Você ainda guarda dinheiro em casa? Descubra porque não deveria

Reserva de emergência: O que é? Quanto devo ter nela?
16 de outubro de 2017
Ibovespa: O que é? Para que serve? Como usá-lo a seu favor?
20 de outubro de 2017
Reserva de emergência: O que é? Quanto devo ter nela?
16 de outubro de 2017
Ibovespa: O que é? Para que serve? Como usá-lo a seu favor?
20 de outubro de 2017

Conseguir economizar algum dinheiro no final do mês, depois de ter pagado todas as contas, é algo bem difícil. Sem um bom planejamento financeiro ou um orçamento familiar, o dinheiro acaba indo embora sem que se saiba como ou pra onde ele foi. Surge um gasto extra ali, uma comemoração inesperada aqui e, quando você percebe, é tarde demais e não há mais nada para guardar.

Ter disciplina para juntar algum dinheiro é mesmo uma tarefa complicada. E é por isso que, se você está conseguindo fazer isso, precisa tomar cuidado para que seu esforço seja compensado e você não acabe perdendo rentabilidade ou tome prejuízos.

Algo que você nunca deveria fazer, por exemplo, é guardar o dinheiro das suas economias em casa. Sabe a velha história do porquinho que está cheio há 10 anos ou do dinheiro guardado debaixo do colchão? De forma alguma isso deve ser uma realidade em sua rotina!

Guardar dinheiro em casa é uma ação antiquada e que, nas condições atuais, não faz o menor sentido se você valoriza o seu dinheiro. Em vez de deixar o dinheiro parado, o melhor é pensar em boas formas de fazer com que ele “trabalhe para você”.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo.

Razões para não guardar seu dinheiro em casa

Foi-se o tempo em que deixar todo o seu dinheiro em casa era a melhor opção em termos financeiros. Hoje, quem quer garantir bons resultados com aquilo que economiza, jamais deve deixar o dinheiro no cofre ou embaixo do colchão. E isso se deve principalmente à duas coisas: a desvalorização e, claro, a falta de segurança dessa ação.

Com as variações nas taxas do mercado financeiro, principalmente da inflação, o nosso dinheiro sofre constantes desvalorizações. Se hoje com 5 reais você compra 10 pães na padaria, pode ser que daqui a 5 anos, você só consiga comprar metade com o mesmo dinheiro.

O mercado é difícil de prever e, com o dinheiro guardado em casa, você fica sujeito à essas mudanças e aos prejuízos que elas trazem. Já com suas economias aplicadas de alguma forma, você consegue rendimentos que superam a inflação e, portanto, não sofre tanto com os impactos dessas variações. Portanto, não deixe seu porquinho cheio por muito tempo e nada de guardar dinheiro embaixo do colchão!

Além disso, outro fator extremamente importante é em relação à segurança desse dinheiro. Por mais que você tenha uma casa protegida e tome todas as medidas cabíveis para zelar por seu patrimônio, não é possível prever certas coisas e você pode acabar tendo prejuízos desnecessários. Ter muito dinheiro em casa atrai atenção – mesmo que você ache que não – e isso pode acabar levando a situações desagradáveis e perigosas.

Com tudo isso em mente, você deve estar se perguntando: mas o que fazer com meu dinheiro então? E é isso que vamos responder à seguir.

O que fazer com suas economias?

Frente à esse cenário, a melhor opção para quem quer ter bons resultados com o dinheiro, é fazer investimentos inteligentes.

Com isso, muita gente pensa logo na popular poupança, mas é bom saber que ela é quase tão ruim quanto deixar o dinheiro guardado em casa, já que seu rendimento na maioria das vezes é inferior à inflação.

Felizmente, existem investimentos tão simples quanto a poupança e que podem te trazer retornos muito melhores. Se você não tem familiaridade com nenhuma aplicação e quer algo para começar, pode pensar em aplicar suas economias em:

Aqui você confere um artigo completo sobre o diferencial de cada uma dessas opções para quem vai começar a investir. Vale a pena conferir!

Estes são investimentos mais simples e que são ótimos para iniciar sua atuação no mercado financeiro. Claro que no final das contas é preciso levar em conta as suas necessidades e expectativas para escolher o investimento ideal, mas essas são boas opções.

Hora de dar um bom destino ao seu dinheiro!

Agora que você já sabe dos riscos e desvantagens de deixar suas economias guardadas em casa, é hora de dar um bom destino ao seu dinheiro! Sabendo das opções de investimento disponíveis, faça um plano de aplicação – mapeando seus objetivos, necessidades, e levando em conta sua realidade – e comece a ter retorno com aquilo que você consegue poupar!

Começar a investir pode assustar algumas pessoas, mas com informações de qualidade e uma boa orientação, não há porque evitar isso! Os resultados são surpreendentes e podem te ajudar a realizar seus sonhos, independente de quais eles sejam.

Fique ligado em nossos conteúdos, que estão cheios de informações valiosas para quem está entrando no mercado agora, e, se precisar, fale também com a equipe da 3A! Nós podemos te ajudar a encontrar as melhores opções de aplicação para você.

Não deixe também de compartilhar esse texto em suas redes sociais, para prevenir outras pessoas sobre os riscos de deixar dinheiro guardado em casa!