Bitcoin! Tudo o que você precisa saber

Como lucrar com a queda da bolsa?
23 de agosto de 2017
Entenda tudo sobre investimentos de longo prazo
31 de agosto de 2017
Como lucrar com a queda da bolsa?
23 de agosto de 2017
Entenda tudo sobre investimentos de longo prazo
31 de agosto de 2017

Um dos assuntos mais falados de 2017 em termos de investimento foi a moeda Bitcoin. Cada vez ganha mais força e reconhecimento de investidores no mundo inteiro. Se você é um dos que ainda não ouviu falar da moeda virtual Bitcoin, ou ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto,  sugerimos ler o texto logo abaixo.

 

O que é o Bitcoin?

Primeiramente vamos definir o que é o Bitcoin. O bitcoin é nada mais nada menos do que uma moeda assim como o dólar ou o euro, porém totalmente virtual.  Outra grande diferença entre o Bitcoin e as moedas citadas acima consiste em não ter  sua emissão controlada por um Banco Central. Portanto, o Bitcoin segue os movimentos de mercado, seguindo as leis de oferta e demanda livremente.

 

A produção de Bitcoins vem de um processo chamado ‘mineiração’. Computadores conectados a internet ‘lutam’ entre si em problemas matemáticos para ganhar um bloco da moeda. Para que a moeda cresça de forma inteligente e limitada, há um limite de 21 milhoes de moedas até o ano de 2140.  Este limite foi posto pelo desconhecido Satoshi Nakamoto, o criador da Bitcoin.

 

Para que serve?

Apesar de ser um pouco complicado entender toda essa lógica por trás da Bitcoin e suas regras, muitos perguntam o porque ter Bitcoins. Primeiramente, conforme dito acima, Bitcoin é uma moeda. É possivel efetuar compras, fazer pagamentos e transferências. Cada vez mais instituições e empresas estão aceitando pagamentos via Bitcoin. Um exemplo desse crescimento foi o Japão ter comunicado em Abril desse ano (2017) que Bitcoin é um metodo legal de pagamento. Estima-se que ao final de 2017 mais de 300.000 estabelicementos vão aceitar a moeda dentro do Japão. Outra grande vantagem do Bitcion é o fato de ser transferido bem mais rápido do que uma tradicional trasnferência bancâria (TED).

 

Além disso, alguns investidores veem Bitcoin como uma reserva de valor a longo prazo. Consideram que vale a pena comprar e “esquecer” a moeda, visando pegar oscilações de preço expressivas na moeda.

 

Quanto vale uma Bitcoin?

 O ano de 2017 foi o ano perfeito para a Bitcoin. Talvez o ano em que mais tomou reconhecimento mundial elevando a moeda para várias maximas historicas durante o ano. Uma unidade de bitcoin em 2017 chegou a bater $4.500 (dólares) ou R$ 14.700,00. Vale lembrar que uma unidade de Bitcoin chegou a custar $0,06 centavos de dólar.

 

Gráfico historico do preço da bitcoin (em dólar)

 

 

bitcoin

 

Como eu adquiro uma Bitcoin?

 

Para adquirir bitcoins é necessário achar um site confiavel que faça a venda de bitcoins.

 

Em todos os sites o processo para compra é padrão: o investidor abre uma conta e transfere o capital para sua própria conta do site. É sempre necessário comprovar a transferência do capital. Assim que o site valida os comprovantes você tem o crédito em conta e consegue comprar suas bitcoins. Antes de fazer qualquer compra de Bitcoins é sempre importante ver opiniões de outros clientes para se certificar que é um site de confiança.

 

Como eu guardo minha Bitcoin?

 

Muitos ficam na dúvida sobre onde colocar a bitcoin depois que efetua a compra. Bitcoins são guardadas em sua carteira virtual. Há varios sites que você pode adquirir uma carteira virtual de graça. Porém, na maioria dos sites onde você consegue comprar uma Bitcoin, você tem o direito de ter uma carteira própria dentro do site.

 

Conclusão 

Muitos acham que Bitcoin é o futuro, outros acham que pode ser somente uma bolha que está prestes a ser estourada. Apesar da burocracia envolvida na compra que talvez leve alguns de vocês a desistir do investimentos, pode ser também uma boa oportunidade para o longo prazo, caso tenha confiança no ativo. Muitos dizem que esse sistema de moeda virtual é a coisa mais inovadora criada depois da Internet. É muito importante que a Bitcoin ganhe mais e mais reconhecimento nos proximos anos para que mais paises e estabelecimentos aceitem a moeda.