Afinal de contas, o que é Crédito Privado?
10 de fevereiro de 2017
O que você deve saber sobre os principais indicadores econômicos
14 de fevereiro de 2017
Afinal de contas, o que é Crédito Privado?
10 de fevereiro de 2017
O que você deve saber sobre os principais indicadores econômicos
14 de fevereiro de 2017

Quando se trata de investimentos e finanças, o jargão “não coloque todos os ovos em uma mesma cesta” faz parte do entendimento de muitos.

Como já escrevemos sobre diversificação de ativos, é extremamente importante alocar nossos recursos em diferentes produtos, de diferentes classes e riscos como forma de proteção.

Uma forma simples de fazer isso, é aplicando nos fundos multimercados.

Os fundos de investimentos são divididos em classes. As classes mais procuras são os fundos de investimentos em renda fixa, fundos de ações e os fundos multimercados.

Os fundos em renda fixa, como o próprio nome diz, investe os recursos dos fundos em renda fixa (como os títulos de dívida pública e privada). O mesmo ocorre com o fundo de ações, ou seja, o gestor do fundo aloca seus recursos em ações.

Mas então, em quais ativos um fundo multimercado aplica?

Os fundos multimercados possuem a mesma estrutura dos demais fundos, ou seja, preenchem todos os requisitos necessários para o fundo ser reconhecido pela CVM (comissão de valores mobiliários).

Porém, o gestor possui uma liberdade de escolha maior na hora de investir o dinheiro do fundo de investimentos multimercado.

O gestor pode tanto aplicar em renda fixa, quanto em renda variável. Isso faz com que, geralmente, esses fundos possuam maior rentabilidade que os fundos de renda fixa, e um risco menor que os fundos em ações.

Como não tem uma porcentagem definida dos produtos de cada categoria que o gestor precisa investir, cada fundo multimercado possui uma rentabilidade, risco e liquidez. Muitas vezes extremamente diferentes de outros fundos da mesma categoria.

Devido a isso, os fundos multimercados apresentam perfis, sendo basicamente:

  • Conservador: São os fundos multimercado que prezam pela rentabilidade contínua e sem muitas oscilações. Os gestores destes fundos buscam alocar seus recursos em ativos de renda fixa, e em ações de empresas mais tradicionais e consolidadas, cujos papeis tem menos volatilidade.
  • Moderado: O tipo de investidor que busca esse fundo geralmente procura maiores rendimentos. O perfil do fundo é um pouco mais agressivo que o de renda fixa, e é preciso acreditar nas políticas de investimento do gestor do fundo.
  • Arrojado: Normalmente esse investidor também investe em renda variável e tem bastante conhecimento sobre os riscos da aplicação. Os gestores destes fundos buscam rentabilidades elevadas, fazendo alavancagens e buscando ações que oscilam mais. Diferente dos fundos exclusivos de ações, os gestores buscam ter um pouco de renda fixa para amenizar a oscilação do mercado de renda variável.

 

Qual é a melhor hora para alocar meu dinheiro em fundo multimercado?

Os fundos de investimentos multimercado não são como as ações, que você precisa investir no momento certo para obter uma boa rentabilidade.

Um fundo multimercado aplica em vários produtos diferentes, entre eles algumas ações. Cabe ao gestor vender e comprar esses papéis quando ele acreditar ser um momento oportuno. No entanto, é importante lembrar que a rentabilidade do fundo não se dá apenas dessa maneira!

Há também, no portfólio de um fundo, ativos de renda fixa como os títulos de dívida pública e privada.

Com isso, o investidor não precisa se preocupar em esperar a melhor hora para aplicar no fundo multimercado, uma vez que o gestor do fundo está sempre fazendo o possível para entregar uma boa rentabilidade ao cliente.

Dica:

Em certos momentos da economia, principalmente quando as taxas de juros estão altas, é inteligente fazer aplicações em renda fixa, uma vez que as taxas entregues serão mantidas constantes e superiores àquelas em que os juros da economia estão mais baixos.

Os fundos multimercados, como já mencionamos, apresentam um risco superior aos de ativos de renda fixas; logo se os produtos de renda fixa apresentam uma rentabilidade parecida com os fundos multimercados porém com menos risco, os últimos acabam sendo menos procurados.

Quem estava atento a última queda de juros, que ocorreu em meados de 2009, percebeu nitidamente que, pessoas que investiam em renda fixa motivados pelos rendimentos seguros e atraentes, estavam migrando para fundos multimercado. Uma vez que, com o juros baixos, a rentabilidade paga nos papéis de renda fixa diminuiu.

O mesmo está acontecendo agora, final de 2016 e em 2017.

As taxas pagas para os investidores de renda fixa em 2015 e no início de 2016 não são encontradas mais no mercado, já que a taxa de juros está em queda.

Mais uma vez, os investidores estão preferindo investir seus recursos nos fundos de investimentos multimercado, migrando suas aplicações.

Não se iluda

Você deve estar pensando: “então a alta do juros é ótima!”, mas a realidade não é essa.

Além da alta taxa de juros implicar em um impacto negativo em nossas vidas, como o aumento do desemprego, aumento da inflação e diminuição do nosso poder de compra, a taxa de juros alta também representa maior risco aos investidores.

Quando a taxa de juros está elevada, geralmente o país está passando por uma fase ruim em sua economia, o que faz com que o risco de quem investe em renda fixa acabe sendo maior.

Uma alta rentabilidade sempre vem acompanhada de um alto risco. Guarde isso para sua vida como investidor inteligente do mercado financeiro.

Conclusão

Os fundos de investimentos multimercados são ótimos para quem tem uma quantia de dinheiro restrita e quer diversificar! Mas, antes de aplicar no mesmo, analise os riscos do fundo, as oscilações que o mesmo está exposto e claro, as rentabilidades.

Nunca invista em um fundo sem antes estar ciente do valor cobrado pela taxa de administração, pois a mesma pode fazer com que seus retornos sejam menores!

Sugiro que, para compreenderem melhor o que constitui um fundo, leiam o texto sobre os fundos de investimentos. Vocês irão entender como funciona e qual a segurança que o mesmo apresenta para seus investidores.

Caso ainda possuam alguma dúvida sobre como investir, sugiro que procurem um assessor de investimentos, ele estará apto a apresentar várias opções de fundos. Assim, você poderá escolher a que melhor se encaixa em seu perfil para atender suas necessidades!