Trade off: Liquidez, Rentabilidade e Risco.

Preciso declarar o imposto de renda pela primeira vez. E agora?
17 de abril de 2017
Derivativos: o que são e qual a importância para os seus investimentos?
20 de abril de 2017
Preciso declarar o imposto de renda pela primeira vez. E agora?
17 de abril de 2017
Derivativos: o que são e qual a importância para os seus investimentos?
20 de abril de 2017

Primeiramente, o que é um Trade Off?

O Trade Off  é uma expressão utilizada no mercado financeiro para designar situações de escolha entre uma ou mais opções distintas. Portanto, quando um governo, uma empresa ou qualquer pessoa se depara com um cenário em que precisa decidir por uma das opções apresentadas abrindo mão das demais, eles estão diante de um trade-off.

Para entender um pouco mais, coloquei este exemplo abaixo, para entendermos sobre o trade Off -Liquidez, Rentabilidade e Risco.

Quando precisamos comprar algum bem, é necessário avaliar diversos fatores. Um carro por exemplo, caso escolha comprar um carro popular, ele pode oferecer condições suficientes para se locomover, como segurança, fácil revenda e se será econômico. Caso escolha um carro de luxo, terá um custo mais elevado, maior dificuldade na revenda, provavelmente não será muito econômico, entretanto vai lhe oferecer muito conforto, “terá maior potência” e inúmeras funcionalidades a sua disposição, além do status que pode ou não ser uma qualidade desejada ao adquirir um carro de luxo.

Supondo que o valor dos carros seja o mesmo, mas que sua renda também seja a mesma, a escolha do carro tem de ser muito bem realizada, para que futuramente ele não se torne uma despesa descontrolada. Os investimentos podem ser analisados de forma semelhante, para isso iremos discutir mais sobre o trade off: Liquidez, Rentabilidade e Risco.

1107

Liquidez;

O termo significa basicamente quanto tempo o seu ativo demora para ser convertido em dinheiro. Dessa forma, o primeiro fator na escolha do seu investimento, deve ser compreender em quanto tempo vai precisar do capital investido novamente.

Caso você queira comprar um apartamento e está esperando uma boa oportunidade, o seu capital não poderá estar travado quando ela surgir, nesse caso são recomendáveis para o seu patrimônio fundos de investimento que tenham alta liquidez, para assim que você precisar, o seu capital esteja disponível. Entretanto, caso possa deixar o seu capital por mais tempo travado, será possível encontrar inúmeras oportunidades de investimento com perfil semelhante, com maiores rentabilidades, que poderemos compreender melhor logo a frente.

Rentabilidade

A menina dos olhos de todo investidor, a rentabilidade representa o retorno do seu patrimônio investido em um ativo. Esse retorno pode ser lastreado a indexadores, sendo os mais comuns IPCA, CDI, IGP-M, assim como, a performance de suas ações na Bovespa, e até mesmo em títulos pré-fixados, ou seja, você já conhece o seu ganho final no início da aplicação.

A rentabilidade está ligada com intensidade semelhante, mas com efeito contrário a dois fatores, liquidez e risco. Ativos que possuem maior liquidez tendem a ter rentabilidades menores, tendo em vista o tempo que a instituição terá à disposição o seu capital, em contrapartida ativos que possuem maior risco podem auferir maiores rentabilidades a sua carteira.

 

Risco

O risco é a compreensão de que algum acontecimento ou incerteza pode afetar os seus investimentos, ocorrendo desde a redução da rentabilidade, até a perda de parte ou total do seu capital. Avaliar o risco do seu investimento é de suma importância para realizar a melhor escolha possível para a sua carteira.

Caso o ativo que pretende investir possui maiores incertezas do que seus semelhantes, notadamente ele terá que rentabilizar melhor para atrai-lo. Um bom exemplo são as debêntures da Odebrecht com vencimento para 2027 que estavam em negociação no início de 2016; a remuneração desse ativo na época era de IPCA + 10%, enquanto outras debêntures pagavam IPCA+7% e IPCA+8%, toda via a Lava Jato estava em pauta e a empresa já havia sido citada várias vezes gerando diversas incertezas quanto o futuro de suas negociações. Por esse motivo o ativo abrangia os três fatores já mencionados, baixa liquidez, maior rentabilidade e maior risco.

 

Conclusão

A partir da compreensão da importância de cada um dos fatores mencionados, pode-se concluir que o principal objetivo na escolha dos seus investimentos deve ser encontrar o ponto de equilíbrio ótimo entre o trade off, Liquidez, Rentabilidade e Risco. Orientamos que procure um assessor para que ele possa lhe direcionar da melhor forma na escolha do seu portfólio.