Entenda porque o medo de investir deve ser deixado para trás

05 erros que você não deve cometer ao investir no Tesouro Direto
27 de novembro de 2017
Quais os principais fatores que interferem no preço da moeda?
5 de dezembro de 2017
05 erros que você não deve cometer ao investir no Tesouro Direto
27 de novembro de 2017
Quais os principais fatores que interferem no preço da moeda?
5 de dezembro de 2017

O brasileiro, em geral, tem ideias distorcidas sobre investimentos, o que acaba gerando medo e promove uma “cegueira financeira” em muitas pessoas. Quatro fatores tem contribuição enorme para difundir tal medo, sendo dois deles relacionados a aspectos históricos do país, e os outros dois relacionados à falta de conhecimento. Para superar o medo, é importante entender de onde ele surgiu e porque deve ser deixado para trás.

Inflação alta

Entre as décadas e 80 e 90 a inflação era tremendamente alta, ou seja, o preço dos produtos sofria aumento extremo de um mês para outro. Dessa forma, guardar dinheiro era sinônimo de perder poder de compra; foi desse ponto que surgiram as compras do mês e a crença de que comprar imóveis é sempre a melhor opção.

Apesar dessa situação não ser mais corrente no país, as pessoas mantiveram suas crenças da época, dessa forma não poupam e, quando guardam dinheiro, muitas preferem comprar imóveis e lotes, ativos sem liquidez e que nem sempre sofrem grande valorização.

Hoje a situação é estável. É claro que variações são comuns, mas não se comparam à época da hiperinflação. A grande maioria dos investimentos supera a inflação e, assim sendo, essa crença não faz sentido nos dias atuais. Poupar é sim uma ótima ideia.

Confisco das poupanças

O segundo aspecto histórico que marcou, negativamente, os brasileiros, foi o confisco das poupanças, em 1990, no governo Collor. A desconfiança e medo gerados nessa época se perpetuaram com as famílias que foram afetadas por esse fato.

Entretanto, hoje é praticamente nula a probabilidade que isso ocorra novamente. Na Emenda constitucional nº32/2001 consta:

  • 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

II – que vise à detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;

Além disso, seria uma enorme perda de credibilidade para o governo brasileiro, o que afastaria os investidores. Portanto, apesar de muitas famílias manterem o ‘pé atrás’ com os investimentos, o medo causado por esse aspecto também não faz sentido nos dias atuais.

 

Todo Investimento é de alto risco

As crenças de que todo investimento é arriscado, que bolsa de valores é cassino, e que a única alternativa segura é a poupança são muito comuns no país. Entretanto essas crenças não tem base factível, ou seja, é sim possível investir em opções de boa rentabilidade e baixo risco.

Além disso, existem alternativas de investimento que são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em valor de até R$250.000,00 por instituição, por CPF. Isso significa que, caso a instituição financeira venha a falir, o fundo cobrirá o valor de seus investimentos em até R$ 250.000,00. Leia sobre quais investimentos recebem cobertura do FGC aqui.

Educação Financeira

A carência de Educação Financeira nas escolas é um dos principais obstáculos no que diz respeito a investimentos no Brasil. Os brasileiros, por não terem contato com termos comuns da Economia (Taxa Selic, IPCA, CDI, juros, etc.), acreditam que somente pessoas que estudam frequentemente sobre o assunto podem investir de maneira correta.

A omissão da educação financeira, na infância e adolescência, faz com que o brasileiro se torne um adulto com tendência a endividamento e sem inteligência financeira desenvolvida.

A boa notícia é que, com a internet, fica fácil obter informação e, para aqueles que pretendem evoluir nesse aspecto, blogs, como este, revistas e notícias, sempre podem ajudar a construir conhecimento.

O melhor é que não é necessário ser um expert em investimentos para investir. Buscar a ajuda de um assessor de investimentos é ótima ideia para aqueles que procuram maior segurança na hora de investir.

Caso queira investir, mas não sabe como começar, não hesite em contatar a 3A.