QUAIS SÃO OS CERTIFICADOS DO MERCADO FINANCEIRO?

O que são os fundos cambiais e como investir ?
2 de junho de 2017
Clube de Investimento, como funciona?
8 de junho de 2017
O que são os fundos cambiais e como investir ?
2 de junho de 2017
Clube de Investimento, como funciona?
8 de junho de 2017

São vários os certificados na área do mercado financeiro que podem ser adquiridos. Os certificados são formas de controlar e manter profissionais bem preparados para diferentes áreas do mercado. Cada vez mais brasileiros querem conseguir esse marco em suas vidas para aprimorar e se tornarem mais eficientes em suas profissões.

Cada certificado tem uma forma de ‘selo de qualidade’ e status. Certamente qualquer profissional que atua na área do mercado financeiro já pensou em estudar para fazer uma prova.

Nesse texto vamos mostrar em detalhes como funciona cada certificado e como pode ser útil para o profissional.

 

CPA – CERTIFICADO PROFISSIONAL ANBIMA

 

CPA -20

Este é um certificado destinado para profissionais que exercem funções com vendas de produtos financeiros para investidores com um capital de R$ 300.000,00 para cima. Não precisa de nenhum pré-requisito para poder fazer a prova. Essa prova costuma ter 60 questões, sendo que para passar é necessário 70% de aproveitamento.

CPA -10

O CPA-10 é de certa forma muito parecido com o CPA -20 que analisamos anteriormente, porém, para profissionais que negociam com investidores com um capital abaixo de R$ 300.000,00. Igualmente ao certificado anterior é necessário 70% de aproveitamento na prova, porém são apenas 50 questões.

CNPI – CERTIFICADO NACIONAL DO PROFISSIONAL DE INVESTIMENTO

Esse certificado foi lançado justamente para elevar o patamar de conhecimento e profissionalismo no Brasil no mercado financeiro. Esse certificado é destinado para profissionais que querem dar opiniões, analises e emitir relatórios. Obtendo esse certificado, o profissional é liberado pela CVM de publicar relatórios expondo sua opinião. Dentro dessa certificação existem três divisões. CNPI (analistas fundamentalistas), CNPI-T (analistas técnicos) e CNPI-P que abrange as duas certificações.

 

CFP: CERTIFIED FINANCIAL PLANNER

Esse certificado permite o profissional a atuar como consultor de investimentos, criando estratégias para cada diferente perfil de cliente. A prova tem 6 etapas diferentes e assim que conseguido o certificado, tem somente dois anos de validade. Para realizar o exame, é necessária uma experiência no mercado financeiro de três anos. Esse certificado fica muito bem no currículo profissional e um grande diferencial para gestoras com muito patrimônio.

CGA: Certificado de Gestores ANBIMA

Para o profissional que deseja administrar carteiras, portfolios ou grandes fundos de investimentos, é obrigatório obter o CGA. O exame ocorre de duas a quatro vezes por ano e para passar, acertar 70% das questões.

 

CFA: CHARTERED FINANCIAL ANALYST:

O CFA é um certificado de alto nível e muito desejado por profissionais. Ele não é necessário para uma profissão, ou área especifica, porém ele tem um peso grande de qualidade. Esse certificado é diferenciado de outros, pois demanda um alto nível de conhecimento. Para conseguir esse certificado é necessário passar por três diferentes etapas.

 

AGENTES AUTÔNOMOS  E EMPREGADOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:

Para se tornar um agente autônomo de investimentos, o profissional deve fazer a prova da Ancor (Associação Nacional das Corretoras de Valores). A prova contem 80 questões e não precisa fazer outra prova de pré-requisito.

O agente autônomo é um profissional que trabalha como um intermédio entre o investidor e o produto financeiro.

Conclusão

São vários certificados e varias possibilidades no mercado financeiro. Você que deseja ter um certificado, é bom se atentar e conhecer cada detalhe de cada um para que possa escolher o mais adequado a sua área de trabalho. Espero que tenham gostado!