5 dicas para jovens investidores terem sucesso desde sempre

Poupar ou investir: qual o melhor para cada momento?
30 de março de 2017
O que é a Selic? Como ela impacta minha vida?
5 de abril de 2017
Poupar ou investir: qual o melhor para cada momento?
30 de março de 2017
O que é a Selic? Como ela impacta minha vida?
5 de abril de 2017

Algumas pessoas conseguem poupar seu dinheiro desde muito jovens, mas, por falta de conhecimento e instrução, acabam perdendo excelentes oportunidades de fazer a quantia render. Isso porque, na maioria das vezes, esse dinheiro fica guardado em casa ou, no máximo é aplicado em uma poupança, que é um dos piores investimentos que alguém pode fazer. Por isso a educação financeira e econômica desde a infância é extremamente importante.

  Por isso fizemos um post anteriormente, “Menor de idade pode investir? Dicas para começar”, para ajudar os jovens que querem começar a investir, e para os pais entenderem como podem introduzir seus filhos no mercado financeiro. Mas vamos dar mais dicas para esses jovens que visão um futuro de grande sucesso!

5 dicas para jovens investidores terem sucesso desde sempre

E para quem vai começar a investir e quer fazer isso com mais segurança e firmeza, separamos algumas dicas importantes:

1. Seja organizado e tenha um planejamento

Essa dica vale para todo investidor, mas é ainda mais importante para quem quer começar a investir ainda cedo: tenha um planejamento e se organize!

Antes de sair fazendo diferentes aplicações, faça um orçamento financeiro pessoal e saiba o quanto você ganha e o quanto você gasta por mês. Isso vai te ajudar a não comprometer mais dinheiro do que você realmente irá conseguir e evitar que você acabe no vermelho ou com investimentos mal feitos.

Além do mais, é importante ter sempre em mente os seus objetivos com o investimento e também pesar suas expectativas com o dinheiro aplicado. Assim, você poderá escolher o melhor investimento para a sua situação sem cair em ilusões e acabar perdendo dinheiro.

2.Pense em quanto você pode investir por mês

A partir de seu orçamento pessoal e dos objetivos que você pontuou, pense em quanto dinheiro você poderá investir por mês. É importante definir uma quantia fixa, que não seja nem muito otimista e nem muito pessimista, para que você consiga manter o investimento e não se prejudique de nenhuma forma.

Normalmente, investidores mais jovens, que estão começando, não conseguem investir grandes quantias por mês. Isso porque eles, na maioria das vezes, ainda não têm uma vida profissional estável ou podem comprometer grande parte dos seus rendimentos. Mas fique tranquilo, pois isso não é um problema! Existem muitos investimentos que podem ser feitos a partir de baixas quantias e o que importa é que seu dinheiro estará rendendo mais do que se estivesse na poupança, por exemplo.

3.Não tenha tanto medo de arriscar

Quando se tratam de jovens investidores, na casa dos 20 anos, a maioria dos especialistas ressalta sempre o mesmo ponto: é importante se arriscar! Isso porque, quando se é jovem, mesmo que ocorra uma perda financeira, há tempo para se recuperar e até transformar as perdas em lucro. O investidor não tem tantas preocupações domésticas, não precisa garantir o dinheiro no curto prazo e isso abre mais possibilidades de aplicação.

Portanto, se você está nessa faixa etária e quer começar a investir, a dica é que você não tenha medo. Aposte em investimentos mais arriscados, mas que, ao mesmo tempo, possam te trazer um retorno maior, como as ações por exemplo.

4.Diversifique seus investimentos

Porém, ao mesmo tempo que é importante se arriscar, é importante ter os pés no chão e não apostar todas as suas fichas em um único tipo de investimento. Se, por exemplo, você vai investir em ações, é importante separar uma parte de seu dinheiro para aplicar em algo mais seguro, como o CDB ou o Tesouro Direto.

Dessa forma, mesmo que você tenha grandes perdas financeiras na bolsa por algo inesperado, não perderá todo o seu dinheiro ou comprometerá toda a sua rentabilidade. Afinal, a outra parte do dinheiro continuará segura, estável e rendendo como o esperado.

Portanto, sempre diversifique sua carteira de investimentos e garanta uma vida financeira mais segura.

 

5.Avalie sempre os seus resultados

Por fim, é importante estar sempre atento a todos os investimentos que você fizer e, se necessário, trocar de aplicações. Avalie sempre como está sua rentabilidade, fique de olho nas taxas cobradas pelas instituições financeiras e pense se aquele tipo de investimento está correspondendo às suas expectativas e necessidades.

Com o passar do tempo, pode ser que você também queira se arriscar menos e manter apenas os investimentos mais simples e isso é totalmente normal e compreensível. Outras necessidades também podem acabar surgindo com o tempo, como de fazer um seguro de vida, e você não deve ter medo de mudar o foco de seus investimentos. Não fique apreensivo por “tirar o pé do acelerador” e opte por uma vida financeira mais segura quando isso for o melhor para você.

Não tenha medo de começar a investir!

Pronto para começar a investir sem se preocupar com sua idade? Não tenha medo de dar o primeiro passo.

Estude bastante, conheça o mercado e, se precisar, peça ajuda para especialistas. O importante é manter bons investimentos desde cedo para garantir um futuro mais estável e tranquilo.

Gostou do texto e acha que pode ajudar outras pessoas? Compartilhe em suas redes sociais!