O que é a Selic? Como ela impacta minha vida?

5 dicas para jovens investidores terem sucesso desde sempre
31 de março de 2017
Como Declarar Meus Títulos do Tesouro no IR?
6 de abril de 2017
5 dicas para jovens investidores terem sucesso desde sempre
31 de março de 2017
Como Declarar Meus Títulos do Tesouro no IR?
6 de abril de 2017

O que é a Selic e como ela impacta minha vida

Quando decidimos aprender um pouco mais sobre a economia do país ou sobre o mundo financeiro ficamos perdidos sobre por onde começar.

Um bom primeiro passo seria entender o que é a Taxa Selic e como ela interfere em nossas vidas.

Diferentemente do que muitos pensam, a Selic afeta quase todas as outras taxas de juros do país, logo você será afetado pela sua alteração. Não são só os investidores do mercado financeiro que sofrem com as mudanças da Selic, somos todos nós, de um jeito ou de outro.

O intuito do post de hoje é mostrar para vocês como a Selic funciona e como ela afeta sua vida, tanto positivamente quanto negativamente.

O que é a Selic

A taxa Selic é comumente chamada de taxa básica da economia ou simplesmente taxa livre de risco. É responsável por outras taxas usadas no nosso mercado, como as taxas cobradas pelos bancos em empréstimos e até mesmo a taxa de inflação.

A taxa Selic representa, basicamente, o risco do país.

Como exemplo, tivemos a taxa de 2015 na casa dos 14%, o que para os investidores foram ótimo! Eles conseguiam taxas muito boas em investimentos extremamente conservadores, como o tesouro direto. Porém, em consequência, o risco que o país apresentava também era elevado.

Grandes dívidas externas e um caos interno e muita incerteza política, com grandes empresas demitindo pessoal e diminuindo sua produção e uma inflação mais alta que a inflação teto (taxa máxima que a inflação deveria ter).

Quem investiu nessa época gozou dos bons tempos, mas também correram mais risco que se investissem hoje, onde o país já está se recuperando e houve um recuo da taxa Selic. A meta para o final de 2017 é que essa taxa fique na casa dos 9%.

Como a Selic interfere na inflação

A taxa Selic é um instrumento usado pelo governo para realizar políticas monetárias a fim de diminuir ou aumentar a inflação do país. Quando a inflação está alta e precisa ser controlada, o governo eleva a taxa Selic e isso faz com que seja vantajoso para a população investir seu dinheiro no mercado financeiro a utilizá-lo em consumo.

Com isso o consumo diminui, logo a inflação se retrai.

Outro caso adverso seria o governo de um país como o Japão, onde sua população prioriza economizar que gastar. Com isso, a taxa de básica da economia precisa ser muito baixa, perto de zero, fazendo com que o custo de oportunidade em deixar seu dinheiro investido em ativos de renda fixa sejam altos. Houve tempos em que as pessoas perdiam dinheiro se mantivessem seu dinheiro nos títulos da dívida do Japão, por exemplo.

Conclusão

Ficar atento a Selic e suas alterações pode trazer grandes benefícios na sua vida. Além de entender a estratégia econômica do governo, é possível planejar seus investimentos a partir dela.

Se a taxa está alta, é válido pegar um investimento com uma taxa prefixado, onde você vai obter o juros combinado até o final do prazo da aplicação. Investidores conseguiram em 2015 aplicações prefixadas de 18% ao ano. Hoje em dia, em uma aplicação similar, essa taxa já está na casa dos 10 a 11%.

Se mesmo depois do post de hoje você não conseguir interpretar bem a Selic e estiver inseguro em que aplicação investir, sugiro que você procure um assessor de investimentos e tire suas dúvidas com ele.