Três motivos que geram o insucesso financeiro de um casal e como evitar

Aprenda a evitar 5 situações que podem comprometer seu orçamento
17 de novembro de 2017
Como vai funcionar a alteração no IR de fundos?
22 de novembro de 2017
Aprenda a evitar 5 situações que podem comprometer seu orçamento
17 de novembro de 2017
Como vai funcionar a alteração no IR de fundos?
22 de novembro de 2017

O planejamento financeiro é um desafio para muitos, organizar as suas finanças pessoais de forma a aproveitar o presente e garantir o futuro é um jogo de xadrez muitas vezes colocado como sem solução. Se a vida pessoal normalmente já é muito difícil se planejar, imagine para um casal. Nesse artigo tentaremos abordar porque as maiorias dos casais erram ao planejar o seu capital e colocaremos três motivos que fazem com que isso aconteça.

As dificuldades financeiras que um casal vive decorrem de uma série de decisões ruins tomadas no inicio da sua caminhada. Em média essas escolhas ruins geram um gasto acima do possibilitado pela renda do casal, nesse momento começam a surgir às dívidas que daí por diante se tornam uma bola de neve. Dentre todas as escolhas três motivos principais tornam um casal mal sucedido financeiramente, são eles:

  • Hábitos de consumo

O casal que compra itens supérfluos no supermercado, cria novas dívidas para passear ao longo do ano, troca de carro anualmente por um carro do ano, janta frequentemente em restaurantes de luxo acaba mantendo um padrão de vida fora de sua realidade. Muitas vezes o seu local de trabalho ou a sua rede de amigos faz com que você tente manter os mesmos gastos que eles, gerando ao casal uma série de problemas no final do mês.

  • Escolhas mal feitas

Escolher o seu lar sem considerar que ele esteja em um padrão acima do seu orçamento, financiar um veículo comprometendo mais que 30% de sua renda, tomar empréstimos para antecipar algum objetivo que poderia ser realizado em médio prazo e compras divididas no cartão sem necessidade são escolhas que em longo prazo podem determinar o fracasso financeiro.

  • Padrão de vida fora da realidade do casal

Despesas com transporte individual, como possuir dois carros em uma família de apenas duas pessoas no final do mês pode aumentar os custos em até 15%. Aluguel com um preço justo, porém com taxa de condomínio elevado, quando o casal procura seu lugar para morar leva em conta o aluguel, mas eventualmente se esquece de embutir o valor do condomínio nos seus gastos de moradia, escolher um apartamento sem piscina, ou sem área de lazer pode significar uma economia considerável no final do mês.

Após avaliar esses três pontos concluímos que o maior motivo para o insucesso financeiro está nas escolhas dos casais, esperamos que este texto seja capaz de motivar uma autorreflexão da sua vida conjugal atual, e a partir daí crie um novo planejamento financeiro no qual deixem de ser tomadores para serem investidores. Caso queiram qualquer auxilio nossos assessores estão à disposição.