O que é melhor: abrir um negócio ou investir o dinheiro?

A ideia de não ter um chefe e de trabalhar apenas para si mesmo é extremamente encantadora e não é a toa que milhares de negócios surgem todos os anos, a partir das ideias mais inusitadas. Porém, mesmo nesse contexto de ações empreendedoras e inovadoras, muita gente ainda se pergunta: “abrir um negócioou investir o dinheiro? Qual opção é mais lucrativa e inteligente?”.

Hoje, com tantas opções no mercado financeiro e os ótimos resultados que algumas aplicações estão oferecendo, muita gente tem começado a se perguntar se abrir um negócio é realmente a melhor opção.

Em ambos casos, existem desafios e dificuldades, mas existem também boas recompensas caso a pessoa faça as escolhas certas. E se você está nessa situação de indecisão, vamos apresentar a seguir os dois lados da moeda e mostrar os benefícios e dificuldades que você terá ao abrir um negócio ou investir o dinheiro. Assim, você terá mais condições de comparar as duas opções e tomar uma boa decisão.

Vantagens e dificuldades de abrir uma empresa

Quando se fala em abrir uma empresa, a maioria das pessoas logo pensa nas vantagens que isso pode proporcionar: ser seu próprio patrão, fazer as regras, estar no controle de tudo, fazer os próprios horários e muito mais.

Esses são realmente ótimos benefícios e podem ser alcançados quando se tem um negócio próprio. Além do mais, nesses casos, como você é o dono da empresa, se investir na coisa certa, ainda poderá ter um lucro enorme e, melhor ainda, ficar com a maior parte dele.

Porém, o que a maioria das pessoas não pensa na hora de decidir abrir um negócio, é que nada disso vem de forma simples e muito menos rápida. Ter uma empresa, mais do que boa vontade e disposição para empreender, envolve muita estratégia, análise de mercado e conhecimentos de economia. Ao empreender você está correndo riscos e, sem um bom planejamento e estudo, pode acabar falindo em poucos meses e perdendo seu dinheiro.

Para abrir um negócio você precisará de organização e pelo menos um conhecimento mínimo de administração. É preciso controlar as contas, pensar em aprimoramentos do serviço ou produto, lidar com o público e suas expectativas, gerir os empregados e fornecedores e muito mais.

Ou seja, você tem a vantagem de trabalhar por seu próprio sucesso ou por algo em que acredita, mas ainda assim terá que se esforçar muito para que o negócio dê certo e seja bem sucedido.

Vantagens e dificuldades de investir o dinheiro

Quando o assunto é investimento, a primeira coisa que uma pessoa deve entender é que nem toda aplicação é extremamente arriscada e que as ações não são o único tipo de investimento disponível no mercado.

Hoje, mesmo com uma quantia mais baixa de dinheiro, já é possível começar a investir e ainda assim ter excelentes resultados. Além do mais, é possível também escolher aplicações que sejam bastante seguras – tanto quanto a querida poupança – e que não coloquem sua vida financeira em risco. Alguns exemplos são o CDB e os Títulos do Tesouro Direto, que você deveria conhecer já!

Porém, ao mesmo tempo, é preciso compreender também que investimentos não são mágica e que na maioria das vezes, não vão te deixar rico de um dia para o outro. Para que um investimento seja bem sucedido, é preciso conhecer um pouco sobre o mercado financeiro e os tipos de aplicações disponíveis, fazer um plano de investimentos, escolher uma boa instituição para realizar as transações e se necessário, contar com a ajuda de profissionais qualificados.

Investimentos são uma excelente forma de fazer seu dinheiro render, mas isso não significa que você não precisa se preocupar com nada. Afinal, é a sua renda que está em jogo!

Qual é melhor no final das contas? Abrir um negócio ou investir o dinheiro?

Lendo tudo isso, você já deve ter percebido que realmente não existe uma resposta fixa para essa questão, certo? O que vale mesmo é você entender suas ambições, o quanto você está disposto a se esforçar e o que pode te trazer melhores resultados.

Por exemplo, se você não se importa em esperar um pouco pelos resultados e está disposto a trabalhar para manter um negócio, lidando com sazonalidades e burocracias, abrir sua empresa pode ser a melhor opção. Com persistência e determinação os resultados virão!

Já se você precisa de resultados mais rápidos e previsíveis e não quer construir algo tão grande e complexo quanto uma nova empresa, os investimentos – principalmente os de renda fixa – podem ser ideais.

Por isso, antes de tomar sua decisão, pesquise, converse com especialistas e entenda o cenário econômico atual. Assim, você poderá ter resultados muito melhores.

E se você se interessou pelos investimentos e quer saber qual pode ser o ideal para você, fale com a equipe da 3A. Vamos te ajudar a ser bem sucedido nesse universo!

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Entenda sobre fundo de ações: como funciona? Vale a pena investir?

Se você procura investir seu dinheiro de uma maneira que possa render mais do que…

  • Sem categoria

Como investir no exterior? Tire todas as suas dúvidas

Investimentos no exterior são aplicações que ainda geram muitas dúvidas por parte de investidores iniciantes…