo antes do qual ele não pode ser resgatado sem que haja perdas financeiras. Esse é o chamado vencimento. Então, o que diferencia um investimento de longo prazo de um de médio ou curto prazo, é justamente esse prazo e o tempo que você pretende deixar o dinheiro investido.

De forma simples, investimentos de curto prazo são aqueles que podem ser resgatado em dois anos ou, normalmente, em menos tempo que isso. Investimentos de médio prazo são os que podem ser resgatados em um período de dois a cinco anos. Já os de longo prazo, são aqueles em que você pretende deixar o dinheiro investido por cinco anos ou mais, não resgatando o dinheiro antes disso.

Muito tempo, não é? E para que seja interessante manter seu dinheiro investido durante todos esses anos, claro que os investimentos de longo prazo possuem vantagens.

Quais as vantagens desses investimentos?

Primeiro, quando alguém investe pensando em longo prazo, o planejamento financeiro (teoricamente) é muito maior. Isso permite que a pessoa diversifique mais a sua carteira de investimentos e consiga bons rendimentos com baixo risco.

Além do mais, com boa parte dos investimentos não isentos de imposto de renda, quanto mais tempo o dinheiro passa aplicado, menor é a dedução na hora do pagamento.

E vale lembrar ainda que em muitas aplicações, quanto mais longe a data de vencimento, maiores as chances de você conseguir melhores taxas de rendimento.

Boas opções de investimentos de longo prazo

Agora que você já sabe o que são os investimentos de longo prazo e quais são suas vantagens, é hora de conhecer boas opções para aplicar seu dinheiro.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma excelente opção para quem quer investir com prazos maiores. Esse investimento funciona como se você fizesse um empréstimo à uma instituição bancária e, em troca, recebesse juros sobre esse dinheiro.

Os CDBs são títulos bastante rentáveis se comparados a investimentos tradicionais como a poupança, e podem ser prefixados – com as taxas acordadas no momento da aquisição – ou pós-fixados – variando o rendimento de acordo com a situação do mercado. Normalmente esse investimento é atrelado à CDI.

Os Certificados de Depósito são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), em quantias de até 250 mil reais, e por isso são bastante indicados para quem não quer se arriscar.

LCI e LCA

As LCIs e LCAs são Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio – respectivamente. Todo o dinheiro investido nelas é utilizado para incentivar as atividades imobiliárias e do agronegócio, e por isso, elas são isentas de imposto de renda.

O rendimento desses títulos é normalmente atrelado ao CDI e é possível ter um excelente retorno. Assim como o CDB, as letras de crédito podem render de forma prefixada ou pós-fixada. Elas também são protegidas pelo FGC, porém normalmente exigem um investimento inicial mais alto – de em média 10 mil reais.

Você pode ler mais sobre esse tipo de investimento nesse artigo aqui.

Tesouro Direto

Os títulos do governo, adquiridos pela plataforma do Tesouro Direto, já são alguns dos tipos de investimento mais populares do Brasil. Eles tem crescido bastante em rendimento nos últimos anos e também são um excelente investimento para quem procura por boas aplicações de longo prazo.

No Tesouro Direto o investidor pode escolher entre vários tipos de título, de acordo com o que mais se adaptar às suas necessidades, e os riscos são considerados muito baixos. Aqui o rendimento também pode ser negociado previamente, ou de acordo com o período que o dinheiro passou investido.

Pronto para começar?

Agora que você já sabe mais sobre investimentos de longo prazo e conhece alguns tipos de aplicações que podem ser vantajosas nesse cenário, pense em começar a colocar seu dinheiro para render! Isso pode te garantir um futuro muito mais tranquilo.

E se você ainda se sente inseguro, não exite em contatar uma consultoria de investimentos para tirar suas dúvidas. Aqui mesmo na 3A, nós podemos te ajudar!