4 passos para a Liberdade Financeira

CDB, RDB, LCI e LCA: entenda mais sobre cada um deles
13 de novembro de 2017
Aprenda a evitar 5 situações que podem comprometer seu orçamento
17 de novembro de 2017
CDB, RDB, LCI e LCA: entenda mais sobre cada um deles
13 de novembro de 2017
Aprenda a evitar 5 situações que podem comprometer seu orçamento
17 de novembro de 2017

“Os Segredos da Mente Milionária”, livro de T. Harv Eker , é uma ótima indicação para aqueles que desejam construir ou apurar sua inteligência financeira. O livro apresenta a mente como fator decisivo entre sucesso e fracasso, trazendo à tona os “arquivos de riqueza”.

O 13º Arquivo de riqueza citado pelo livro diz que as pessoas de mentalidade pobre acreditam que a única forma de enriquecer é tendo um alto salário. Entretanto, toda pessoa rica compreende que a construção de riqueza depende de quatro fatores essenciais:

  1. Rendimentos
  2. Poupança
  3. Investimentos
  4. Simplificação

Isso significa que o salário é apenas uma parte da equação que leva alguém a uma riqueza substancial. Para ficar claro, vamos tratar de cada um dos fatores:

Rendimentos

Considera-se rendimento aquele dinheiro que é fruto do trabalho ou dos empreendimentos próprios.  As pessoas imaginam que alguém que ganha muito é, consequentemente, alguém rico. Entretanto, se todo rendimento é gasto, não se constrói riqueza, o que se aumenta, na verdade, é o padrão de vida.

O problema disso é que o futuro é incerto e o dinheiro gasto hoje poderá fazer falta amanhã. Dessa forma, para acumular riqueza é necessário que o segundo aspecto também seja executado: poupar.

Poupança

A poupança é indispensável para que a riqueza seja, de fato, construída.  Não confunda o ato de poupar com a poupança de bancos. Poupança, nesse caso, se refere ao ato de poupar parte dos seus rendimentos com foco em ter uma vida financeiramente tranquila.

Entretanto, a poupança se mostra ineficiente quando não aliada ao terceiro aspecto. Assim sendo, o ato de poupar deve ser seguido pelo ato de investir.

Investimentos

Após poupar certa parte dos seus rendimentos, é necessário que se invista esse dinheiro. Quanto melhores os investimentos, mais rapidamente seu patrimônio irá crescer. De acordo com o próprio autor: “Quem tem a mentalidade pobre pensa que investimento é coisa de rico e, como nunca aprende a fazer isso, continua na pior.”

Simplificação

O quarto e último fator essencial à construção de riqueza é a simplificação. Esse aspecto se relaciona, basicamente, com o ato de simplificar o padrão de vida. Ou seja, não aumente os seus gastos simplesmente por ter ganhado um aumento.

Avalie o que é realmente necessário, simplifique seus gastos observando as reais necessidades de sua família. Não gaste por gastar.  A construção de riqueza e a liberdade financeira serão alcançadas mais rapidamente caso esse aspecto seja colocado em prática em sua vida.

Colocando em ação

Se você não consegue construir riqueza, avalie se todos os aspectos estão sendo realizados adequadamente. Não importa o tamanho de seus rendimentos, avalie como é possível simplificar seu padrão de vida para que assim seja possível poupar.

Para investir, não hesite em entrar em contato com a 3A Investimentos. A construção de sua riqueza ocorrerá de forma segura e consistente com o auxílio de nossos assessores.