Investimentos de curto prazo

Gestão Passiva e Ativa em fundos de investimento: Qual a diferença?
12 de julho de 2017
Ferramentas da Análise Técnica – Suportes e Resistências
17 de julho de 2017
Gestão Passiva e Ativa em fundos de investimento: Qual a diferença?
12 de julho de 2017
Ferramentas da Análise Técnica – Suportes e Resistências
17 de julho de 2017

Muita gente deseja aplicar seu dinheiro em um investimento mais interessante do que a poupança, mas acaba desistindo por uma série de motivos. E um dos principais é a liquidez. Nem todo mundo pode deixar seu dinheiro investido por um grande intervalo de tempo e a maioria das pessoas pensa que investimentos de curto prazo não valem a pena ou não existem.

Realmente, em grande parte dos casos, é possível conseguir investimentos melhores quando se tem a certeza de que o dinheiro poderá ficar investido por mais tempo. Porém, se você não quer comprometer um valor por um período muito grande, ainda sim pode encontrar boas opções de investimento, que rendem muito mais do que a poupança.

E para ajudar quem quer fazer bons investimentos de curto prazo, nós listamos os principais tipos de aplicação que permitem um resgate rápido do valor investido. Dê uma olhada nas opções, veja qual mais se adéqua às suas necessidades e objetivos e comece já a investir!

04 ótimos investimentos de curto prazo

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são uma boa para quem não quer deixar o dinheiro investido por muito tempo. No mercado é possível encontrar Letras com vencimento de até 90 dias, e elas têm uma rentabilidade muito interessante, atrelada ao CDI.

Outro ponto bastante relevante é que as LCIs e LCAs são investimentos isentos de imposto de renda, como forma de incentivar as pessoas a investirem mais nesses mercados.

Tesouro Selic

O investimento em Tesouro Selic é um dos mais seguros para quem deseja aplicar seu dinheiro e retirar em curto prazo. Isso porque ele é um título do governo,  o que acaba conferindo mais segurança à ele, mesmo não estando coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Com o Tesouro Selic, o investidor pode retirar seu dinheiro a partir do 30º de aplicação, sem ser tributado com o IOF.

O Tesouro Selic possui um rendimento bastante interessante, atrelado à taxa Selic – taxa básica de juros. Ele é indicado para períodos em que ela está em alta,  visto que ele reproduz exatamente a mesma taxa em que ela se encontra no momento.

Assim como outros títulos do governo, ele pode ser adquirido pelo site do Tesouro Direto de forma bem simples. Aqui neste outro artigo você pode ver um passo a passo para investir em Tesouro Selic e em outros títulos.

CDB

Se você quer tentar uma rentabilidade maior, os Certificados de Depósito Bancário (CDB) podem ser uma boa pedida. Assim como as LCIs e LCAs, eles também estão atrelados à CDI.

Em alguns casos é possível encontrar CDBs com liquidez até diária. Mas vale ficar atento, pois determinados Certificados podem ter um tempo de carência antes que você possa fazer seu resgate. Portanto, sempre veja com cuidado as condições do investimento.

Outra dica é realizar uma boa pesquisa pelas melhores taxas disponíveis. A taxa paga pelos grandes bancos costuma ser muito inferior à paga por bancos médios, por exemplo. No entanto, como os CDBs possuem a garantia do FGC até R$250 mil, o investidor não está tomando nenhum risco adicional por fazer a escolha de uma instituição menor.

Fundos DI

Os fundos DI se tratam da opção mais prática para aplicações de curto prazo. Nos Fundos DI, grande parte dos investimentos são feitos em Títulos Públicos atrelados à Selic ou em aplicações privadas de baixo risco. Nesse tipo de Fundo, a rentabilidade é mais ou menos estável e quem aplica o dinheiro, pode resgatá-lo a qualquer momento, sem perda dos juros.

Quando for investir em Fundos DI, é preciso ficar atento às taxas de administração cobradas pelo gestor. Na maioria dos casos, não é interessante que elas passem de 0,5% ao ano – já que, caso contrário, podem acabar comprometendo a rentabilidade do investimento. Nessas condições, é possível obter rendimentos de inclusive levemente superiores ào CDI (taxa atrelada à Selic).

Não quer comprometer seu dinheiro por muito tempo? Tudo bem!

A poupança não é a única opção se você quer fazer investimentos de curto prazo. Existem outras opções com liquidez igual ou semelhante e que podem te fazer ganhar muito mais!

Agora que você já conhece 4 tipos de aplicações bastante interessantes e que permitem um resgate rápido, é só escolher a que mais te atende e começar a investir. Para isso, vale levar em conta a quantidade de dinheiro que você tem, qual a liquidez que você está buscando, qual a rentabilidade esperada e também o quanto você está disposto a se arriscar. Por exemplo, se você quer investir pouco e aplicar por bem pouco tempo, o fundo DI pode ser uma boa!

Se você precisar de ajuda para entender essas variáveis e escolher a melhor opção de investimentos em curto prazo para você, conte com a 3A Investimentos. Temos profissionais totalmente à disposição para te ajudar a fazer a melhor escolha.