CDB, LCI, LCA: Qual é melhor?

Porque não é vantajoso manter meu dinheiro no banco ?
8 de fevereiro de 2017
Afinal de contas, o que é Crédito Privado?
10 de fevereiro de 2017
Porque não é vantajoso manter meu dinheiro no banco ?
8 de fevereiro de 2017
Afinal de contas, o que é Crédito Privado?
10 de fevereiro de 2017

Quando decidimos investir, as opções geralmente mais oferecidas são as de renda fixa: LCI, LCA e o CDB. Mas o que são esses produtos?

Já expliquei mais detalhadamente sobre a letra de crédito imobiliário (LCI) e sobre a letra de crédito do agronegócio (LCA) em um post sobre esses dois produtos. Mas e o CDB? Qual a diferença entre eles?

CDB

O Certificado de Depósitos Bancários (CDB) é emitido pelos bancos para capitalização, ou seja, os bancos emitem esse produto afim de ter dinheiro para realizar suas atividades.

Do outro lado, quando o investidor opta por realizar este tipo de investimento, ele recebe juros que o remunera durante o período da aplicação.

Quanto a remuneração, existem três tipos de CDBs que o investidor pode adquirir:

Pré-fixado

Se o investidor escolher um CDB com a rentabilidade pré-fixada implica que seu retorno será constante e pactuado no momento da compra. Independentemente da oscilação do mercado e das mudanças na taxa de juros ele receberá o combinado.

Exemplo: Você investe em um CDB que irá te remunerar em 12,5% ao ano. Esse valor não se altera e seu retorno será este até o fim do investimento.

 

Pós fixado

O CDB mais comum é o pós fixado. Nesse caso, a remuneração do produto acompanha outra taxa, como o CDI (Certificado de depósito Interbancário).

O CDI acompanha os movimentos de alta e baixa da taxa de juros básica do pais, a Selic.

Esse investimento te proporciona uma porcentagem do CDI, e essa porcentagem é apresentada ao investidor no momento da aplicação. Assim, vale ao investidor ficar atento e escolher o CDB que paga a maior porcentagem do CDI.

Ha alguns bancos que emitem os papeis com a rentabilidade de 80% do CDI, outros emitem o mesmo papel porém pagando 118% da mesma taxa!

  • IPCA+

Outro tipo de CDB pós-fixado que você pode adquirir é o IPCA+.

Nesse investimento é apresentado a taxa de juros que o banco irá pagar acrescido da taxa IPCA (Inflação)

Imagine que você invista em um CDB que te remunera 5%+IPCA. Durante todo o tempo que você tiver o seu dinheiro aplicado nesse produto, o seu ganho real será de 5%.

Quando digo ganho real quero que vocês tenham em mente que é o valor que o seu dinheiro irá render, já que seu capital estará rendendo também a inflação.

A inflação corrói uma porcentagem do seu patrimônio e diminui o seu poder de compra, porém com esse investimento você estará resguardado neste sentido.

Se você acredita que haverá uma alta na inflação nos próximos anos, o CDB IPCA+ irá garantir que você obtenha ganhos reais, mesmo com esse cenário.

 

LCI e LCA

Esses dois produtos são bem similares, basicamente a maior diferença é como os bancos irão utilizar o dinheiro que você investe neles.

A partir do lastro gerado por financiamentos no mercado imobiliário, o banco emite LCI’s para cobrir o mesmo.

Já na LCA o processo é extremamente similar, porém a origem do lastro se da através de empréstimos para o agronegócio.

O empréstimo feito pelos bancos que causam os lastros são feitos para empresas que atuam tanto no mercado imobiliario quanto no mercado do agronegócio.

As formas de remuneração desses dois produtos são próximas as remunerações do CDB, podendo ser pré-fixada, IPCA+ ou pós fixada.

 

Qual a diferença entre os produtos?

A grande diferença para o investidor é que, quando você investe em um CDB você precisa descontar o imposto de renda da remuneração gerada pelo mesmo.

Esse desconto é feito de forma automática e segue a tabela regressiva do imposto de renda.

Veja a tabela abaixo com a porcentagem de IR que você pagará:

Já a LCI e a LCA não possuem o desconto do IR, fazendo com que seu rendimento já seja líquido.

Para fazer a análise de qual produto está apresentando a maior rentabilidade no momento que você for investir, é extremamente importante retirar o imposto de renda da rentabilidade dos CDB’s. Sugiro que você procure um assessor para te auxiliar nessa conta.

 

Quando devo investir?

Como o imposto de renda descontado do CDB segue a tabela regressiva, isso implica que quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro investido em um CDB, menos imposto você irá pagar. Com isso, mais rentabilidade irá para o seu bolso. O imposto mínimo dessa aplicação é de 17,5% depois de 2 anos.

Se você puder deixar o seu dinheiro aplicado por 2 anos, o CDB provavelmente vai te garantir uma rentabilidade superior se comparado com o mesmo valor aplicado por menos tempo.

Já que LCI e a LCA não possuem o desconto do IR, cabem a elas os investimentos de prazo inferior há 2 anos. Provavelmente essa aplicação apresentará rentabilidade superior se comparado aos CDB’s com o mesmo prazo.

Nesse momento é muito importante ter a ajuda de um profissional que entenda do mercado para te auxiliar.

 

FGC

O que torna esses 3 investimentos os queridinhos tanto dos gestores quanto dos gerentes é a garantia do FGC.

O FGC (Fundo garantidor de Crédito) é uma instituição sem fins lucrativos que protege os investidores em até R$250 mil investido por instituição financeira e por CPF.

Com isso, caso o banco que emitiu os produtos entre em falecia, o FGC paga o valor investido mais os juros (se os mesmos não ultrapassarem o limite). Isso ocorre de forma automática e simples.

O investidor se sente muito mais seguro aplicando em produtos que possuem essa garantia, e a mesma possibilita a escolha sempre dos produtos que apresentam a maior remuneração. Não importa se o banco é pequeno ou grande, a segurança que você terá com o produto de ambos é igual.

 

Conclusão:

O grande ponto entre escolher um CDB ou a LCI/LCA é o prazo que você pode manter o seu dinheiro investido.

Se você precisar do seu dinheiro nos próximos meses, o melhor seria uma LCI/LCA.

Já se você puder deixar uma quantia fixada em um único investimento por mais tempo, geralmente vale a pena investir nos CDBs.

Antes de escolher um produto, não se esqueça de procurar uma corretora onde você poderá comprar produtos de inúmeras instituições financeiras junto com a ajuda de um profissional!