Vale a pena investir em uma franquia? 5 motivos para optar o mercado financeiro.

Os 4 maiores erros dos jovens na busca pela independência financeira
12 de junho de 2017
Você sabe o que são ETF’s? Vale a pena investir?
19 de junho de 2017
Os 4 maiores erros dos jovens na busca pela independência financeira
12 de junho de 2017
Você sabe o que são ETF’s? Vale a pena investir?
19 de junho de 2017

Principalmente em tempos de instabilidade econômica, como os que vivemos no Brasil atualmente, as pessoas buscam formas alternativas de fazer seu dinheiro render. Enquanto algumas apostam em trabalhos extras e procuram vender aquilo que conseguem, outras fazem investimentos e partem para o mercado financeiro.

Nesse sentido, por ter medo de investir ou de abrir um negócio do zero, muita gente fica bastante inclinada a abrir uma unidade de uma franquia. Há um mito de que esse tipo de negócio é sucesso na certa, e, por causa disso, milhares de pessoas acabam gastando seu dinheiro para conseguir ter sua própria loja de franquia.

Mas afinal de contas, abrir uma franquia vale a pena ou é melhor utilizar o dinheiro disponível para fazer investimentos no mercado financeiro, considerando que existem opções bastante simples e muito rentáveis de aplicações financeiras? Essa é uma dúvida bastante comum e, para respondê-la, vamos apresentar a seguir 05 pontos que você deve considerar antes de decidir investir em franquias e descartar totalmente o mercado financeiro.    

5 motivos para você não investir em uma franquia

1. Alto investimento inicial

A maioria das pessoas que vai começar um negócio pensa logo em investir em uma franquia, por pensar que é mais rápido e barato apostar em uma marca já consolidada no mercado. Porém, esse é um dos maiores enganos que alguém pode cometer.

Grande parte das franquias, principalmente as mais reconhecidas, exigem um alto valor para investimento inicial. Isso porque, normalmente, esse valor inclui decoração da loja, material promocional padrão, escolha do ponto adequado, viagens para realização de treinamentos e mais. E além disso, ainda é preciso ter um dinheiro extra inicial para utilizar como capital de giro.

Por isso, em muitos casos, as pessoas desistem de abrir uma franquia e partem para opções mais democráticas, como os investimentos no mercado financeiro. Afinal, nessa opção, você pode investir valores bastante razoáveis (até 100 reais) e ainda assim ter um excelente retorno financeiro.

2. Retorno Incerto

E falando em retorno, este é outro ponto que deve ser considerado antes de investir em uma franquia. Na maioria das vezes, o retorno nesse tipo de negócio é bastante incerto e pode demorar anos até começar a aparecer.

Isso acontece porque, em uma franquia, além do retorno do dinheiro investido inicialmente, você precisa incluir na conta o seu trabalho, e as despesas operacionais que existem em todo negócio.

Além do mais, como acontece com novos empreendimentos, uma franquia demora algum tempo para conseguir se estabelecer e, até então, ao invés dos retornos, ela pode pedir ainda mais investimentos.

Enquanto isso, você tem investimentos no mercado que são extremamente seguros, estáveis e que certamente podem te render pelo menos 12% do dinheiro investido ao ano. E se aumentarmos um pouco o risco, esse percentual pode ser ainda maior.

3. Dificuldade gerencial

Com uma franquia, diferente do que acontece com outros investimentos, não basta simplesmente aplicar o dinheiro e esperar que ele renda. Você precisa trabalhar (muito) e, mais do que isso, precisa ter habilidades gerenciais e empreendedoras para fazer o negócio dar certo.

Caso contrário, você pode ter inúmeros prejuízos financeiros e legais e acabar perdendo seu investimento.

4. Setores complicados

Outro ponto muito importante para começar a investir em uma franquia é a escolha do setor. E ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas investir em comida ou escolher o tipo de negócio que está mais aquecido ultimamente.

Se você não tiver o mínimo de empatia e conhecimento daquilo que está tentando vender, seu negócio não vai dar certo. E transformar sua paixão em trabalho, apesar de parecer algo simples, pode dar bastante trabalho.

5. Existem investimentos mais vantajosos

Como já pontuamos ao longo do texto, franquias são investimentos difíceis de lidar e, mesmo quando fazem sucesso, são bastante incertas principalmente quanto ao retorno oferecido.

Quem tem dinheiro para investir em uma franquia, se procurar com cuidado, pode encontrar opções muito mais vantajosas no mercado financeiro, mesmo que não queira se arriscar muito. Um dos investimentos mais seguros de todos, o Tesouro Direto, por exemplo, oferece um retorno médio de 10% ao ano sobre o dinheiro aplicado e é possível achar opções ainda mais vantajosas caso você esteja disposto a se arriscar mais.

Considere investir no mercado financeiro

Agora que leu tudo isso, você já deve estar considerando outras opções além das franquias, não é? Mesmo que no final você se decida por esse tipo de negócio, vale pesquisar por possíveis opções mais rentáveis, como as aplicações no mercado financeiro. Não tenha medo de fazer investimentos financeiros e entenda que você não precisa se arriscar imensamente para ter bons retornos.