Imóvel: comprar ou alugar?

Onde colocar o dinheiro da poupança?
10 de março de 2017
20 termos financeiros para conhecer e facilitar sua vida na hora de investir!
14 de março de 2017
Onde colocar o dinheiro da poupança?
10 de março de 2017
20 termos financeiros para conhecer e facilitar sua vida na hora de investir!
14 de março de 2017

Uma dúvida frequente dos brasileiros é: comprar ou alugar um imóvel?

Para muitos, a resposta vem na hora: comprar!

Mas será mesmo que, financeiramente, você estará fazendo  um bom negócio?

Nós temos a cultura de querer adquirir o nosso próprio imóvel para fugir dos aluguéis mensais e ter a segurança que, mesmo se tudo der errado, teremos sempre nossa casa.

Todas as alterações de moedas sofridas por nós no século passado, a inflação incontrolável e a incerteza política, deixaram seu rastro permanente nas nossas percepções, principalmente quando se trata de investimentos.

Houve uma época em que aplicações financeiras e poupança foram confiscadas e, quem tinha investimentos em imóveis se deu bem. Além disso, um investimento no mercado financeiro não é fisicamente palpável como um imóvel.  Essa também é uma grande razão para a ânsia brasileira de adquirir imóveis.

Mas, pensando racionalmente, vale a pena? Leia o post de hoje e entenda o que é melhor para você.

Quando comprar um imóvel é uma boa ideia

 

  • 1. É vantajoso adquirir o seu próprio imóvel quando você tem dificuldades em poupar periodicamente uma quantia para investimentos.

Quando você adquire um imóvel, na maioria das vezes o mesmo é financiado, fazendo com que o credor tenha que pagar, mensalmente, uma quantia ao banco.

Essa dívida se torna prioridade para o credor, já que, muitas vezes, se o mesmo não cumprir o pagamento do financiamento o imóvel é tomado pela empresa que emprestou o dinheiro.

  • 2. Quando as parcelas mensais do imóvel são inferiores ao preço do aluguel.

Caso contrário, quando o valor do aluguel seja inferior ao da prestação, vale a pena pagar aluguel e investir o montante que sobrar!

Com isso, além de você, de certa forma, ter um imóvel você também terá um valor investido, o que resulta em 2 benefícios, e não apenas um.

  • 3. Se você é um analista de mercado ou uma pessoa ligada no mercado financeiro, pode ser que você perceba no mercado alguns “buracos” e fazer a compra de um imóvel hoje, pode resultar bons resultados no futuro.

Essas pessoas fazem isso com o objetivo de lucrar com o “boom” imobiliário. Mas pode ser que o mercado mude de repente e o que era um investimento lucrativo, se torna um investimento não rentável.

Quando alugar um imóvel e vantajoso:

  1. Se você ainda não sabe se realmente vai passar toda sua vida em um mesmo lugar, ou o se seu trabalho apresenta oportunidades de transferência, alugar é a melhor opção.

Além de não precisar fazer um desembolso muito grande para adquirir o investimento à vista, você não precisa se preocupar com o financiamento também.

  1. Quando você possui  o dinheiro para a compra total do imóvel.

Nesse caso é mais vantajoso procurar uma corretora e investir o seu dinheiro. Provavelmente com os rendimentos você consegue alugar uma boa residência e até sobrar algum dinheiro para ser reaplicado no mercado. Com isso você também se livra da preocupação com a depreciação do imóvel.

Vários locadores de imóveis fazem contratos longos, de anos ou até décadas, pois para ambas as partes um contrato maior e vantajoso.

  1. Quando você está começando sua vida agora.

Quando você sair da casa dos seus pais, pagar um lugar para morar é apenas um custo no meio de vários outros. Para os que estão nessa situação, o indicado e alugar um imóvel.

Assim, você não terá um custo tão alto inicialmente, seja pagando financiamento ou comprando o imóvel à vista.

Para aqueles que já investem no mercado financeiro e pensam em investir em um imóvel físico, temos algumas oportunidades que podem ser melhores, como os fundos de investimentos  imobiliários.

É uma forma mais simples de receber os aluguéis e sem preocupações. Se o inquilino não pagar, não será você que irá cobra-lo, será o fundo pelo qual você está investindo.

Além disso, caso haja algum “boom” no mercado imobiliário, você também poderá aproveitar esse bom momento do mercado através das suas cotas nesse tipo de fundo.

Porém, caso o mercado desande e você resolva aplicar em outro investimento mais rentável, é muito mais simples e rápido vender suas cotas na sua corretora do que vender um imóvel.

A estratégia de passar a alugar em vez de comprar está se tornando cada vez mais comum. Porém, antes de tomar qualquer decisão você precisa levar em conta todos seus custos de oportunidade e valores na ponta do lápis!

Na hora de vender um imóvel, o proprietário paga impostos e parte ao corretor que faz a venda. Isso resulta em uma perda de porcentagem significativa do seu patrimônio. Por isso, quando for fazer as contas, é importante não se esquecer de retirar esse percentual.

Um exemplo simples e muito comum seria um casal que construiu uma grande casa para morar com seus filhos. Naturalmente, os filhos crescem e se mudam. Se o casal conseguir ganhar 1.500.000 na imóvel, já descontados imposto e outros custos durante a venda, uma boa estratégia seria morar de aluguel e aplicar o capital, obtendo uma renda extra mensalmente.

Procurando a devida assessoria, esse casal conseguiria obter, pelo menos, 1% ao mês sobre os seus rendimentos, sendo assim, R$15.000 mensais.

Se retirarmos a inflação de 6% ao ano (esse valor está sujeito a alterações), os rendimentos reais seriam algo em torno de R$7.500 ao mês.

Foram cotados apartamentos com uma boa localização na mesma cidade no valor de 1.000 / 1.500 reais (3 quartos, ideal para o casal que ainda recebe visitas recorrentes de seus filhos). Com isso, ainda restariam 6.000 reais líquidos para serem investidos.

Outro ponto positivo da mudança entre ser proprietário e virar inquilino é que seu dinheiro sempre estará disponível caso haja algum gasto repentino. Se você morar em sua casa própria e não obtiver outros investimentos, caso surja algum imprevisto financeiro o empréstimo do banco será a sua primeira opção.

Com juros altíssimos, você terá um imóvel avaliado por alguns milhares (ou até milhões) e estará pagando empréstimo ao banco, gastando muito mais dinheiro do que quem resolveu vender sua casa e morar de aluguel.

Esse exemplo foi só para exemplificar como pode ser financeiramente vantajoso vender seu imóvel e investir o capital.

Claro que cada caso é um caso, e o intuito deste texto e fazer vocês pensarem, calcularem e analisarem as melhores possibilidades para viver e investir.

Procure o seu assessor para que ele te ajude nas contas e na análise do que será (financeiramente) mais vantajoso para você.

Morar na casa própria pode trazer muita segurança a maioria dos brasileiros, pelos inúmeros motivos já citados, porém o endividamento com eventuais juros de empréstimos podem causar muita dor de cabeça e te afastar de alcançar estabilidade financeira.