Reserva de emergência: O que é? Quanto devo ter nela?

Como pagar mais barato no câmbio?
11 de outubro de 2017
Você ainda guarda dinheiro em casa? Descubra porque não deveria
18 de outubro de 2017
Como pagar mais barato no câmbio?
11 de outubro de 2017
Você ainda guarda dinheiro em casa? Descubra porque não deveria
18 de outubro de 2017

Por mais que você se organize e mantenha sua vida financeira seguindo um bom planejamento, é necessário entender que imprevistos sempre acontecem. Então, é preciso estar preparado para lidar com eles e ter uma reserva financeira, por exemplo, pode ser um bom começo.

É preciso pensar que o futuro é incerto e que nunca conseguiremos saber exatamente o que ele nos reserva. Por exemplo, daqui a alguns meses pode ser que você tenha defeitos em seu carro, tenha que lidar com algum problema de saúde ou acabe ficando sem emprego. Esses são cenários que a maioria das pessoas não gosta nem de considerar, mas é preciso pensar neles e, mais do que isso, é preciso ter uma solução caso eles cheguem.

Nesses momentos, ter algum dinheiro sobrando é muito importante e pode fazer toda a diferença entre encarar o problema com tranquilidade ou com total desespero. Por isso, independente do seu salário ou se você investe ou não o seu dinheiro em alguma aplicação, ter uma reserva financeira é essencial.

Aqui mesmo no Blog da 3A, nós sempre falamos sobre essa reserva como uma forma de evitar imprevistos quando se investe em algo mais arriscado – como as ações. Mas, claro, ela pode ser usada também em outras situações.

E afinal de contas, você sabe mesmo o que é uma reserva financeira? Já parou pra pensar na quantia que você precisa ter para que ela se configure realmente como uma reserva? Muita gente ainda tem dúvidas sobre esses pontos e pode acabar comprometendo a eficácia do dinheiro que guarda.

Por isso, para te ajudar a entender tudo e a se organizar, nós preparamos este artigo. Continue lendo e descubra tudo sobre reservas financeiras!

O que é e para que serve uma reserva de emergência?

Como o próprio nome diz, uma reserva de emergência é uma quantia em dinheiro que será reservada para que se use em casos inesperados, como uma perda de emprego, um acidente, uma doença ou etc.

Esse dinheiro deve ficar investido de forma segura e só deve ser utilizado em casos que realmente configurem uma emergência. Trocar de carro não é uma emergência, assim como viajar de férias não é uma emergência. Esses são desejos e devem ser realizados com o dinheiro proveniente de outras fontes.

Quanto eu devo ter nela?

A principal dúvida da maioria das pessoas quanto à reserva de emergência é: de quanto ela deve ser? E não existe uma resposta numérica exata para essa pergunta, uma vez que o valor dependerá muito da renda da pessoa (ou da família) e de qual é o padrão de consumo.

Diante disso, existem duas formas de calcular a quantia ideal para sua reserva: de acordo com suas despesas e de acordo com seus ganhos.

Se optar pela opção das despesas, a primeira coisa a se fazer é anotar todo dinheiro que você gasta no mês. Separe as contas fixas, como as de água, luz, telefone, celular e internet, e anote também todas as despesas variáveis, como refeições fora de casa, idas ao cinema e vestuário. Então, o valor final deve ser uma média do que você gasta normalmente durante um mês.

Para uma reserva de emergência básica, o ideal é que você tenha dinheiro suficiente para conseguir pagar todas as suas despesas durante 6 meses. Mas, se possível, o ideal é pensar mais a frente e ter uma quantia que supra um período de 12 meses. Portanto, você deve então multiplicar o valor total das suas despesas por 6 ou 12, como desejado, e o resultado indicará o quanto você precisa ter.

Caso você opte por fazer a reserva de acordo com seus ganhos, tudo que você precisa é anotar todas as suas entradas mensais e, assim como na situação anterior multiplicar o valor total obtido por mês por 6 ou por 12.

Para que os cálculos deem certo, é sempre importante lembrar que você deve gastar menos do que o total que ganha e, idealmente, não deve ter dívidas ou gastos extras.

Como a reserva deve ser utilizada?

Caso você tenha uma emergência e precise do seu dinheiro, o ideal é que você tente manter um padrão de vida igual ou abaixo ao que você já adota, e que não saia gastando com a falsa ilusão de quem tem mais do que vai precisar.

Como já dissemos, períodos de crise são sempre incertos e a reserva não deve ser usada para cobrir regalias ou coisas do tipo, mas sim para te dar mais tranquilidade para lidar com uma situação problemática.

Por fim, é importante lembrar que você nunca deve deixar o dinheiro da sua reserva guardado em casa ou em uma poupança. Afinal de contas, você precisa manter essa quantia segura e evitar que ela sofra desvalorizações. Portanto, o ideal é procurar por um investimento de baixo risco e que você possa resgatar a qualquer momento, como alguns fundos de renda fixa ou CDBs.

Todo mundo precisa de uma reserva e ela deve ser feita com muito cuidado! Caso você queira mais orientações para montar a sua, não deixe de falar com a equipe da 3A. Vamos adorar te ajudar.

E se você curtiu este texto, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais!