05 erros que você não deve cometer ao investir no Tesouro Direto

04 Dicas para não cair em uma previdência privada ruim
24 de novembro de 2017
Entenda porque o medo de investir deve ser deixado para trás
30 de novembro de 2017
04 Dicas para não cair em uma previdência privada ruim
24 de novembro de 2017
Entenda porque o medo de investir deve ser deixado para trás
30 de novembro de 2017

A maioria das pessoas que estão começando a se aventurar no mundo dos investimentos escolhem apostar nos Títulos do Governo. Esses títulos, que podem ser adquiridos pela plataforma do Tesouro Direto, são tão populares pois conseguem ser tão práticos e seguros quanto à poupança, mas com um rendimento melhor.

Nesse tipo de investimento, é possível aplicar valores bem baixos e o investidor ainda tem várias opções de títulos, que ele pode escolher de acordo com suas necessidades e expectativas. Além do mais, as aplicações no Tesouro Direto são consideradas extremamente seguras por serem emitidas pelo Tesouro Nacional.

Investir nesses títulos é uma ótima opção para quem tem um perfil de pequeno investidor e quer começar com algo simples e eficiente. Porém é preciso tomar alguns cuidados que podem fazer toda a diferença entre um investimento bem sucedido e um grande prejuízo. Muitas pessoas não sabem desses cuidados e acabam tomando más decisões que podem impactar em seus resultados. Então, para que você não seja uma delas, listamos neste artigo 5 tipos de erros que você deve evitar ao investir no Tesouro Direto.

1. Não ter um bom planejamento financeiro

O primeiro erro que muitos cometem é o de começar a investir em títulos do governo sem ter um bom planejamento financeiro. Sem saber exatamente qual é a sua realidade financeira atual e o que você pretende com seus investimentos, você corre o risco de tomar péssimas decisões e de colocar o seu dinheiro em risco.

Portanto, antes de começar a investir, tenha um bom orçamento pessoal e defina quanto você pode investir. Feito isso, pense em seus objetivos financeiros – você quer investir para fazer uma viagem, ou garantir uma aposentadoria tranquila? Assim você poderá escolher a aplicação mais adequada e que trará os melhores retornos de acordo com o que você espera.

2. Não saber a diferença entre os títulos disponíveis

Outro erro bastante grave é começar a investir no Tesouro Direto e não saber ao certo quais são os títulos disponíveis e as diferenças entre eles. O Tesouro oferece diversas opções de investimentos, com diferentes condições e formas de rendimento, e muita gente peca por não saber qual é o mais adequado para a sua realidade e suas expectativas financeiras.

Por exemplo, é possível encontrar títulos atrelados à Selic, como o Tesouro Selic, que são excelentes investimentos para períodos de altas taxas de juros no mercado; e outros atrelados à inflação, como o Tesouro IPCA, que é muito indicado para investimentos de maior prazo.

3. Investir todo o seu dinheiro em um título só

Ainda sobre os tipos de títulos e suas diferenças, muitas pessoas erram ao investir todo o seu dinheiro em um único tipo de título. Em qualquer situação, é muito importante diversificar os seus investimentos e nunca colocar todo o seu dinheiro em uma única aplicação. Caso contrário, você corre o risco de ter prejuízos financeiros e ainda acaba perdendo boas oportunidades que podem aparecer em outros tipos de investimento.

Portanto, antes de começar a investir, pesquise sobre os títulos disponíveis e tente dividir o seu dinheiro, fazendo aplicações em mais de um deles.

4. Vender o título antes de 30 dias

Apesar de possuírem uma boa liquidez de forma geral, não é uma boa ideia vender os seus títulos antes que se complete 30 dias do investimento e esse é mais um erro que as pessoas cometem.

Nos títulos do Tesouro Direto, até o 30° dia de aplicação, há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a rentabilidade do investimento. Por isso, caso você venda o título antes desse prazo, pode acabar comprometendo grande parte da sua rentabilidade – ou não ter rentabilidade nenhuma – uma vez que o valor cobrado, junto com os descontos do imposto de renda, gerará grandes descontos.

5. Pagar taxa de administração

Por fim, outro erro bastante básico que muitas pessoas cometem é o de pagar taxa de administração à instituição por meio da qual está realizando os investimentos.

Quando se investe em títulos por meio de Bancos tradicionais, a taxa de administração é cobrada e tem valores muito altos que comprometem a rentabilidade dessa aplicação. Porém, ao escolher uma corretora, é possível encontrar taxas bem menores ou até mesmo a isenção dessa cobrança – como é o caso da XP Investimentos.

Antes de começar a investir, fique atento a esse ponto e sempre opte por instituições que não cobrem essa taxa.

É hora de ter mais sucesso ao investir no Tesouro Direto

Agora que você já sabe o que não deve fazer ao investir no Tesouro, escolha os melhores títulos de acordo com suas necessidade e comece a investir! E para ter mais segurança, converse com a 3A Investimentos. Vamos encontrar a melhor opção junto com você!

Compartilhe também esse artigo em suas redes sociais, para que ele possa ajudar mais investidores.