Você acabou de se casar? Veja 6 dicas de finanças para casais.
18 de maio de 2017
O que é inflação e como ela afeta sua vida
24 de maio de 2017
Você acabou de se casar? Veja 6 dicas de finanças para casais.
18 de maio de 2017
O que é inflação e como ela afeta sua vida
24 de maio de 2017

Muitas vezes investidores se deparam com termos, frases e jargões do mercado financeiro que não são totalmente conhecidos por qualquer um. Aprender novos termos é sempre importante para aprimorar, enriquecer o vocabulário e o conhecimento. Neste post, vamos conhecer o termo ‘Duration’, usado frequentemente no mercado financeiro.

Esse indicador é essencial para qualquer tipo de investidor que deseja conforto e acompanhar os rendimentos de suas aplicações.

Em poucas palavras, o que significa duration? É o prazo médio em que o investidor recolhe os rendimentos de qualquer investimento. O autor desse termo se chama Macaulay, e ele descreve como um medidor da sensibilidade de um preço de titulo considerando as mudanças de taxa de juros. Por exemplo, quanto maior o Duration for, maior a exposição de risco do investidor e maior a demora para receber o capital.

Como funciona ?

Duration não é nada menos e nada mais do que um medidor de prazo. Pode ser comparado com dias, meses ou anos, tudo depende de qual é a estratégia do investimento. Antes de entrar em mais detalhes, vamos entender o que é maturidade.

Maturidade é o tempo que o investidor espera para receber o valor por completo.

Exemplos simples de duration.

  1. O investidor realiza uma compra de um título pré-fixado por R$ 1000,00 e vai receber o valor integral em dois anos (incluindo o principal). Desse modo ambos duration e maturidade são de dois anos.

 

  1. Uma situação diferente agora, nesse exemplo o investidor recebe R$ 50,00 no período de um ano, chamado de cupom, e o restante no vencimento. Agora o duration tem uma mudança, pois como explicamos no início, é um indicador de tempo em média para receber o principal e os cupons. Nesse exemplo a maturidade continua a mesma de dois anos e o duration é de 18 meses.

Colocando esses exemplos em situações reais do mercado financeiro, o exemplo 1 seria um título Prefixado (LTN) e o exemplo 2 seria um título prefixado com Juros anuais (NTNF).

A formula para calcular o duration de um investimento:

Formula Duration

Considera: D – Duration; t- tempo de ocorrência do fluxo de caixa; e FCt – fluxo de caixa no tempo t.

A tendência é sempre: maior a taxa de cupons, menor é a duration.

O duration é um termo essencial do mercado financeiro e pode ser usado por investidores na hora de investir em títulos pré-fixados do Tesouro Direto. Desse modo, o investidor pode analisar cada titulo e saber quando vai receber o valor.