Entenda tudo sobre o Tesouro Selic

Entenda sobre investimentos de médio prazo
14 de fevereiro de 2019
3A Investimentos na Expert XP 2019
7 de agosto de 2019
Entenda sobre investimentos de médio prazo
14 de fevereiro de 2019
3A Investimentos na Expert XP 2019
7 de agosto de 2019

Provavelmente você já sabe que é possível fazer o seu dinheiro render por si só e, por causa disso, você está em busca de maneiras seguras de fazer isso acontecer, certo? Se você é um investidor que procura aplicar o seu dinheiro com a flexibilidade de conseguir resgatá-lo quando quiser, sem perda de lucro, o Tesouro Direto é uma boa opção!

Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo o Tesouro Selic, título do Tesouro Direto e um dos investimentos mais recomendados para os novos investidores, por sua segurança e sua rentabilidade.

O que é um título Tesouro Selic?

Os títulos do Tesouro são os investimentos de menor risco da nossa economia, pois são cobertos pelo Tesouro Nacional. Dentre os títulos que são emitidos pelo Tesouro Nacional, há opções de médio e longo prazo, como:

  • Tesouro IPCA+
  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro IPCA+ com juros semestrais
  • Tesouro Prefixado com juros semestrais

Além disso, para investimentos de curto prazo existe o Tesouro Selic, um título pós-fixado do Tesouro Nacional cuja rentabilidade acontece de acordo com a variação da taxa Selic, a taxa de juros básica da economia, ou seja, é o valor mínimo de retorno no mercado financeiro.

O Tesouro Selic é o título menos volátil do Tesouro e é indicado para investimentos de curto prazo ou para compor a reserva de emergência do investidor. Por apresentar uma baixa volatilidade, caso você opte por investir no Tesouro Selic e precisar realizar uma venda antecipada, perdas serão evitadas. Porém é interessante lembrar que a sua rentabilidade tende a ser menor do que a dos demais títulos.

Como funciona o Tesouro Selic e quais são as vantagens de investir neste tipo de título do Tesouro Direto?

Você já sabe que no Tesouro Selic é possível garantir a rentabilidade básica de juros da economia, mas, além disso, o Tesouro Selic é o único título que não possui rentabilidade negativa, garantindo segurança ao seu investimento.

Outra vantagem do Tesouro Selic é o seu fluxo de investimento, que é bastante simplificado: somente uma aplicação e um resgate. São apenas três passos para começar a investir no Tesouro Selic:

  1. Antes de mais nada você precisa criar uma conta em alguma corretora de investimentos. O processo é simples, bastando informar alguns dados cadastrais.
  2. Em seguida é preciso transferir o valor que você deseja investir de sua conta do banco para a conta de investimento que você criou.
  3. Agora basta deixar que o seu dinheiro comece a trabalhar! Caso o seu objetivo seja fazer uma reserva de emergência, por exemplo, o ideal é ter uma recorrência de investimento, transferindo mensalmente uma quantia a ser definida por você.

Poupança ou Tesouro Selic?

A segurança do Tesouro Selic é um de seus maiores benefícios. Neste tipo de investimento, você “empresta dinheiro para o governo” e recebe juros pelo empréstimo, de maneira que os riscos de perda são praticamente inexistentes, não importando o tempo de aplicação ou a data do resgate.

Quando falamos da relação entre risco do investimento e o seu rendimento é possível pensar que, quanto mais arriscada for a aplicação, maior é a probabilidade de um grande retorno. Desta forma, o contrário também é válido, quando mais conservador (e seguro) o investimento, menos rentável ele será.

Outro fator que influencia na rentabilidade é a liquidez do investimento. Como liquidez, entenda a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, em outras palavras, a liquidez é a facilidade com que um investimento voltará a ser dinheiro para o investidor.

Geralmente, quanto maior a liquidez de um investimento, menor é a sua rentabilidade, porém, o dinheiro estará ali, disponível para você quando for necessário. É por isso que investimentos desse nível são indicados para criar uma reserva de emergência ou quando você precisa fazer retiradas rápidas.

Em se tratando de liquidez de investimento X rendimento, o Tesouro Selic é, sem dúvidas, a melhor opção, de maneira que ele é bastante indicado para aqueles que querem retirar as suas economias da poupança. No Tesouro Selic é possível sacar sempre que você quiser, sem perdas, ao contrário de investimentos nos quais é preciso esperar a data de vencimento para que a rentabilidade seja boa.

Além de ser seguro, o Tesouro Selic é um investimento com rentabilidade acima da poupança, por isso, não espere nem mais um segundo e comece já a investir neste tipo de título.

Conclusão

O Tesouro Selic possui uma boa relação entre liquidez e rentabilidade. Com liquidez diária, ele é um ótimo título para investidores que buscam segurança e facilidade de saque antecipado sem perder a rentabilidade.

Se você se identificou com este perfil, chegou a hora de começar a investir no Tesouro Selic. Lembrou de algum amigo ou amiga que está em dúvidas de como esse tipo de investimento funciona? Compartilhe o artigo com eles. Depois, entre em contato com a gente, vamos te ajudar a sanar todas as suas dúvidas sobre o Tesouro Selic e te auxiliar a começar a investir no Tesouro Direto ou em outras aplicações que tenham seu perfil.