Como criar um plano de investimentos e ter uma vida financeira mais saudável?

Você sabe qual a diferença entre RDB e CDB?
9 de agosto de 2017
Como investir em dólar?
16 de agosto de 2017
Você sabe qual a diferença entre RDB e CDB?
9 de agosto de 2017
Como investir em dólar?
16 de agosto de 2017

Quem quer começar a investir e quer fazer isso de forma correta e segura, precisa, antes de qualquer coisa, de traçar um bom plano de investimentos. É esse planejamento que vai garantir que você irá tomar as melhores decisões em relação à seu dinheiro e que terá o melhor retorno possível com ele.

Sem um plano de investimentos bem estruturado, você fica sem nenhum direcionamento para começar a investir e pode acabar fazendo escolhas ruins, que vão colocar suas finanças em risco.

Por isso, é essencial que você entenda o que é um plano de investimentos e saiba como criar o seu. É simples e você pode aprender tudo detalhadamente aqui neste artigo! É só continuar lendo:

O que é um plano de investimentos?

Um plano de investimentos é basicamente um documento que contém o planejamento de seus investimentos futuros. Ele é importante, pois ajuda a definir de que forma seus investimentos serão feitos buscando atingir os objetivos que você deseja.

Não importa se você planeja investir por apenas 6 meses para poder fazer uma viagem ou se quer investir durante 20 anos para se aposentar: é preciso fazer um bom planejamento!

Com este documento em mãos, você terá uma noção mais ampla de sua situação atual e de como pode aplicar de forma efetiva para obter bons resultados.

Como criar o seu plano de investimentos pessoal?

E agora que você já sabe o que é um plano de investimentos e qual a sua importância, é hora de conferir o passo a passo para fazer o seu.

Entenda sua situação atual

Para montar um bom planejamento, o primeiro passo é ter uma boa noção de como andam suas finanças pessoais atualmente. Nesse momento é necessário considerar seus custos e gastos mensais e ver de que forma você pode aplicar seu dinheiro sem acabar ficando no desespero.

Neste primeiro momento, já ter o hábito de manter um orçamento doméstico ou pessoal pode ajudar muito. Se você não sabe o que é isso e quer aprender a criar o seu, clique aqui!

Saiba aonde você quer chegar

Outro ponto extremamente importante para quem quer criar o próprio planejamento de investimentos é ter objetivos bem definidos.

Saiba o que você quer alcançar com seu investimento e saiba também em quanto tempo você pretende ter isso concretizado. A partir disso será possível calcular o esforço necessário para alcançar esse objetivo, escolher o tipo de investimento adequado e muito mais.

Por exemplo, se o objetivo de um investidor é comprar uma casa ao final de três anos e ela custa 100 mil reais, é possível procurar por investimentos que possuam um prazo de vencimento mais longo, que normalmente tem mais rentabilidade.

Defina quanto você quer investir

Com a definição do ponto anterior, fica muito mais fácil decidir quanto você deve investir por mês ou em determinado período. Afinal, a quantia deve ser suficiente para que você realize seu sonho no tempo desejado, sempre levando em conta a sua situação atual e possibilidades de aplicação.

Se no final das contas você perceber que não consegue investir todo o dinheiro que precisa para ter o retorno no período esperado, considere ser mais flexível quanto a esse tempo. Ou então, parta para investimentos mais arriscados – que costumam ser mais rentáveis.

Tome essa decisão com sabedoria, sem comprometer toda a sua renda, e você poderá ter bons resultados.

Pense nos riscos e na liquidez que você espera

Apesar de já termos citado esses pontos, vale reforçar: na hora de fazer um plano de investimentos, é preciso pensar nos riscos que você está disposto a assumir e em qual é a liquidez desejada.

Esses dois fatores podem influenciar na rentabilidade de um investimento, porém você não deve se deixar levar apenas por isso. Afinal, por exemplo, realizar um investimento com baixa liquidez quando você não tem certeza de que conseguirá segurar o dinheiro por tanto tempo, pode te fazer ter que resgatar antes e acabar perdendo dinheiro.

Planeje uma reserva financeira

Quando for fazer seu planejamento de investimentos, já pense também em como você vai formar sua reserva financeira. É importante ter um pouco de dinheiro aplicado de forma mais segura e que possa te ajudar em casos de eventuais perdas ou imprevistos.

Veja quanto você pode guardar por mês em uma reserva e lembre-se de que a quantidade segura deve ser o suficiente para manter seus gastos por pelo menos alguns meses – enquanto você se recupera.

Fique atento aos resultados dos investimentos e realize seus sonhos!

Por fim, é importante ficar atento aos resultados que você está obtendo com cada investimento e ficar atento à novas oportunidades de ter mais sucesso. Com tudo rodando de forma eficiente, é só se preparar para realizar seus sonhos!

Se você gostou deste artigo e quer mais conteúdos que possam te ajudar a investir, dê uma navegada pelo nosso Blog! Temos muito conhecimento a compartilhar!