Como investir no Tesouro Direto

Você sabe o que são ETF’s? Vale a pena investir?
19 de junho de 2017
Porque você deveria dar mesada aos seus filhos
22 de junho de 2017
Você sabe o que são ETF’s? Vale a pena investir?
19 de junho de 2017
Porque você deveria dar mesada aos seus filhos
22 de junho de 2017

Quando alguém pretende investir de forma prática, segura e quer evitar riscos, normalmente a primeira opção considerada é a poupança. Porém, outro tipo de aplicação que tem se tornado bastante popular são os títulos do governo, que podem ser adquiridos por meio do Tesouro Direto.

Se você tem um perfil de pequeno investidor e quer aplicar quantias relativamente baixas, sem colocar seu dinheiro em risco, o Tesouro Direto é uma excelente opção. Ele é quase tão prático e simples quanto a poupança, e pode oferecer rendimentos bem melhores – graças à inflação e as elevadas taxas de juros atuais.

Porém, como a educação financeira normalmente não é uma prioridade em nosso contexto, pouca gente sabe de fato como o Tesouro Direto funciona. Isso acaba limitando os rendimentos e impedindo que o dinheiro seja realmente bem aplicado.

Então, para ajudar a esclarecer o que é o Tesouro Direto e como alguém pode aplicar seu dinheiro nele, elaboramos este artigo. Aqui você vai ver o passo a passo para começar a investir e conhecer os tipos de títulos que pode adquirir. Continue lendo!

O que é o Tesouro Direto e quando devo investir nele?

Apesar de comumente falarmos sobre investir em Tesouro Direto, o Tesouro Direto é uma plataforma online por meio da qual as pessoas realizam investimentos em diferentes títulos do governo. Quando você faz investimentos nessa plataforma, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo e, em troca, ele te pagasse a quantia com juros após um determinado período.  

No Tesouro Direto você pode escolher entre diferentes tipos de títulos e essa é uma excelente vantagem. Em alguns casos é possível investir valores bem baixos (a partir de R$30) e você pode também escolher o título que mais atende suas necessidades em termos de liquidez.

Os investimentos em Tesouro Direto são indicados para pessoas com perfil de pequeno investidor e são uma boa opção para quem quer segurança, mas com um rendimento melhor do que a tradicional poupança. As aplicações em títulos do governo são garantidas pelo Tesouro Nacional e não dependem da estabilidade de instituições financeiras, o que as torna tão seguras.

Porém, é sempre necessário escolher seu investimento com cuidado para que você não sofra com as oscilações do mercado financeiro. A seguir você vai ver como investir no Tesouro Direto e conhecer quais os tipos de títulos que podem ser adquiridos.

 

Como investir no Tesouro Direto

1. Cadastre-se no site do Tesouro

Para começar a investir em títulos do governo, o primeiro passo é se cadastrar no site do Tesouro. Para isso, você precisa ter uma conta em uma corretora ou outra instituição financeira de sua confiança – como a XP Investimentos, por meio da qual você pode escolher ser atendido por agentes autônomos.

Depois de enviar toda a documentação necessária, você receberá por email uma senha para acesso ao site do Tesouro e poderá começar a realizar suas aplicações.

2. Escolha o título que pretende comprar

Com seu cadastro ativo, você deve escolher em qual título quer investir, sempre levando em conta seus objetivos e planos com o investimento. É importante também ficar atento aos prazos de cada título e sua liquidez, para evitar surpresas caso você precise do dinheiro antes do vencimento.

A seguir, vamos  apresentar as opções disponíveis e algumas de suas características mais importantes a considerar antes de começar a investir.

  • Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado é um tipo de título que possui sua condição de rendimento (sua taxa), pré-definida no momento da compra. Então, quando decide por essa aplicação, o investidor já sabe qual será a taxa de juros paga no final do período de aplicação.

Esse é um tipo de título bastante indicado para quem quer garantir uma boa rentabilidade e evitar surpresas ao final do prazo de investimento.

  • Tesouro Selic

No caso dos títulos do Tesouro Selic, o investidor tem a rentabilidade dos seus investimentos atrelada à taxa Selic – a taxa básica de juros. Portanto, se ela subir, a rentabilidade pode ser maior, e, se ela cair, pode ser menor.

Com esse tipo de aplicação, o investidor não consegue saber exatamente quanto vai receber ao final do período de investimento. Ela é indicada para períodos em que a Selic está alta ou em que há previsão de que ela suba.

  • Tesouro IPCA

Quem decide investir em títulos do Tesouro IPCA, assim como no caso do Tesouro Selic, não consegue definir exatamente quanto vai receber ao final do período de aplicação. Isso porque, nesse caso, a rentabilidade é baseada no IPCA – índice que mede a inflação.

Portanto, os investimentos nesse tipo de título são indicados em períodos que a inflação está elevada ou em que a previsão é de que ela aumente. Assim, o investidor aumenta sua rentabilidade e protege seu patrimônio.

3. Acompanhe o desempenho dos seus investimentos

Feito isso, agora é só ficar de olho em seus rendimentos e saber aproveitar as oportunidades para fazer novos investimentos ou vender seus títulos.

Pronto para começar?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o Tesouro Direto e as vantagens de investir em títulos do governo, pode começar a fazer esse tipo de aplicação e melhorar seus rendimentos.

Espero que tenha gostado!