7 dicas para economizar na alimentação e ter uma vida mais saudável

Em qual investir: Títulos de Renda Fixa ou Fundos de Renda Fixa?
11 de maio de 2017
As 3 principais armadilhas nas operações de Minicontratos
17 de maio de 2017
Em qual investir: Títulos de Renda Fixa ou Fundos de Renda Fixa?
11 de maio de 2017
As 3 principais armadilhas nas operações de Minicontratos
17 de maio de 2017

Entre os gastos domésticos de uma pessoa, um dos mais expressivos é o referente à alimentação. Além de manter a casa sempre abastecida, quem trabalha ou estuda durante o dia ainda precisa comer também fora de casa. E se não houver um controle nesse sentido, além dos problemas para a saúde, a pessoa pode acabar também tendo prejuízos financeiros. Por isso, economizar na alimentação de forma saudável é essencial.

A seguir, separamos 7 dicas para quem quer ter uma relação melhor com sua alimentação e ainda economizar um bom dinheiro:

 

Como economizar na alimentação

 

01. Nunca vá ao supermercado sem uma lista

Ir ao supermercado sem uma lista de compras é a maior armadilha para quem quer economizar na alimentação.

Quando você não sabe exatamente o que tem que comprar, a tendência é que você sempre ache que necessita de mais do que na realidade precisa. Além do mais, você acaba se distraindo pelo supermercado e comprando mais coisas supérfluas.

Portanto, para evitar que você compre mais do que deve ou acabe com os produtos errados, sempre faça uma lista e atenha-se a ela! Coloque tudo que você precisa, inclusive coisas como chocolates, defina quantidades e siga à risca!

 

 

02. Pesquise e compare preços antes de comprar

Quando for comprar itens de alimentação, nunca vá à um único local. Primeiro, pesquise em pelo menos dois supermercados, e depois compre o que estiver mais barato em cada um. Se você estiver sem tempo para pesquisas presenciais, fique atento às ofertas na TV, radio e folhetos.

 

 

03. Não compre algo só porque “está muito barato”

A chave para economizar na alimentação é comprar apenas aquilo que você realmente precisa no momento. Portanto, é importante aprender a resistir às ofertas relâmpago que surgem.

Antes de comprar algo apenas porque “está muito barato” pense se você vai precisar disso ou se o alimento terá utilidade em um prazo próximo. Lembre-se de que alimentos têm validade e comprar coisas das quais você não precisa pode gerar desperdício – inclusive de dinheiro.

 

 

04. Cozinhe em casa

Quem trabalha ou estuda o dia inteiro normalmente gasta bastante dinheiro com alimentação. Afinal, normalmente é preciso almoçar e ainda fazer alguns lanches.

Então, uma boa forma de lidar com isso é cozinhando em casa! Durante o fim de semana, em que todos normalmente têm mais tempo, aproveite para fazer a comida da semana e congele em pequenas vasilhas. Depois, é só pegar uma por dia, esquentar e consumir. É muito mais econômico e muitas vezes até mais gostoso do que comer na rua.

Quanto aos lanches, passe em um supermercado semanalmente e já compre algo para os próximos dias, como cereais e pães (fique atento à validade!). Isso vai te ajudar a evitar as lanchonetes e seus altos preços.

 

 

05. Faça algo que te relaxe

Quem trabalha em grandes centros comerciais e vive situações diárias de estresse, algumas vezes pode ter a tendência de querer comer como forma de escape. E normalmente o que essas pessoas escolhem são comidas caras, gordurosas e que fazem mal tanto à saúde quanto ao bolso.

Portanto, se esse é o seu caso, é necessário encontrar outra atividade que te dê prazer e te faça relaxar de forma rápida. Pode ser um joguinho no celular, um livro, um pequeno alongamento, um café ou qualquer outra coisa. Isso vai evitar que você desconte o estresse na comida.

 

 

06. Não desperdice

Se você normalmente cozinha para muitas pessoas ou gosta de fazer algo especial nos fins de semana, já deve estar familiarizado com o problema do desperdício. Mas se você quer realmente economizar na alimentação, deve evitá-lo a todo custo e existem muitas formas de fazer isso.

Antes de jogar comida fora, pense em como você pode aproveitá-la em outros pratos ou separe para comer durante a semana, com algum incremento.

 

07. Aproveite cupons de promoção

A última dica, apesar de parecer óbvia, também vai te fazer economizar muito: quando for comer em restaurantes ou for a bares e locais do tipo, busque por cupons de desconto em sites especializados, como o Peixe Urbano e o Duo Gourmet. Muitas vezes é possível encontrar promoções incríveis e opções de prato até 50% mais baratas do que o normal no local.

Portanto, sempre busque por esse tipo de promoção e junte os amigos para aproveitar!

 

Preparado para poupar?

Agora que você já sabe as melhores formas de economizar na alimentação, já pode começar a comer melhor e também a poupar algum dinheiro.

E não se esqueça de dar um destino adequado ao valor que você juntar, mesmo que seja pouco. Siga seu planejamento financeiro e, para atingir seus objetivos mais rapidamente, pense em investir! E se quiser mais dicas de investimentos e como aproveitar melhor seu dinheiro, fale com a gente!

Espero que tenha gostado!