Assessor, gerente e consultor: qual a função de cada?

Qual é melhor: Ações preferencias ou ordinárias?
17 de janeiro de 2017
Porque investir em LCI e LCA?
19 de janeiro de 2017
Qual é melhor: Ações preferencias ou ordinárias?
17 de janeiro de 2017
Porque investir em LCI e LCA?
19 de janeiro de 2017

Nossa vida financeira requer cuidado e são inúmeras as pessoas que influenciam e te ajudam a cuidar do seu patrimônio. O que acontece é que, muitas pessoas confundem as funções desses participantes. Principalmente o papel do gerente, do assessor e consultor.

Através deste post vou mostrar para vocês a diferença entre o seu gestor, assessor e consultor; e como os interesses pessoais dos mesmos podem afetar nos seus investimentos.

O gerente

O gerente do banco cuida da sua conta corrente. Ele te ajuda nas transferências, empréstimos e no dia-a-dia do seu dinheiro.

Porém, quando o assunto é investimento, ele até tenta te apresentar uma boa carteira, mas isso raramente acontece.

Os motivos são inúmeros, talvez os mais fortes sejam o desalinhamento de interesses do gerente com o investidor e o fato dos bancos poderem apenas oferecer produtos do mesmo. Já imaginou o Santander te oferecendo um produto do Bradesco?

O gerente, como todo mundo sabe, tem muitas metas a cumprir. Eles precisam vender vários produtos por mês, e vai fazer de tudo para conseguir bater essa meta, mesmo que esse produto não seja adequado para você.

 

Consultor

Diferentemente do gerente, o consultor é a pessoa que irá fazer o seu planejamento financeiro.

Ele irá ter uma longa conversa com você, entendendo suas necessidades e desejos. Com isso ele vai te auxiliará na suas economias, previdências, seguros e investimentos.

O consultor entende do mercado e dos investimentos disponíveis, mas não vende os produtos. A função dele é colocar a sua vida econômica em dia.

A grande qualidade do serviço do consultor é o caráter independente. O consultor não ganha vendendo produto, logo é totalmente imparcial com relação aos investimentos.

O consultor é recomendando para as pessoas que tem dificuldades em investir sozinhos ou que não dão a atenção necessária ao seu patrimônio. Todos os cuidados irão ser tomados por um especialista, que analisa e define o que é melhor para o cliente; sempre levando em consideração as necessidades e objetivos pessoais.

 

Assessor

No meio termo, temos o seu assessor de investimentos. Ele tem acesso a vários produtos de inúmeras instituições e através delas consegue te apresentar um bom investimento.

Como o gerente, a renda do assessor vende produtos financeiros.

Porém, há uma graaaande diferença entre os dois. Apesar de também ter sua renda proveniente de produtos, os assessores não possuem metas para a venda de um determinado produto, logo não há um desalinhamento de interesses.

Como há vários assessores no país, o seu assessor tenta sempre ser o melhor, porque ele tem em mente que há muita concorrência para enfrentar. Preocupação que o gerente não possui.

O investidor que já saiu do banco e está em uma corretora tende a entender um pouco mais de como o mercado funciona e então, é propicio a procurar o assessor que apresenta o melhor portfólio de investimentos para ele.

Se você tem conta no Itaú, não vai trocar de banco por que o seu gerente está te apresentando produtos pouco rentáveis. Você tende a sair do banco e ir para um corretora.

O papel do assessor é alocar os seus recursos em produtos. Há sim uma análise do seu perfil como investidor, porém ela é muito inferior a realizada pelo consultor. O assessor precisa saber quais são os seus objetivos com os investimentos, o tempo que você pode deixar o seu dinheiro investido e o tipo de risco que você suporta correr.

Se você for um investidor conservador, um bom assessor irá te alocar para os produtos de renda fixa, considerado os mais seguros do país.

Já para aqueles que gostam de se aventurar, o assessor estará disponível todos os dias da semana para te auxiliar no mercado de ações, por exemplo.

Você estará em contato com o seu assessor a todo tempo, revisando seu portfólio e seguindo sugestões sobre investimentos.

A grande diferença entre o consultor e o assessor é que o primeiro estará preocupado em fazer um planejamento da sua vida e analisando o mesmo periodicamente, você não estará em contato com ele todos os dias.

Já o assessor irá alocar os seus recursos em produtos. Ele vai transformar o que está no papel em realidade.

Você deve estar se perguntando: eu quero um assessor que seja consultor!

Porém isso aqui no Brasil é ilegal. O consultor não pode te vender produtos enquanto o assessor não pode te indicar um investimento. O certificado de atuação de ambos também são diferentes porque eles atuam com atividades diferentes.

 

 

Conclusão

O papel do assessor, consultor e gerente são essencial em nossas vidas, porém a confusão entre a função delas pode significar perdas de patrimônio.

O gerente é treinado para atender a sua conta corrente e de mais várias pessoas; ele não tem a capacidade de te atender como um assessor ou um consultor, para analisar o seu perfil e traçar com você estratégias.

As metas dos gerentes também os tornam uma péssima ideia quando o assunto é investimentos. Pode ter certeza que eles irão te ligar sempre oferendo produtos, que na verdade não são bons para a sua carteira de investimentos, mas são bons para eles.

Já o consultor é necessário caso você tenha dificuldade em organizar a sua vida financeira. Ele vai organizar tudo para você, analisando quanto é preciso poupar hoje para usufruir no futuro, quando a sua renda diminuir.

Os seguros de vida, previdência privada e passagem de patrimônio também são assuntos que você não terá que preocupar se tiver um bom planejamento financeiro feito por um profissional.

Porém, se você consegue poupar hoje para gastar amanhã e sabe dos produtos que precisa, como uma previdência privada, o ideal para você é uma corretora.

O assessor está o dia todo atento as novidades de investimentos e as melhores taxas do mercado, o que faz com que os investidores tenham os melhores produtos do mercado em sua carteira de investimentos.

As corretoras estão crescendo cada vez mais no Brasil. As pessoas estão percebendo como os investimentos dos bancos são ruins e cada vez mais estão migrando para ter um assessor. Esse movimento já aconteceu há décadas nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Espero que o texto de hoje tenha esclarecido o papel de cada personagem responsável pelos seus investimentos.