Entenda sobre investimentos de médio prazo

Tire suas dúvidas sobre Renda Variável
4 de fevereiro de 2019
Entenda tudo sobre o Tesouro Selic
26 de fevereiro de 2019
Tire suas dúvidas sobre Renda Variável
4 de fevereiro de 2019
Entenda tudo sobre o Tesouro Selic
26 de fevereiro de 2019

Se você está lendo este artigo, provavelmente está em busca do tipo de investimento que mais combina com o seu perfil. A decisão de onde investir deve sempre ser tomada com cuidado, com base nos seus objetivos. Idealmente, a sua carteira de investimentos deve ser variada, dividida entre investimentos de curto prazo, investimentos de médio prazo e investimentos de longo prazo.

Neste artigo vamos nos aprofundar nos investimentos de médio prazo, que são ideais para resgates em períodos mais prolongados, mas que não sejam tão distantes. Acompanhe!

O que são os investimentos de médio prazo?

De forma resumida, os investimentos de médio prazo são aqueles cujo retorno levam, em média, entre dois e cinco anos. Os investimentos de médio prazo são a melhor opção para objetivos que envolvem a compra de um bem ou serviço de alto valor, como fazer uma viagem internacional, comprar um carro ou comprar um ítem de tecnologia.

Para que seus objetivos sejam alcançados, é preciso que você analise a rentabilidade e a liquidez do investimento escolhido a fim de não comprometer o seu orçamento. Ótimas opções para compor a sua carteira de investimentos no médio prazo são investir em alguns produtos de renda fixa ou em fundos multimercados, estes são um pouco mais complexos que a renda fixa, pois têm a capacidade de operar diferentes ativos, como papéis de renda fixa, ações de empresas, moedas e investimentos no exterior.

Para qual perfil de investidor os investimentos de médio prazo são indicados?

A análise mais importante para saber em qual tipo de investimento alocar as suas finanças é descobrir o seu perfil de investidor. Antes de mais nada, você precisa se conhecer, conhecer os seus objetivos, a sua situação financeira, saber quais riscos está disposto a enfrentar e claro, pensar e idealizar o seu futuro. Pense em como um investimento que você faz agora te ajudará a atingir o seu objetivo e depois disso tenha foco.

É necessário que a escolha do investimento seja compatível com o seu perfil de risco. Muitos bancos e empresas de investimento possuem um processo de verificação para descobrir o seu perfil e oferecer a você os produtos corretos, de forma que não haja chances de você, como investidor, ficar insatisfeito com o resultado dos investimentos escolhidos.

Para te ajudar nessa etapa de descoberta, separamos os três principais perfis existentes no mercado de investimentos. Tente encontrar o seu!

1. Investidor Conservador

É o tipo de investidor que prefere ter segurança nos investimentos que faz. Ou seja, sua prioridade é ter um retorno certo e por isso suas escolhas são em produtos de baixo risco.

2. Moderado

Este é o tipo de investidor que se abre para investimentos mais arriscados, porém que proporcionem um retorno maior e também tenham certo nível de segurança. Para o investidor Moderado é importante diversificar a sua carteira de investimento equilibrando segurança e risco para alcançar o retorno desejado.

3. Arrojado

Por fim, o investidor arrojado é aquele que escolher correr riscos altos com o objetivo de atingir lucros à altura. Este tipo de investidor procura produtos com maior chance de lucratividade, por isso ele costuma estudar a fundo sobre investimentos e usa seu conhecimento a seu favor.

Opções de investimentos a médio prazo

Agora que você já encontrou o perfil de investidor que mais combina com o seu e já sabe um pouco mais sobre como funcionam os investimentos de médio prazo, chegou a hora de conhecer algumas opções para este tipo de investimento. Neste artigo separamos as três principais opções:

1. Títulos de Renda Fixa com Carência, como LCI e LCA

Estes são títulos de renda fixa com baixo risco. São emitidos por bancos para financiar os setores imobiliário e do agronegócio. Para este tipo de investimento não há liquidez diária.

2. Tesouro Direto

Este tipo de investimento tem chances ter bons rendimentos em até 5 anos, mas se planeje, pois uma venda antecipada pode significar prejuízo para você.

3. Fundos Multimercado

Os Fundos Multimercado são investimentos especializados e feitos por meio de aportes em fundos gerenciados por terceiros. Este exemplo de produto procura manter uma estratégia equilibrada de investimentos mas com exposição ao risco.

Conclusão

Para começar a diversificar a sua carteira de investimentos de médio prazo é importante que você saiba que existem várias opções no mercado e a escolha depende apenas de você e do seu perfil de investidor. Das opções existentes, muitas delas podem oferecer uma boa liquidez e uma boa rentabilidade e, no final das contas, te ajudar a atingir o seu objetivo: basta ter planejamento.

Escolha os seus investimentos de forma equilibrada, pensando primeiramente em seus objetivos e em seguida nos prazos que você quer ter para alcançá-los. Desta forma, na hora da escolha, você precisará analisar o prazo de resgate do investimento e a rentabilidade que ele oferece.

Por fim, lembre-se que nunca é tarde para começar e que quanto antes você se aventurar no mundo dos investimentos, mais rapidamente terá suas metas alcançadas! E para que você esteja cada vez mais pronto para isso, dê uma olhada nos outros conteúdos em nosso blog e, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais.