3A Investimentos na Expert XP 2019

Entenda tudo sobre o Tesouro Selic
26 de fevereiro de 2019
Como investir no exterior? Tire todas as suas dúvidas
29 de agosto de 2019
Entenda tudo sobre o Tesouro Selic
26 de fevereiro de 2019
Como investir no exterior? Tire todas as suas dúvidas
29 de agosto de 2019

Mais uma vez a equipe da 3A Investimentos marcou presença no maior evento de investimentos do mundo, a Expert XP 2019 O evento aconteceu entre os dias 04 e 06 de julho e contou novamente com alguns dos principais nomes do mercado financeiro do Brasil e do mundo.

Desde a primeira edição da Expert, em 2011, houve um crescimento exponencial do número de participantes e convidados. No princípio, um evento exclusivo para assessores que contou com aproximadamente 500 pessoas. De lá pra cá, o evento cresceu a ponto de receber um público de 20 a 30 mil pessoas entre profissionais do mercado financeiro e investidores. O TransAmérica Expo Center, espaço de 100 mil m² na cidade de São Paulo, foi escolhido como sede do evento.

A organização do evento em 2019 foi excepcional, tendo em vista a grande quantidade de pessoas presentes e o intenso volume de palestras e atrações nos estandes da feira, que ocorriam a todo instante. Para que todas as programações pudessem ocorrer simultaneamente, as palestras se dividiram basicamente em três grandes centros: Expert Session, Learning Session e Pop-up Session.

As Expert Sessions foram as palestras principais que, naturalmente, atraíam o maior público. Os palestrantes ocupavam o palco principal montado no local, onde grandes nomes abordaram temas diversos, principalmente relacionados ao mercado financeiro, economia, empreendedorismo e política. Dentre as principais personalidades que palestraram nas Expert Sessions, presenças ilustres como o ministro da economia Paulo Guedes (no dia 04, exclusivo para assessores), o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, além de nomes como Ben Bernanke (presidente do FED entre 2006 e 2014), o nadador Michael Phelps, o empresário Jorge Paulo Lemann e os economistas Ricardo Amorim e Zeina Latif estiveram presentes.

Nas Learning Sessions, que também aconteciam no palco principal montado no local, diversos palestrantes discursavam simultaneamente e o público pôde escolher qual deles assistir, tendo em vista que o áudio era transmitido através de fones de ouvido. Nestas sessões, palestrantes como o economista Alexandre Schwartsman, o trader Alexander Elder, o Youtuber Thiago Nigro e gestores como Luis Stuhlberger (Verde), Rogério Xavier (SPX), Márcio Appel (Adam), André Jakurski (JGP), Alexandre Silvério (Az Quest), entre muitos outros grandes nomes do mercado estiveram presentes.

Por sua vez, as Pop-ups Sessions eram apresentações mais curtas, de cerca de 30 minutos, com temas mais específicos que aconteciam em espaços determinados da feira, para um público menor. Porém, temas interessantes como “Estratégias com Opções”, “mercado de fundos imobiliário”, “crédito estruturado”, “Fundos de investimentos no Exterior”, “Ferramentas de gestão patrimonial” foram abordados.

Em grande parte das palestras, era quase certo que o tema “Reforma da Previdência” estivesse em pauta em algum momento. Durante sua palestra,a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, afirmou que a reforma busca “estabilizar o crescimento das despesas como proporção do PIB”. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também foi outra personalidade a tratar do assunto e ressaltou seus esforços para que a medida seja aprovada visando preservar o orçamento público. Esses entre outros trataram o assunto e esclareceram diversos pontos relacionados.

Já o ministro Paulo Guedes, discorreu a respeito do tamanho do poder do Estado brasileiro que, segundo ele, é grande demais e vem crescendo ano após ano. Para o ministro, o pacto federativo l dá pouca autonomia aos estados e municípios. Enquanto discorria por quase uma hora e meia, o economista era constantemente aplaudido e ovacionado pelo público que demonstrou grande afinidade com os ideais do principal responsável por conduzir os passos da economia brasileira. Esse fato demonstra o quanto o mercado está otimista às reformas propostas ao país defendidas por integrantes do novo governo.

Além destes palestrantes, outras personalidades estiveram presentes e enriqueceram muito o conteúdo ministrado na Expert 2019. Ter a oportunidade de participar de um evento com toda essa estrutura é uma experiência que certamente acrescenta muito a cada investidor, profissional ou demais interessados em temas relacionados ao mercado. O que se viu foram diversas trocas de experiências entre palestrantes, gestores, assessores, analistas e investidores que, com toda a bagagem que carregam, tem muito a ensinar sobre o funcionamento do mercado de capitais do Brasil e do mundo. Assim, há de se destacar que a Expert XP 2019 proporcionou 3 dias muito proveitosos a cada indivíduo que, de alguma forma, integram o mercado de capitais.