Juros: entenda a diferença entre pré-fixados e pós-fixados

Caderneta de poupança: 4 fortes motivos para você não investir nela
16 de fevereiro de 2017
Como homens e mulheres investem dinheiro?
20 de fevereiro de 2017
Caderneta de poupança: 4 fortes motivos para você não investir nela
16 de fevereiro de 2017
Como homens e mulheres investem dinheiro?
20 de fevereiro de 2017

Juros é uma preocupação constante de todos que investem no mercado financeiro e não querem perder negócios por não saber aplicar o recurso corretamente.

Se você está lendo esse artigo é porque você pretende investir em algum projeto ou está querendo encontrar a melhor oportunidade no mercado financeiro, não é mesmo?

Quando o assunto é juros, aparentemente, você já pensa em inadimplência, valores altos ou dívidas em atraso.

O que talvez você não saiba é que existe uma maneira de não se embaralhar em meio às altas taxas do mercado, usando os juros a seu favor.

Ficou interessado em saber mais sobre os juros? Então continue lendo que vamos te apresentar o conceito de renda fixa, para você entender melhor a diferença entre juros pré-fixados e pós-fixados.

Renda fixa

Antes de mostrar a diferença entre os juros pré-fixados e pós-fixados, precisamos dar um passo para trás: você tem claro o conceito de renda fixa?

Esse é o seu ponto de partida para entender, efetivamente, os tipos de juros, suas características para, assim, diferenciá-los e escolher qual deles se encaixa melhor no seu caso.

Então guarde esse conceito: renda fixa é um tipo de investimento que possui remuneração ou algum retorno financeiro dimensionado na aplicação que você fez.

Ainda não ficou claro? Pense no seguinte caso : o investidor antes de fechar qualquer negócio já sabe que ao final do prazo, quanto será o retorno de capital, certo?

Essa remuneração do investidor é a chamada renda fixa, vinculada ao pagamento de uma taxa de juros.

Agora que você já está se ambientando com os termos, vamos te mostrar os tipos de juros. A renda fixa é uma das que mais rendem investimentos no Brasil.

Juros pré-fixados

Os juros pré-fixados, como o próprio nome sugere, são aqueles que você já toma conhecimento deles no momento em que vai realizar sua aplicação  ou empréstimo.

A vantagem desse tipo de juros é que você tem acertado quanto será o rendimento no prazo determinado.

Outra vantagem é que, mesmo se o mercado oscilar, você receberá conforme o programado.

Essa pode ser uma boa escolha se o seu interesse for em ter segurança dos retornos das suas aplicações ou ter alguma garantia de que ao final do período, receberá pelo investimento.

A maior vantagem você já sabe, mas também é importante deixar clara uma desvantagem que, muita das vezes, não é possível resgatar o investimento antes do final do período e quando isso é permitido, o valor oscila de acordo com o valor atual do mercado.

Juros pós-fixados

Se você optar pelos juros pós-fixados, você os conhecerá apenas no período final da aplicação, ou seja, o valor do retorno só será conhecido quando o receber.

O que favorece esse estilo a ser escolhido são as altas nas taxas de juros.

Você acha que as taxas de juros reais vão aumentar e considera que pode precisar do dinheiro em curto prazo, antes do período final?

Então esta é a melhor opção para o seu caso.

Devido às oscilações, e por acompanharem essas altas, é mais fácil conseguir resgatar antecipadamente os juros pós-fixados.

Uma desvantagem a se considerar é que, quanto mais longo o prazo que você determinar, maior será o risco da sua aplicação.

Se o prazo da aplicação é de 5 anos, por exemplo, tudo vai depender da situação econômica do país. E isso pode impactar em retornos menores – até mesmo que os do juros pré-fixados.

Recomendamos você dar uma lida em: Investi. Onde meu dinheiro foi parar?

Juros pré-fixados e pós-fixados: qual o melhor?

A verdade é que não existe o melhor tipo, ou o tipo ideal de investimento. Cada situação deve ser avaliada individualmente e identificado o modelo mais adequado para o seu caso.

Avaliar e entender sobre todas as possibilidades de investimentos e quais produtos financeiros estão disponíveis no mercado não é uma tarefa fácil e exige um conhecimento apurado,uma vez que é preciso estar atento às oscilações e mudanças do mercado.

Então você prefere: a instabilidade dos juros pós-fixados ou a previsibilidade dos juros pré-fixados?

Aparentemente, os investimentos e empréstimos com as taxas pós-fixadas são mais baixos que as taxas pré-fixadas.

Mas como nem tudo o que parece realmente é, além de que você não consegue prever o futuro, as suas escolhas devem ser fundamentadas em dados que comprovem o caminho que você vai seguir.

No momento da contratação de um produto financeiro, você precisa conhecer bem todas as possibilidades e quais as taxas empregadas no momento.

Hoje em dia, com a grande incerteza que o mercado se encontra, aumenta a probabilidade dos investimentos com taxas pré-fixadas. Você não vai querer perder dinheiro, não é mesmo?

Mas se você pensar que a inflação está se estabilizando ou diminuindo, começam a brotar nossas ideias na sua cabeça.

Por isso que é fundamental a consultoria de uma equipe especializada em produtos financeiros para te guiar nos primeiros passos e avaliar a evolução dessas taxas durante o prazo da contratação.

Quer conhecer novos produtos do mercado financeiro? Entre em contato com nosso time de especialistas para conhecer qual o negócio que melhor se encaixa com seu propósito.

Quer se destacar por seus conhecimentos em investimentos? Então clique aqui e confira: Torne-se um investidor inteligente em 5 passos.

Vamos conversar mais sobre investimentos? Fale com a gente para ter uma orientação técnica sobre os produtos e características do mercado financeiro e faça a melhor aplicação de seus recursos.