Os 4 maiores erros dos jovens na busca pela independência financeira

Clube de Investimento, como funciona?
8 de junho de 2017
Vale a pena investir em uma franquia? 5 motivos para optar o mercado financeiro.
14 de junho de 2017
Clube de Investimento, como funciona?
8 de junho de 2017
Vale a pena investir em uma franquia? 5 motivos para optar o mercado financeiro.
14 de junho de 2017

Quando a maioria dos jovens atinge uma certa idade, começa a busca pela independência financeira. Não depender mais dos pais, ter a própria casa e os próprios bens, em certo momento torna-se uma necessidade e as pessoas passam a tratar o próprio dinheiro de forma mais consciente e cuidadosa. Afinal, nesse momento também surgem os primeiros estágios e empregos e então, de forma mais intensa do que nunca, o dinheiro que se ganha é valorizado e precisa ser bem aplicado.

Porém, nessa busca pela independência financeira, muitas pessoas acabam “tropeçando” e isso pode atrasar a tão sonhada liberdade econômica. E você sabe quais são os maiores erros que os jovens cometem nessa busca pela independência financeira e como eles podem ser evitados? Quer conferir como você pode ter uma relação mais saudável com seu dinheiro? Continue lendo este artigo:

Os 4 maiores erros dos jovens na busca pela independência financeira

 

Não ter noção do quanto ganha e do quanto gasta

O primeiro – e também mais comum – entre os erros que os jovens cometem é o descontrole e a falta de planejamento financeiro. Na maioria das vezes, quando começa a ganhar dinheiro, o jovem não sabe muito bem o que fazer com a quantia e então opta pelo óbvio: gastar. O problema é que, geralmente, começa a haver um descontrole e, quando se percebe, os gastos já estão muito além dos ganhos mensais.

Por isso, é extremamente importante que os jovens controlem seus gastos desde o primeiro salário. Eles devem saber exatamente quanto ganham e quanto estão gastando, e nessa conta devem entrar todas as despesas: transporte, alimentação, baladas e, principalmente, o cartão de crédito. Ele é o maior vilão da independência financeira e pode atrasar – e muito – os planos dos jovens nesse sentido!

Nesse ponto, ter um orçamento pessoal pode ajudar bastante !

Comprar um carro

Poder comprar o seu próprio carro é o sonho de muitos jovens. Porém, a maioria dos especialistas em economia alerta que isso é um grande erro – e acredite, eles têm razão. Em um contexto em que temos tantas opções de transporte (ônibus, táxi, Uber, Cabify e etc.), não há porque gastar tanto dinheiro em algo que, de certa forma, só vai te fazer gastar cada vez mais.

Quando compra um carro, o jovem, além do valor do próprio veículo, precisa arcar com seguro, impostos, gasolina, manutenção e também eventuais multas e outros probleminhas. Portanto, ao comprar um carro, as pessoas estão apenas perdendo seu dinheiro. Afinal, carro não valoriza com o tempo e, a não ser que você faça dele uma fonte de renda, ele também não te traz benefícios financeiros.

Portanto, antes de tomar a decisão de comprar um carro, pense se você realmente precisa dele e considere investir em outras opções, como as que citamos acima ou até mesmo um aluguel, mas se quiser, avalie e compre um que atenda suas necessidades.     

Ser imediatista

Outro ponto a que os jovens em busca da independência financeira devem se atentar é o imediatismo. Por viverem em um ritmo diferente e muito mais frenético em busca de realização pessoal, muitas pessoas não têm paciência para aguardar as coisas acontecerem e acabam tomando decisões precipitadas – que colocarão toda a sua vida financeira em risco.

Isso é o que acontece bastante quando o jovem decide que vai comprar um bem com um valor mais elevado, como uma televisão, por exemplo. Em vez de se planejar para economizar e comprar a TV nos próximos meses, à vista, querendo a satisfação imediata de seu desejo, o jovem aceita o endividamento e divide o produto em inúmeras parcelas, ainda que elas tenham juros e não valham a pena.

Esse imediatismo pode impactar muito nas finanças de uma pessoa e impedir que ela atinja a tão sonhada independência em um período de tempo mais curto. Portanto, tente controlar a ansiedade e não ceder ao consumo para satisfazer vontades imediatas!

Não se preocupar em fazer dívidas

Bastante relacionado ao tópico acima, outro ponto bastante crítico para quem está buscando a independência financeira é o não se importar em fazer dívidas. Muitos jovens com um cartão de crédito na mão acabam fazendo dívidas infinitas e isso é preocupante.

Afinal, mesmo se houver dinheiro para pagar tudo no próximo mês, nunca é possível garantir que haverá para os próximos (principalmente frente à crise econômica que vivemos no país) e as pessoas podem acabar entrando em situações financeiras bastante complicadas.

Por isso, antes de comprometer uma grande parte do seu salário com dívidas ou fazer parcelas que durarão anos, é importante pensar em sua situação financeira atual, na estabilidade que você tem e considerar se essa é mesmo a melhor opção para seu futuro.

É importante poupar e investir

Agora que você já sabe quais os erros mais cometidos pelos jovens em busca da independência financeira, pode começar a controlar suas próprias finanças e garantir uma vida econômica mais saudável.

Poupar é um dos passos mais importantes nesse processo e para que o esforço realmente valha a pena, é preciso também investir. Afinal, dinheiro debaixo do colchão só serve para que ele desvalorize!

Portanto, mesmo que você não consiga juntar um valor alto, escolha uma boa opção de investimento e aplique seu dinheiro. Isso vai te garantir um bom rendimento mensal e encurtar seu caminho rumo à tão sonhada independência financeira.