Você sabe porque deve diversificar seus investimentos?

Porque investir em LCI e LCA?
19 de janeiro de 2017
Comece a economizar o seu dinheiro agora!
23 de janeiro de 2017
Porque investir em LCI e LCA?
19 de janeiro de 2017
Comece a economizar o seu dinheiro agora!
23 de janeiro de 2017

A habilidade de diversificar, por mais que pareça de senso comum nem sempre é utilizada pelos investidores brasileiros. A longo prazo, é uma técnica muito eficiente e essencial para obter melhores resultados em seus investimentos.

Nem sempre investidores sabem o que significa diversificação, por que utilizariam dessa técnica e por que iriam gastar tempo com isso. Com esse post, vamos ensinar aos investidores brasileiros a importância de diversificar seus investimentos.

 

Por que diversificar?

A principal razão que investidores optam por variar seus investimentos é o fato de dividir o risco na carteira. Todos investimentos carregam uma parcela de risco, por isso é interessante o investidor não apostar todo seu capital em um só ativo. Todos nós já ouvimos em algum momento de nossas vidas a frase “Não coloque todos os ovos em uma só cesta”. O mesmo funciona com investimentos, portanto diversificação é exatamente essa técnica de dividir o risco e apostar em vários ativos em vez de somente um ou dois.

Nenhum de nós consegue prever as mudanças do mercado, elas são instáveis.

A variação na carteira concede ao investidor diminuir possíveis riscos e também permite que o mesmo esteja mais propicio a obter boas rentabilidades.

O investidor que somente investe em ativos de renda fixa fica preso em uma baixa rentabilidade. Ao longo do tempo percebemos que não valeu a pena o tempo que esse dinheiro ficou investido pelo quanto houve de retorno.

Em outro cenário, se o investidor coloca todo seu capital em ativos de renda variável (ações), ele fica muito exposto a grandes mudanças de mercado (volatilidade).

Em prol do que se foi falado acima, o jeito mais correto de eliminar chances de risco e ainda sim buscar boa rentabilidade na sua carteira o investidor deve balancear seus investimentos.

Lógico que cada investidor encaixa em um perfil diferente, porém todos investidores deviam seguir um padrão na hora de diversificar.

 

Como diversificar?

Primeiramente, é importante estar atento para não repetir o erro de vários investidores brasileiros de achar que tem uma carteira diversificada, enquanto na realidade não tem.

Investir em vários CDBS, ou vários fundos de renda fixa de gestores diferentes não significa que você tem uma carteira diversificada. Mesmo que esses investimentos sejam de bancos diferentes ou gestões diferentes, continua sendo o mesmo investimento. Para realmente diversificar, o investidor precisa alocar o capital em ativos de diferentes categorias.

O investidor pode ter em sua carteira uma boa diversificação. Além de pensar no risco de cada investimento, é importante pensar também analisar os prazos, vencimentos e prontidão para retirada do capital.

Segue abaixo um exemplo de diversificação de carteira. Sugiro que procurem um assessor para te auxiliar na hora de fazer a pulverização de seus ativos.

Renda fixa (30% do capital)

  • Baixa rentabilidade
  • Investimento seguro (A maioria dos investimentos em renda fixa é assegurada em até R$250.000 pelo FGC por CPF e por instituição, leia mais clicando aqui.)
  • Para almejar boas rentabilidades, o capital precisa ficar “preso” por prazos que variam de 1 a 3 anos, dependendo do produto.

Fundo de investimentos em Renda fixa com liquidez diária (40% do capital)

  • Baixa rentabilidade
  • Investimento seguro
  • Liquidez diária – é muito importante que o investidor tenha uma quantia de capital que ele possa retirar a qualquer momento, e nesse tipo de aplicação o dinheiro fica à disposição, mas ao mesmo tempo apresenta rentabilidade; logo o seu dinheiro fica de prontidão e não perde o seu valor.

Fundo Multimercado (20% do capital)

  • Almeja melhores rentabilidades
  • Um risco maior, porém um risco controlado. Vários fundos multimercado investem apenas uma parte do capital em renda variável. O gestor tem a autonomia de investir nos ativos que ele considera ser o melhor para o público-alvo do fundo.
  • Liquidez não precisa necessariamente ser diária, varia de fundo para fundo.

Renda Variável – Ações (10% do capital)

  • Buscar alta rentabilidade
  • O investidor precisa estar disposto ao grande risco e grande volatilidade de mercado; que podem ocasionar grandes ganhos ou grandes perdas.

 

O exemplo acima é bem simples, apenas para ilustrar e explicar como uma diversificação deve ser feita. Esse exemplo acima não encaixa em todos perfis de investidores. Cada investidor tem seu próprio perfil e situação. Alguns vão querer investir mais em renda variável enquanto outros vão querer menos. Existem investidores que precisam de liquidez diária em todos seus investimentos, enquanto outros não.

 

Proteção:

Nenhum de nós consegue prever o mercado e suas volatilidades.

O investidor que possui uma carteira diversificada consegue se proteger bem de diferentes ciclos econômicos. Não basta só investir em diferentes fundos, ou diferentes ações: o importante é investir em diferentes classes de investimentos. Apostar na inflação, no dólar, na renda fixa e na bolsa permite o investidor de dormir tranquilo a noite sabendo que sua carteira de investimentos está diversificada o suficiente para uma porção de imprevistos.

 

Perguntas frequentes:

Sou conservador, preciso investir em ações?

Ter o perfil mais conservador não impede o investidor de alocar uma parte do capital para uma renda variável. Mesmo no mercado de ações existem papéis que oscilam mais que outros logo cabem o investidor conservador escolher as ações que se adequem ao seu perfil.

 

Qual é o meu perfil de investidor:

O perfil do investidor varia muito de investidor para investidor.

O investidor mais agressivo é aquele que aloca mais porcentagem do seu capital em investimentos de renda variável onde o risco é elevado, já o investidor conservador vai alocar a maioria do seu capital em aplicações com o mínimo de risco possível.

 

Conclusão:

Todos os investidores deveriam aderir a prática de diversificar seus investimentos, pois assim conseguem se proteger melhor dos riscos provenientes do mercado.

Cada cliente tem seu perfil e suas necessidades, porem é possível cada investidor criar uma variedade e diversidade no seu portfólio de investimentos que atenda suas necessidades.

Se você tem dificuldades em diversificar, procure um assessor de confiança. Além de te ajudar, ele é capaz de te oferecer os melhores produtos financeiros disponíveis no mercado!