Gestão Passiva e Ativa em fundos de investimento: Qual a diferença?

Fundos Imobiliários – Fundos de Papéis ou Fundos de Imóveis?
9 de julho de 2017
Investimentos de curto prazo
13 de julho de 2017
Fundos Imobiliários – Fundos de Papéis ou Fundos de Imóveis?
9 de julho de 2017
Investimentos de curto prazo
13 de julho de 2017

Um fator importante a ser analisado pelo investidor antes de qualquer aplicação, é a estratégia a ser seguida, sendo esta, uma das variáveis que influenciarão diretamente na expectativa gerada pelos resultados de seus investimentos. A seguir iremos falar um pouco mais sobre gestão passiva e ativa da carteira de ativos dos fundos de investimentos e como elas se diferenciam.

Gestão Passiva

Como já vimos anteriormente sobre os fundos, estes são conduzidos por gestores qualificados e nomeados pelas instituições responsáveis, estes gestores definem a estratégia que será desempenhada para conduzir o fundo. Contudo, uma das formas utilizadas para gerir esta carteira de investimentos é a gestão passiva, em que o trabalho do gestor é acompanhar um índice/carteira de referência (Benchmark), visando obter uma correlação bem próxima de 100% com o mesmo, em outras palavras obter um desempenho equivalente, que gere os mesmos resultados para os investidores.

 É importante frisar que a carteira irá acompanhar também as variações positivas e negativas, isso tudo dependerá do desempenho do índice em que estiver acompanhando.

Um exemplo para a gestão passiva é a ETF (Fundo de Índice) BOVA11 que acompanha o índice IBOVESPA, em que os gestores não fazem nenhuma análise qualitativa, somente acompanham o índice.

Gestão Ativa

Por outro lado, a gestão ativa acontece quando o gestor tenta alcançar performances acima de um determinado índice, ou seja, ele busca por outras estratégias e outros investimentos alcançar resultados melhores.

 Um exemplo comum no mercado financeiro são os fundos multimercado, que, a partir da gestão ativa, diversificam seus investimentos em vários mercados (derivativos, ações e etc) com o objetivo de conseguir resultados acima do convencional de forma que, mantenha a estratégia de investimentos utilizada pelo fundo.

Taxas

Todos e quaisquer fundos de investimento cobram taxas de administração cujo objetivo é a manutenção dos seus custos com a gestão do fundo.

Porém alguns fundos também cobram a chamada taxa de performance, em que é incidido um percentual pré-fixado pela instituição caso o desempenho do fundo supere o índice (Benchmark) em questão.

 Esta remuneração se encaixa com uma forma de incentivo ao gestor do fundo, que deverá formular as melhores estratégias para que o fundo tenha o desempenho esperado.

Conclusão

Concluímos que a partir da gestão passiva, um fundo é gerido para acompanhar certo índice, enquanto a gestão ativa é feita para superá-lo.

A taxa de performance cobrada pelos fundos com gestão ativa é interessante se for justa e não excessiva, pois esta equiparada com a boa gestão do fundo.

O investidor deverá se posicionar na forma de gestão que mais se adequa ao seu perfil, pois assim irá dimensionar o posicionamento de seu investimento frente ao índice que lhe serve como base.