Nunca saiu da poupança? Tenha a motivação que você precisa!

Descubra os títulos do governo e como investir!
1 de fevereiro de 2017
Aprenda os jargões do mercado financeiro
6 de fevereiro de 2017
Descubra os títulos do governo e como investir!
1 de fevereiro de 2017
Aprenda os jargões do mercado financeiro
6 de fevereiro de 2017

O custo de oportunidade de deixar seu capital aplicado em sua poupança é altíssimo hoje em dia.

O medo de investir em produtos não tão seguros, o desincentivo do banco na hora de oferecer outras aplicações e a falta de conhecimento sobre o assunto são obstáculos que impedem seu dinheiro de trabalhar mais para você!

No texto de hoje, vou apresentar vários motivos para você dizer adeus à poupança e ver o seu patrimônio aumentar!

Há outros produtos com a mesma segurança da poupança?

Sim. A poupança é classificada como um investimento de renda fixa. Porém existem produtos similares, como o CDB (Certificado de depósitos bancários), LCI (Letra de crédito imobiliários, LCA (Letra de crédito do agronegócio), o tesouro direto, entre outros.

A grande vantagem da poupança é a proteção do Fundo garantidor de crédito (FGC), o qual assegura até R$ 250.000 por CFP e por instituição financeira.

O que nem todos sabem é que o mercado possui outros produtos com a mesma proteção do FGC, como os CDBs, LCIs, LCAs.

Com isso, devemos esquecer a ideia de que o investimento mais seguro do mercado é a poupança.

Comodidade

O investimento na poupança está apenas a uma TED de distância do investidor, o que torna ele o investimento mais prático e fácil, certo? Errado.

Quando você investe através de uma plataforma, a simplicidade e a facilidade na hora de investir continuam as mesmas, porém em aplicações que têm uma rentabilidade muito superior.

A comodidade de manter o dinheiro na poupança pode implicar em perda do seu poder de compra. E como isso ocorre? Inflação!

A inflação representa quanto o nível dos preços do país aumenta, ou seja, quanto o seu dinheiro perde valor. Logo, o ideal é investir para obter ganhos reais e se resguardar, ao menos, da inflação.

O que acontece com a poupança é que a sua rentabilidade, em alguns anos como em 2015, foi inferior a taxa de inflação, IPCA, o que levou a desvalorização do dinheiro de quem manteve seu capital investido nessa aplicação.

A sensação de ver o seu dinheiro rendendo minimamente em seu banco é apenas uma ilusão, se esse valor não foi superior a inflação.

Porque meu gerente não me incentiva a mudar de investimento?

gerente, como já expliquei em vários outros textos, não é o seu assessor de investimentos; ou seja, ele vai te sugerir apenas os produtos e as mudanças que serão positivos para eles e para o banco.

Não estou dizendo aqui que os gerentes são pessoas ruins. Porém as metas aplicadas a eles são cada dia mais rígidas, o que leva a um desalinhamento de interesses entre ele e você.

Quando um banco coloca seus produtos (como LCI, CDB..) no mercado, ele está tentando captar dinheiro para financiar suas atividades, e para isso eles oferecem uma taxa ao investidor.

Como exemplo, vou usar a letra de crédito imobiliário (LCI). Nesse investimento, o banco lança o produto no mercado no qual inúmeros investidores tem a oportunidade de comprá-lo. A compra representa um empréstimo do investidor para o banco.

A emissão da LCI se da a partir do lastro gerado por um empréstimo para financiamento do setor imobiliário, onde o banco emite a LCI para se capitalizar.

Esse investimento só é atrativo para os investidores porque a instituição bancária que emitiu o produto se compromete a pagar juros sobre o valor aplicado.

Cada produto busca financiar algo, ou seja, financiar o banco, o governo ou empresas privadas.

Já com o dinheiro arrecadado na poupança, o banco o utiliza para transformar em empréstimos para pessoas físicas que desejam adquirir algum imóvel.

Porém, a grande chave para a desmotivação do gerente em te apresentar outros produtos com remuneração superior está no valor que esse dinheiro custa para o banco. O dinheiro proveniente da poupança é extremamente barato, já que a taxa de juros que ele paga para você, investir de poupança, é bem inferior ao que ele precisa remunerar os investidores de outros produtos, como a LCI.

Falta de conhecimento sobre outras aplicações

Quando a gente não domina um assunto, tudo se torna mais complicado…

Hoje em dia, com o nosso blog, buscamos apresentar o mercado financeiro para os nossos leitores de forma simples, para que vocês possam perceber sozinhos que nem sempre os investimentos sugeridos pelos gerentes são os melhores.

Além disso, com a disseminação das corretoras, há o cuidado dos assessores de investimentos; diferentemente do gerente do banco, não há desalinhamento de interesse, uma vez que os mesmos não tem metas de venda de produtos para bater.

Rentabilidade

Esse já foi um tópico muito falado durante o texto, porém gostaria de frisar a importância de se ter uma boa rentabilidade para manter o seu patrimônio.

No mercado financeiro, quanto maior a rentabilidade que o produto oferece, geralmente maior é o risco que se corre; porém quando o assunto é renda fixa, essa rentabilidade e esse risco não serão tem altos quanto os da renda variável, como as ações.

O seu dinheiro, em uma boa aplicação, pode gerar lucros e, consequentemente, uma renda extra além da sua renda tradicional. Vale a pena sair do banco e ir para uma corretora para usufruir os benefícios que o mesmo te proporciona, como o alinhamento de interesses e as boas rentabilidades.

Conclusão

O nosso dinheiro, poupado com muito esforço e trabalho, não merece perder o seu valor. Como já mostrei no início do texto, há produtos com a mesma segurança que a poupança porém com uma remuneração superior.

Criam-se muitos mitos e dificuldades acerca da transferência do seu dinheiro da poupança para a corretora, porém isso é tão simples e prático que, quem procura saber mais sobre isso se impressiona.

As corretoras são tão seguras quanto os bancos, procure uma de sua confiança e se surpreenda!