Qual é o meu perfil de investidor? Quais os produtos recomendados?

A selic caiu: o que fazer?
24 de fevereiro de 2017
10 dicas para economizar dinheiro em 2017!
3 de março de 2017
A selic caiu: o que fazer?
24 de fevereiro de 2017
10 dicas para economizar dinheiro em 2017!
3 de março de 2017

Pode parecer não muito importante, mas identificar o seu perfil de investidor é imprescindível. Investir em ativos que não são adequados para o seu perfil pode causar frustração e muita ansiedade.

O objetivo do post de hoje, é apresentar as características de cada perfil e os produtos recomendados para os mesmos.

Investidores que são avessos ao risco, porém ainda não fizeram uma análise do seu perfil, podem ficar deslumbrados pelas altas rentabilidades do mercado de renda variável (como ações) e acabar se frustrando. Ou pior, podem perder muito dinheiro se não feito de forma correta.

Perfis:

Arrojado

As pessoas que possuem esse perfil como investidor gostam de aventuras e estão acostumados com o sobe-e-desce do mercado de renda variável.

Geralmente são investidores que sabem um pouco mais sobre o mercado financeiro e estão dispostos a gastar um pouco do seu tempo fazendo suas transições no home broker (plataforma onde ocorrem as negociação do mercado).

Diferente do que muitos pensam o mercado para investidores arrojados não está apenas no ato de comprar e vender ações. Há os derivativos, os mini contratos, ETF’s, fundos de investimentos e índices.

Todos esses produtos apresentam risco. Um risco superior que os ativos de renda fixa. Ganhar e perder dinheiro faz parte da rotina de um investidor arrojado; logo se você não suportaria ver o seu dinheiro diminuindo, você não possui esse perfil.

Mas e para aqueles que desejam participar desse mercado e não possuem tempo para operar?

Para esse público, existem outras formas de investir seu dinheiro, e o melhor, através de profissionais! Os fundos de investimentos em ações são geridos por profissionais que ficam à disposição para vender e comprar as ações, operar alavancado e todas as opções disponíveis no mercado para ganhar dinheiro.

Os fundos, assim como o resto do mercado de renda variável, apresenta muito risco. Porém, a grande vantagem em alocar seus recursos nesse tipo de investimento é que você não precisa se preocupar em se atualizar diariamente sobre os acontecimentos do mercado ou estudar para se tornar um trader (quem opera em bolsa de valores).

Dica:

Análise muito bem as opções de fundos de investimentos em ações. Há fundos com rentabilidades muito superiores a outros. Análise também a lâmina do fundo para entender melhor qual é a estratégia do gestor e como funciona o fundo que você está investindo.

Procure fundos através de corretoras, onde as possibilidades são várias, fazendo com que você consiga achar o fundo que mais atenda suas necessidades.

 

Moderado

Esse tipo de investidor é aquele que quer obter rentabilidades superiores ao da renda fixa (falaremos mais dela no perfil conservador), porém com riscos inferiores ao de mercado de ações.

Geralmente a carteira desses investidores possuem investimentos das duas classes, fazendo com que o objetivo do cliente seja alcançado.

Esse público geralmente gosta de entender um pouco mais sobre o mercado financeiro e o que está acontecendo no micro e macro ambiente, porém não possuem tempo nem estômago para investirem apenas nos ativos de renda variável.

Nas carteiras moderadas, há sim oscilações e chances de perda do patrimônio, porém em proporções muito menores aos apresentados nas carteiras exclusivas de ações. Há um produto destinado para essas pessoas: Os fundos multimercados.

Assim como os fundos de ações, a carteira de um fundo multimercado é muito diversificada. A grande diferença fica na estratégia do gestor e nos ativos que ele vai alocar.

A categoria de multimercados proporciona ao gestor do fundo uma maior flexibilidade e autonomia para alocar o capital em ativos de diferentes classes. Dado essa liberdade, os fundos multimercados apresentam riscos e retornos diferentes uns dos outros. Há fundos multimercados que oscilam muito, ou seja, a estratégia do gestor é alocar uma grande parte do capital em ativos de renda variável, e uma porcentagem mínima em ativos de renda fixa.

Há também os fundos com riscos médios, onde o gestor tenta obter sempre resultados superiores ao do CDI porém não almeja um retorno tão alto quanto outros fundos mais arrojados.

Até o perfil de investidor conservador (falaremos mais dele abaixo) possui seu espaço nos fundos multimercados.

Vale a pena pesquisar e consultar seu assessor para averiguar as inúmeras opções de fundos multimercados que sua corretora possui, e escolher aquele mais enquadre em seu perfil.

Assim, fica mais fácil obter bons resultados com riscos menores.

 

Conservador

A maioria dos investidores brasileiros se encontra nessa classe.

Nós, brasileiros, não temos a cultura de adicionar ações em nossas carteiras de investimentos, e o motivo é o mais simples: não conhecemos o mercado, logo temos medo de investir.

Como nossa taxa básica de juros (Selic) sempre foi muito mais elevada que as taxas de juros básicas de países desenvolvidas, como os Estados Unidos e países da Europa, somos acostumados com produtos seguros, de renda fixa, com boas rentabilidades.

Com isso, por que arriscar?

Nós preferimos continuar com uma rentabilidade razoável porém com a certeza que nosso dinheiro está lá, guardado.

Os produtos mais comuns para esses investidores são a Letra de crédito imobiliário (LCI), a letra de crédito do agronegócio (LCA), os Certificados de depósito bancário (CDB) e o tesouro direto.

Esses produtos, com exceção do tesouro direto, possuem a segurança do FGC, o que é uma segurança extra para o investidor.

O FGC (Fundo garantidor de crédito), uma instituição sem fins lucrativos, garante para o investidor até 250.000,00 por CPF e instituição financeira. Isso traz uma grande segurança para os conservadores.

 

Conclusão:

A partir da análise e identificação do perfil, fica mais fácil e certeiro a alocação de seus recursos em produtos que irão atender suas necessidades.

Quando você chega em uma corretora pela primeira vez e nunca ouviu falar sobre o que é um perfil de investimento, fica muito mais difícil tanto pro assessor te apresentar as opções adequadas para você, quando na hora de você escolher a melhor aplicação.

Nosso mercado financeiro está repleto de bons produtos para todos os perfis de investidor, então procure um assessor de confiança e aprenda e invista melhor!