Dicas para aprender a lidar com riscos e investir de forma sábia

Ferramentas da Análise Técnica – Suportes e Resistências
17 de julho de 2017
Tipos de investimentos
26 de julho de 2017
Ferramentas da Análise Técnica – Suportes e Resistências
17 de julho de 2017
Tipos de investimentos
26 de julho de 2017

Um dos grandes motivos que ainda faz muita gente ficar apreensivo quando o assunto é investir, é o medo do risco e a preocupação com possíveis perdas financeiras. Quando se investe com sabedoria, os riscos são muito menores (principalmente para determinados tipos de aplicações) e a chance de se ter prejuízos também é mais baixa. Porém, essa possibilidade existe e é preciso estar preparado para lidar com isso, caso algo não saia como planejado.

Por isso, separamos aqui algumas dicas essenciais para que você saiba como evitar ou controlar essa situação com sabedoria. Continue lendo e confira!

O primeiro ponto em que muitas pessoas pecam é em se preocupar com as perdas de dinheiro apenas depois que elas acontecem. Isso é errado! É preciso estar preparado para lidar com elas enquanto você está em uma boa situação. E como fazer isso?

1. Invista com sabedoria

Quando você investe de forma inteligente, conhecendo cada aplicação, seus riscos e benefícios, você consegue evitar surpresas e ter mais controle sobre seu dinheiro.

Portanto, antes de começar a investir, estude, pesquise, se planeje e, se necessário, conte com a ajuda de profissionais qualificados. Isso vai ser essencial para que você consiga evitar perdas financeiras.

2. Diversifique sua carteira de investimentos

Outro ponto importante é que você tenha aplicações diversificadas e não coloque todo seu dinheiro em um lugar só. Isso vai evitar que, em casos de perda financeira, você perca todo o seu investimento de uma só vez.

Então, quando for investir, garanta que você tem dinheiro aplicado em diferentes tipos de investimentos e que pelo menos um deles tem baixo risco.

3. Tenha sempre uma reserva financeira

Também é muito importante que você tenha sempre uma boa reserva financeira que possa te ajudar por algum tempo em casos de perda de dinheiro.

Você pode criar essa reserva apostando em investimentos mais conservadores e seguros, como o Tesouro Direto e os CDBs. O indicado é que você mantenha uma boa rotina de aplicações e deixe esse dinheiro reservado especificamente para casos de perda e emergência financeira.

Caso você não tenha tomado os cuidados indicados ou tenha sido surpreendido por uma grande perda, fique calmo. É hora de pensar com clareza em formas eficientes de lidar com a situação.

4. Veja quais gastos você pode cortar

Se você investe seu dinheiro, provavelmente tem um planejamento pessoal ou orçamento doméstico – e se não tem, deveria fazer um agora. Então, dê uma conferida nesses documentos e identifique gastos cotidianos que você pode cortar ou diminuir. Isso vai te ajudar a economizar e amenizar o momento de crise.

Vale a pena também conferir este artigo em nosso blog. Nele você vai encontrar dicas valiosas de como economizar até nas situações mais complicadas.

5. Pense em vender algo

Se a crise apertar e você não conseguir sustentar sua situação apenas com economias e sua reserva financeira, caso ela exista, é válido começar a pensar em vender algo para te ajudar.

Se você tiver um carro ou outros bens mais valiosos, tente negociá-los e conseguir um bom valor de venda. Mas se esse não for o caso, comece com coisas menores: faça um bazar com suas roupas e jóias antigas, pense se você realmente precisa de duas TVs ou troque seu celular por um modelo mais antigo.

E não fique tão chateado com isso! Pense que essa é só uma fase e que em breve você poderá reaver tudo aquilo que vendeu.

6. Busque apoio em quem você confia

Momentos de crise financeira são sempre complicados e podem abalar o emocional de uma pessoa. Portanto, não se isole! Converse com os outros sobre isso, peça apoio emocional e até aceite bons conselhos.

Troque os restaurantes e festas por encontros em casa, mas não deixe de ter contato com outras pessoas.

Perdas financeiras podem ser menos críticas quando se sabe lidar com elas

Como pontuamos ao longo do texto, perdas financeiras podem acontecer com qualquer pessoa e podem ser mais amenas ou mais intensas de acordo com a preparação da pessoa e sua capacidade de lidar com elas.

Portanto, nesses momentos, mantenha a calma, pense como você pode recuperar a estabilidade e faça de tudo para não precisar recorrer a recursos como empréstimos bancários.

Invista com sabedoria, conte com o auxílio de profissionais e instituições qualificadas e esteja preparado para lidar com as perdas. Isso com certeza vai te ajudar a superá-las rapidamente caso elas ocorram.

Se você gostou deste artigo e acha que ele pode ajudar mais pessoas, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!