O que uma corretora de valores faz?

Menor de idade pode investir? Dicas para começar
28 de março de 2017
Poupar ou investir: qual o melhor para cada momento?
30 de março de 2017
Menor de idade pode investir? Dicas para começar
28 de março de 2017
Poupar ou investir: qual o melhor para cada momento?
30 de março de 2017

Antes de pensar em comprar ações, ou investir em outras modalidades como fundos de investimento e renda fixa, todo investidor deve escolher e fazer uma conta junto a uma corretora de valores.  Mas você sabe exatamente o que é uma corretora e seu papel na bolsa de valores?

Nem sempre as pessoas que desejam investir na bolsa de Valores sabem como começar e o primeiro passo é criar uma conta em uma corretora.

Neste post, abordamos tudo o que você precisa saber sobre uma corretora de valores e suas características mais importantes. Confira!

O que são corretoras de valores?

 

Corretoras de valores são empresas que auxiliam o Sistema Financeiro Nacional. A principal função delas é intermediar a compra e venda de ações e títulos financeiros, além de negociar outros ativos, contribuindo para que o investidor tenha o melhor retorno possível.

As atividades fundamentais dessas instituições financeiras são divididas entre os seguintes papéis: divulgar informações sobre preços de ações e outros títulos, distribuir produtos e serviços da Bolsa de Valores, além de intermediar ações, como já foi descrito.

Para realizar esse trabalho, as corretoras precisam ser autorizadas pelo Banco Central e fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade criada para fiscalizar, desenvolver e controlar todo o mercado financeiro relativo aos valores mobiliários.

Como funcionam as corretoras de valores?         

 

O investidor pode começar a comprar e vender ações logo depois de assinar o contrato com a corretora. A primeira etapa é decidir qual valor investir e repassar à corretora.

No Brasil, as ações são negociadas pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Você pode investir em ações de três formas: através dos fundos de investimentos em ações, clubes de investimentos ou individualmente.

 

 Como escolher?

 

Escolher uma boa corretora de valores, seja para operar ações, comprar produtos de renda fixa ou aplicar em fundos de investimentos é imprescindível. Essa instituição te dará suporte a todas suas decisões.

Elas também são responsáveis por executar todas as operações necessárias para a realização do investimento.

Porém, com tantas opções de corretoras disponíveis, é cada vez mais difícil saber os critérios ideais para decidir onde aplicar seu dinheiro. Com isso, muitos não dão a devida importância à questão e acabam caindo em armadilhas.

Assim, separamos os principais fatores que devem ser levados em consideração nessa escolha. Veja!

 1-Preço da corretagem

 

As corretoras vendem o serviço de investir na bolsa. Para isso, elas cobram uma taxa ao investidor chamada corretagem, e, normalmente, você deve pagá-la no momento da realização de uma operação de compra e venda de ativos.

Um assessor de investimentos tem a função de auxiliar o investidor em todas as operações necessárias, ajuda a administrar melhor seu patrimônio, oferecer as opções de investimento mais adequadas e atrativas a seu perfil, proporcionando atendimento exclusivo e personalizado.

Por isso, recomendamos avaliar as corretoras pela presença de assessores e pela qualidade da equipe, que na maioria das vezes valem o preço das taxas cobradas.

 

2- Atendimento da Corretora

 

Como em qualquer outro negócio, a qualidade do atendimento prestado ao cliente, com disponibilidade de tempo, respondendo suas dúvidas e solucionando seus problemas faz toda a diferença.

É preciso que a corretora seja acessível aos investidores, com canais de comunicação diversificados e uma equipe bem treinada.

Uma boa sugestão é observar o atendimento da empresa ao abrir a conta, pois uma boa comunicação com o futuro assessor facilita o processo. Assim, além de transmitir confiança, será fácil lidar com a documentação e sanar suas dúvidas.

Teste também os canais de atendimento da corretora. Ligue, mande e-mail, teste o chat online e veja se há algum obstáculo para entrar em contato e tirar dúvidas.

 

3- Produtos disponíveis

 

Quanto mais completa a corretora, melhor. Dê preferencia para as que ofereçam mais opções de investimentos. Além da compra e venda de ações, é recomendável que você opte por uma que permita investir no Tesouro Direto,  sendo integrada ao sistema do Tesouro Nacional, e também permita outros recursos como fundos de investimento, etc.

 

4- Serviços prestados

 

Outro ponto que faz diferença na hora de optar entre uma corretora e outra é a oferta de serviços complementares, que podem variar bastante quanto a qualidade. Um deles consiste na divulgação de carteiras recomendadas e relatórios de análise. Solicite o relatório e confira se a análise realizada é suficiente para você e se as recomendações foram confiáveis.

 

5- Segurança

 

É o principal ponto ao escolher uma corretora de valores. Ao investir dinheiro, os papéis e ações devem ficar  sempre registrados em seu nome e CPF. É essencial que o registro seja feito de forma correta, para garantia da eficiência do investimento . Alguns órgãos regulamentam essas operações, como o Registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como abrir uma conta em uma Corretora de Valores?

 

Depois de ler os critérios de escolha de uma corretora de valores que atenda suas necessidades, já é hora de abrir uma conta.

Para tanto, basta preencher o formulário com as suas informações no site da corretora. É preciso preencher também um questionário  curto sobre o perfil do investidor.

No momento do cadastro, será preciso cadastrar também a sua conta corrente pessoal, utilizada para transferir ou resgatar o dinheiro da corretora. É possível cadastrar mais de uma conta corrente, porém todas devem estar em seu nome e CPF. Por motivos de segurança, as corretoras não permitem a transferências de recursos para contas de terceiros.

 Conclusão

 

Optar por uma corretora de valores, onde você terá maior segurança para realizar as operações, melhores informações para escolher entre as formas de aplicação e assessoria durante o processo, é mais recomendável.

Para escolher a corretora ideal você deve levar em conta uma série de critérios, como os custos do investimento e a confiança no processo garantida pela empresa, entre outros citados no post.

Busque sempre diversificar seus investimentos!