Dividendos: outra forma de lucrar com as ações.
14 de dezembro de 2016
Dividendos: outra forma de lucrar com as ações.
14 de dezembro de 2016

Muitas pessoas têm preconceito na hora de escolher um fundo de investimento para investir. O pensamento que o dinheiro terá mais segurança em fundos de bancos maiores é comum, porém errada.

Essas pessoas ficam receosas quando pensam em investir em fundos de investimentos que não sejam do seu banco, com medo da instituição administradora falir e o dinheiro do fundo sumir, ou até mesmo de investirem em um esquema fraudulento que só está captando dinheiro através do fundo para depois desaparecer com os recursos poupados por anos.

É de extrema importância saber a seguinte definição: fundos de investimentos são uma forma de aplicação financeira coletiva, formada por várias pessoas com o mesmo objetivo: obter uma remuneração satisfatória a um risco aceitável.

Existem dois órgãos responsáveis pelos regulamentação dos fundos de investimentos no Brasil: A CVM, que é uma entidade autárquica, tem como objetivo a regulamentação do mercado financeiro. E temos também a ANBIMA, entidade responsável pelos comitês de representação e o autorregulação dos fundos.

Dentre várias exigências desses órgãos, temos alguns papéis obrigatórios para que o sistema de fundos de investimentos funcione bem, são eles:

  • Administrador: para exercer essa função é imprescindível ser uma pessoa jurídica e autorizada pela CVM. Podem ser bancos de investimentos, corretoras ou distribuidoras. A função do administrador é a constituição do fundo, registro na CVM, envio periódico aos clientes das informações e resultados do fundo e a fiscalização/contratação dos prestadores de serviço dos fundos, como o gestor e o custodiante. Cabe também ao administrador do fundo a obrigação de responder os cotistas e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Gestor:  Pode ser tanto uma pessoa física quanto jurídica devidamente ser credenciada a CVM. A função do gestor em um fundo de investimento é traçar a estratégia de alocação de recursos, conforme constatado em regulamento. Estes gestores podem ser independentes ou podem fazer parte estruturada de um banco.
  • Custodiante: Precisa ser uma pessoa jurídica autorizada pelo Banco Central cuja função é custodiar os ativos do fundo. Em sua maioria são grandes bancos, como Bradesco e Itaú. É o custodiante que executa a ordem de compra e venda dos ativos requeridos pelo gestor.
  • Distribuidor: É responsável por vender as cotas dos fundos de investimento. Normalmente mais de uma instituição exercem esse papel, podendo ser bancos, corretoras e distribuidoras.
  • Auditor independente: Necessariamente são pessoas jurídicas autorizadas pela CVM, cuja função é analisar a relação entre o gestor e o administrador, para que não haja troca de informações confidenciais entre as partes e que o dinheiro do fundo não se misture com o dinheiro do administrador. O auditor também tem como função a fiscalização perante as normas pré determinadas.

Caso o administrador enfrente problemas financeiros ou judiciais que o impeça de realizar suas atividades, teremos a certeza que o dinheiro investido no fundo estará intacto.

Porém, vale ressaltar que apenas fundos de investimentos registrados pela CVM tem esse benefício. Para assegurar que seu investimento estará seguro, basta consultar se o fundo que você deseja investir está registrado clicando aqui.

Outra forma de assegurar, é conhecendo melhor a instituição que irá custodiar o fundo de investimento. Como já dito, são sempre grandes bancos, independente de quem é o gestor e o administrador do fundo. Com isso, o investidor pode ter a certeza de que o seu dinheiro estará sob custódia de uma instituição diferente da instituição responsável pela administração e gestão de fundo.

Quando você contrata um fundo de investimento do Itaú, por exemplo, tanto o administrador, gestor e o custodiante serão do grupo Itaú. Já se você optar por um gestor independente, como a SulAmérica, eles são responsáveis pela administração e gestão do fundo, porém o custodiante será o banco Itaú.

O que muitos investidores não sabem, é que a legislação brasileira, que incide sobre os fundos de investimentos, é altamente eficiente pois conta com órgãos extremamente organizados, como já mencionados, CVM e ANBIMA.

Além das entidades reguladoras mencionadas, temos a Chinese Wall. Termo que remete as muralhas da China, grande estrutura de segurança militar. Esse mecanismo assegura que as informações privilegiadas de um setor do banco não sejam repassadas para outros. Como por exemplo a troca de informações entre o gestor de um fundo de investimentos com o departamento de fusão e aquisição de empresas.

Não é nenhum segredo que os bancos precisam bater metas e vender produtos financeiros da instituição. E isso implica em apresentar para o investidor, muitas vezes, produtos inferiores porém necessários para alcançar a meta, não necessariamente sendo o melhor ao cliente.

Infelizmente, pessoas que preferem manter o seu dinheiro no banco e investir em fundos de investimentos destes, podem estar perdendo a chance de aplicarem o seu dinheiro em fundos que apresentam um desempenho superior aos apresentados pelo o gerente. É uma comodidade que pode interferir muito, de forma negativa, na rentabilidade alcançada pelo investidor.

Conclusão:

Devido o tamanho e o tradicionalismo dos bancos, os clientes ficam com a sensação que o seu dinheiro estará mais seguro. Com isso, os gerentes não tem a preocupação em apresentar os melhores produtos financeiros, pois sempre terão demanda.

Geralmente, os gestores independentes são mais claros quanto o histórico profissional da sua equipe, enquanto os bancos não têm a mesma preocupação, pois utilizam do seu nome para atrair mais clientes.

Atrás de alguns gestores independentes temos nomes extremamente renomados no mercado brasileiro, como por exemplo, o Armínio Fraga e Pérsio Arida; ambos são ex-presidentes do Banco Central e trabalham na gestão de fundos de investimentos. Tendo em mente que a estratégia de alocação de recursos de cada fundo de investimento é definido pelo gestor, este dado se torna extremamente relevante.

Outro ponto positivo para bancos menores e gestores independentes são as taxas de administração. Geralmente, as taxas cobradas por bancos grandes são abusivas e superiores as cobradas por bancos menores e gestores independentes.

Em alguns casos a taxa de administração cobrada por um banco é tão elevada que a rentabilidade do fundo chega a ser inferior ao da poupança.

Se você está pensando em investir em um fundo de investimento, não deixe a comodidade ser o fator decisivo. Seja um investidor inteligente e encontre um fundo de investimento ideal para você, atendendo suas necessidades. Caso haja dúvidas sobre isso, encontre uma corretora de confiança e conte com suporte profissional.