Entenda melhor como funcionam as Debentures

2018 será o ano das moedas digitais? Veja os cuidados que você deve ter
16 de janeiro de 2018
VÍDEO: Veja como realizar seus sonhos em 2018!
1 de fevereiro de 2018
2018 será o ano das moedas digitais? Veja os cuidados que você deve ter
16 de janeiro de 2018
VÍDEO: Veja como realizar seus sonhos em 2018!
1 de fevereiro de 2018

Este é um investimento frequentemente mencionado no mercado financeiro, mas seu significado não é tão simples como o de produtos de renda fixa como CDB, Tesouro Direto ou as Letras de Crédito, por exemplo.

Me acompanhe nesta leitura e entenda mais sobre as debentures:

O que são?

Debêntures é um título de dívida em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário.

Assim o investidor se torna um credor da empresa em questão e recebe juros fixos ou variáveis ao final do período pré-determinado.

Esses títulos podem ser de 2 tipos:

  • Conversíveis: podem ser convertidas em ações da empresa emissora, ao final do período ou em prazo estabelecido.
  • Simples: não podem ser convertidas em ações

Como esses títulos são emitidos diretamente pela empresa, eles possuem um pouco mais de flexibilidade. As características do título são definidas na emissão, mas podem ser renegociadas, periodicamente, entre debenturista e empresa, se assim julgarem necessário.

Debêntures incentivadas X Debêntures Comuns

As debêntures podem ser incentivadas ou comuns. A diferença entre as duas é que no caso das incentivadas elas são emitidas por empresas que pretendem realizar projetos de infraestrutura (como estradas, portos e aeroportos) e por isso há uma vantagem sobre as comuns, elas possuem isenção de imposto de renda, o que valoriza o seu rendimento.

Já as debêntures comuns possuem tributação de acordo com uma tabela regressiva em relação ao tempo de investimento.

Risco

O maior risco de investir em uma debênture é o risco de crédito. Ou seja, da empresa não pagar o devido por seu investimento.

Neste caso, é preciso muito cuidado ao escolher seu título para diminuir este risco. Por isso é importante contar com a ajuda de especialistas, especialmente porque este tipo de investimento não possui proteção do FGC – Fundo Garantidor de Crédito.

Outro cuidado necessário é com o tempo do seu investimento, pois você tem o risco de precisar do dinheiro antes do prazo de vencimento. Se isso ocorrer, terá de vender seu título e pode ter impactos em sua rentabilidade.

Outros riscos que podem influenciar sua rentabilidade:

  • Risco financeiro: se a empresa não tiver fluxo de caixa suficiente para arcar com os compromissos assumidos, você pode não receber o valor que estava acordado na emissão do título.
  • Risco de Juros: Se a taxa de juros sofrer alteração o seu investimento pode ficar menos interessante.

Vantagens e desvantagens:

Para concluir, agora que já sabe o que é uma debênture, vamos esclarecer quais as maiores vantagens e desvantagens deste título de renda fixa.

1) Vantagens:

  • Bom rendimento: O rendimento deste título varia de acordo com o papel, mas no geral elas possuem bom rendimento, especialmente por terem a possibilidade de acompanhar um percentual de indicadores como o CDI.
  • Isenção de impostos: Como falamos anteriormente, algumas possuem isenção de impostos, que é o caso das incentivadas. Neste caso, se você encontrar uma boa rentabilidade este título pode ser mais vantajoso que outros títulos que possuem tributação, como o CDB, por exemplo.
  • Diversificação de carteira: Diversificar sua carteira de investimentos é uma das melhores formas de proteger seu capital e ter mais possibilidades de lucro. A debênture é mais uma opção para uma carteira variada.

2) Desvantagens:

  • Prazo longo: Investimentos com prazos mais longos podem ser uma desvantagem, pois você pode precisar do dinheiro para algum projeto que tenha surgido ou até mesmo decidir alocá-lo em outro investimento mais rentável. Neste caso você ficaria preso e perderia oportunidade.
  • Não serve como margem de garantia: Alguns títulos de renda fixa servem como margem de garantia para operação em day trade de ações ou contratos futuros (como o CDB e os títulos do tesouro), o que pode ser muito lucrativo, potencializando seus resultados. No caso da debênture não há essa possibilidade, o que é uma grande desvantagem.
  • Não possui cobertura do FGC: Não possuir seguro do FGC é talvez a maior desvantagem desse tipo de investimento, uma vez que você fica exposto a um maior risco de crédito do seu dinheiro.