Afinal, o que é mercado financeiro e como ele funciona?

Como foi o Expert XP 2018?
2 de março de 2018
Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
16 de maio de 2018
Como foi o Expert XP 2018?
2 de março de 2018
Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro
16 de maio de 2018

Se você quer começar a investir, primeiro, é preciso entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona. Afinal, a melhor maneira de ter sucesso em uma área é a compreendendo melhor. Então, se você quer saber o que é o mercado financeiro, como ele funciona, os principais tipos de investimento e muito mais, vai aprender neste artigo!

O que é o mercado financeiro?

Na economia, mercado financeiro diz respeito a um ambiente que permite e facilita a compra e venda de diversos bens. Entre esses bens podemos citar valores mobiliários (ações, por exemplo), câmbio e mercadorias variadas (como pedras preciosas). No mercado financeiro, temos os investidores e os tomadores de recursos como figuras centrais.

Os investidores são aqueles que possuem capital para investir em algo, como empresas e outras instituições, visando a valorização disso e o aumento desse capital. No outro lado, os tomadores de recursos são os que precisam do capital desses investidores, seja para pagamento de dívidas, financiamento ou algum fundo para capital inicial.

O mercado financeiro facilita e regula essas transações, permitindo o fluxo da economia de um país. Mas esses dois agentes não se encontram e fazem essas transações entre si, já que existe um intermediário para mediar essas relações de negócio. Então, como esse mercado financeiro realmente funciona?

Subdivisões do mercado financeiro

O mercado financeiro é um pouco complexo e, no Brasil, possui diversas instituições envolvidas. Em relação à sua composição, algumas de suas principais subdivisões são:

  • Mercado de capitais: responsável por tratar de títulos, ações e derivativos da bolsa de valores ou outras instituições financeiras.
  • Mercado de câmbio: quem trabalha com a negociação de moedas estrangeiras no país – basicamente, é a troca da moeda de um país pela moeda de outro.
  • Mercado de ações: é a conhecida bolsa de valores. No Brasil, a bolsa de valores é a BM&FBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), e todas as negociações de compra e venda de ações são intermediadas por ela.
  • Mercado de crédito: onde há a negociação de empréstimo de recursos para pessoas físicas e jurídicas que procuram capital.

Como ele funciona?

Resumidamente, o mercado financeiro funciona da seguinte forma: os intermediários, normalmente bancos, corretoras, financeiras e outras instituições facilitam a relação entre o investidor e o tomador de recurso, e, para isso, cobram uma taxa de serviço.

Um exemplo na prática: um grande empreendedor decide que quer investir parte do seu capital. Para isso, procura o banco no qual possui conta e, por meio de um CDB, realiza o investimento, auxiliado pelo gerente do banco. Esses combinam a taxa de rendimento (juros) que será paga ao investidor. Já o tomador de recurso procura o banco para conseguir um empréstimo. O banco, por sua vez, realiza o empréstimo e combina com esse a taxa de juros, em geral, maior do que a taxa de rendimento paga ao investidor. Essa diferença é a taxa de lucro da instituição intermediária.

Esse tipo de investimento (CDB) é considerado um investimento de baixo risco.

Um investimento de maior risco é o mercado de ações, por exemplo. Nesse, o investidor deve apostar suas fichas na valorização das suas ações, podendo ter muito sucesso ou fracasso, dependendo da variação do mercado. E assim, essas transações vão regendo o mercado financeiro.

Principais instituições do mercado financeiro

O Sistema Financeiro Nacional é composto pelas diversas instituições. Entre elas, podemos citar o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários e as Instituições Financeiras.

O Banco Central do Brasil é responsável por executar normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Dentre suas atribuições podemos citar:

  • Emissão de papel moeda (Real);
  • Recebimento dos depósitos compulsórios dos bancos;
  • Regulação da quantidade de papel moeda em circulação, para controlar a inflação;
  • Controle de moeda nacional e estrangeira dentro do país;

Já a Comissão de Valores Mobiliários é responsável por disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários. Caso haja descumprimento das regras estabelecidas, cabe a CVM a aplicação de punição aos responsáveis.

Por último temos as instituições financeiras. Essas são as instituições operacionais do mercado financeiro. Em geral, são os bancos comerciais, corretoras, cooperativas de crédito, bancos de investimento e semelhantes.

E quais são os tipos de investimento disponíveis no mercado financeiro?

Tipos de investimentos disponíveis

De forma resumida, o mercado financeiro oferece duas possibilidades de investimento: renda fixa e renda variável.

Os investimentos de renda fixa são previsíveis e o investidor sabe quanto irá lucrar antes mesmo de realizar o investimento. É como o exemplo citado acima, no qual um empreendedor fictício investe por meio de um CDB.

Outros investimentos de renda fixa incluem poupança, tesouro direto, LCI/LCA (Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio), debêntures, LC (Letra de câmbio), e outros.

Os investimentos de renda variável possuem risco maior e, em geral, não são tão explorados pelos pequenos investidores, em especial, pessoa física. Como o próprio nome indica, a possibilidade de variação é grande, o que torna esse modelo um pouco mais arriscado. Entre os investimentos de renda variada estão o mercado de ações, opções e derivativos na bolsa de valores, fundos de investimento de ações e multimercados e outros.

Portanto, embora apresente uma possibilidade de retorno maior e mais rápido, a renda variável possui maior risco de prejuízo do que a renda fixa.

Conclusão

Apesar de ser um pouco complexo, o mercado financeiro é uma boa opção para pessoas físicas e jurídicas que desejam aumentar seu capital. Devido aos diferentes tipos de investimento, é possível investir mesmo com pouco dinheiro: basta planejar e entender qual melhor tipo de investimento para sua situação. E se você quiser conhecer mais sobre investimentos e o mercado financeiro, pode conferir nossos outros artigos clicando aqui!