Por que é importante considerar a liquidez de um investimento?
24 de abril de 2017
Posso investir com apenas 100 reais?
27 de abril de 2017
Por que é importante considerar a liquidez de um investimento?
24 de abril de 2017
Posso investir com apenas 100 reais?
27 de abril de 2017

Não é novidade para ninguém que a nossa previdência privada está falida. Mas o que poucos sabem é que, se planejarmos conseguiremos ter uma aposentadoria tranquila, e o melhor .. mais rápido!

Para programar sua aposentadoria você tem que ter em mente que estará poupando hoje para usufruir no futuro. E essa poupança estará acrescida por vários anos e décadas de “juros sobre juros”.

Mas porque nossa aposentadoria pública está falindo?

Alguns já sabem que, se falta dinheiro para os atuais aposentados quem precisa arcar com o déficit somos nós, por meio de impostos que iriam para outras áreas. Chamamos esses déficits de rombos.

Outro ponto importantíssimo e que nos mostra que nossa aposentadoria pública precisa de mudanças, é a forma como ela foi constituída. A previdência pública foi criada em forma de pirâmide, ou seja, as pessoas que estão trabalhando hoje pagam a aposentadoria dos que estão aposentados. Porém, como já era de se esperar, com o avanço da medicina e da tecnologia a população está ficando mais velha, ou seja, vivendo mais e ficando mais tempo dependente da aposentadoria pública.

Logo, daqui uns anos, haverá um número maior de aposentados e uma redução do atual número de pessoas trabalhando, impossibilitando a atual previdência pública.

Sem mais delongas, a partir deste post vou tentar ajudar a programar sua aposentadoria privada. Assim, independente do que ocorrer com o futuro da previdência pública você terá um futuro tranquilo, e o melhor, poderá aposentar quando quiser.

É só se programar!

  • Quanto antes você começar a poupar, mais rápido conseguirá se aposentar.

É bastante clichê mas poucas pessoas levam essa frase a sério.

Independentemente da quantidade de recursos que você conseguir investir com o intuito de aposentar, o efeito “juros sobre juros” irá fazer o seu dinheiro trabalhar por você ao longo do tempo.

A quantia não precisa ser muito elevada nos primeiros anos, até porque você provavelmente com seus 20, 30 anos terá despesas maiores e sua renda ainda não será tão alta quanto com seus 50 anos.

Ter uma meta.

A dica é ter uma meta. Se você acha que é possivel juntar 100,00 por mês já é valido. Porém, com o passar dos anos é imprescindível que esse valor aumente, principalmente se sua renda mensal tiver se elevado.

Se aos 20, fazendo estágio, você conseguir juntar 50 a 100,00 por mês e esse valor for aumentando proporcionalmente a sua renda, quando você chegar as 60 anos (ou antes) você já conseguirá se aposentar.

São poucas as pessoas que chegam as 45 anos e conseguem fazer aportes muito elevados para a sua previdência privada afim de aposentar com seus 55/60 anos. É muito mais fácil fazer aportes menores e sempre, do que poucos aportes com valores muito elevados.

Fazer um planejamento desde cedo

  • Controlar Gastos

Você precisa controlar os seus gastos e aprender a viver com uma quantia definida para cada atividade. Você pode ter todo o dinheiro do mundo, uma aposentadoria privada recheada, mas se você não tiver a consciência de que precisa gastar menos do que recebe, não terá dinheiro no mundo que irá ser suficiente para você. Lembre-se: O que torna uma pessoa rica não é o quanto ela recebe, e sim o quanto ela consegue poupar.

Mudar os hábitos na terceira idade é uma coisa muito difícil. Então, comece hoje a se programar, ter uma quantia média e pré-determinada de quanto você pode gastar com lazer, comida, restaurantes etc. Assim, quando chegar na aposentadoria, isso já fará parte do seu dia-a-dia sem precisar de alterações.

Se você quer começar com pouco, algo em torno de 500,00/ 1.000,00 é sugerido que você invista em um fundo de investimentos normal. Ele irá te proporcionar rendimentos e você vai poder fazer aportes do valor que você puder.

Porém, quando chegar em uma idade mais madura, procure um bom fundo de previdência para alocar todo o dinheiro do fundo de investimentos, e continuar a fazer seus aportes mensais.

 

Contratar um plano

Ter um plano de previdência privada tem alguns benefícios que os fundos de investimentos normais não possuem, como a alíquota de IR de 10% depois de 10 anos que o dinheiro estiver na previdência. O mínimo de imposto de renda que alguém pode pagar nas suas aplicações em fundos tradicionais são 15%.

Outro ponto positivo da previdência privada é a possibilidade de adicionar beneficiários, o que facilita bastante na passagem da herança.

Conclusão

Comece hoje a juntar dinheiro para a sua aposentadoria. Mesmo que pareça distante, você estará resguardando o seu futuro e da sua família. Hoje em dia um carro pode ser um objetivo mais necessário ou que você deseje mais, porém quando você precisar da aposentadoria não irá se arrepender de ter feito-a com tanto planejamento desde cedo.

Você deseja se aposentar com 60, 70, 80 anos? Escolha a data e trace sua estratégia. Se precisar, procure a ajuda de assessores ou de profissionais que entendam do assunto. Mas não se esqueça de analisar TODOS os custos das previdências que eles te sugerirem, algumas taxas podem corroer todo o seu rendimento!