Aprenda a evitar 5 situações que podem comprometer seu orçamento

4 passos para a Liberdade Financeira
16 de novembro de 2017
Três motivos que geram o insucesso financeiro de um casal e como evitar
21 de novembro de 2017
4 passos para a Liberdade Financeira
16 de novembro de 2017
Três motivos que geram o insucesso financeiro de um casal e como evitar
21 de novembro de 2017

Três dos pontos mais importantes para quem está querendo economizar algum dinheiro, são organização, disciplina e foco. Sem isso, a maioria das pessoas acaba perdendo o controle das suas finanças e, quando percebe, em vez de uma reserva, tem dívidas e pendências.

E o pior é que existem diversas situações que podem levar uma pessoa à perder o “caminho dourado” da economia. Elas podem afetar qualquer um, são aparentemente sem importância, mas é preciso conhecê-las e estar preparado para lidar com elas. Do contrário, isso pode comprometer muito as suas finanças e o resultado das suas economias.

Por isso, para te ajudar, fizemos essa lista com 5 situações comuns que podem atrapalhar sua relação com o dinheiro, as quais você precisa estar atento. Aqui você vai aprender como lidar com elas e manter seu cotidiano financeiro mais saudável.

Confira:

1. Não saber quanto se ganha e quanto se gasta

Se você não tem um controle de quanto ganha e quanto gasta por mês, fique alerta: provavelmente seu dinheiro está em risco. Sem uma boa noção das entradas e saídas financeiras do seu cotidiano, o risco de que você perca o controle da sua situação econômica é enorme! Afinal, você pode acabar gastando mais do que deveria e assim não economizar nenhum centavo – ou pior, se encher de dívidas.

Portanto, tenha um orçamento financeiro pessoal, com todas as suas fontes de renda e de gastos (fixos e variáveis) e veja se a situação está sob controle. O ideal é que você sempre consiga cobrir todos os seus gastos e que ainda sobre um pouco para poupar.

Esse planejamento também vai te ajudar a identificar fontes de custos desnecessários ou extremamente altos, que você possa cortar.

2. Mau uso o cartão de crédito

Usar o cartão de crédito é uma atividade comum para a maioria dos brasileiros, porém, isso deve ser feito sempre com cuidado. Cartões de crédito têm as taxas de juros mais altas do mercado (que chegam a 400%) e um deslize pode comprometer todas as suas finanças.

Portanto, esteja sempre atento à forma como você usa o cartão: não pense nele como uma fonte de renda extra, cuidado com os parcelamentos infinitos e nunca pague apenas o valor mínimo da fatura. Assim você evita problemas e fica mais fácil economizar!

Aqui neste outro artigo temos mais algumas dicas valiosas para que você use bem o seu cartão de crédito. Vale a pena conferir!

3. Não ter objetivos financeiros

Quando você precisa economizar para atingir algo que você quer muito, isso se torna bem mais simples, certo? Afinal, você sabe que em pouco tempo seu esforço será compensado! Por isso, ter sempre um objetivo para suas economias é essencial!

Muita gente começa a economizar sem saber exatamente o motivo e isso faz com que o dinheiro guardado não tenha tanta importância. Então, na primeira “necessidade” que surge, você acaba gastando-o e não consegue manter sua disciplina.

Portanto, sempre tenha um objetivo definido para o dinheiro que você economiza: uma viagem, uma troca de carro ou imóvel, uma nova aquisição material ou até mesmo bons investimentos. Isso vai te ajudar muito!

4. Gastar por impulso

Quando se precisa economizar, um dos maiores desafios é superar a vontade imediata de gastar. Para muitas pessoas é muito difícil pensar de forma estratégica e resistir à “necessidades” que por um acaso elas se lembraram que tinham quando estavam passando em frente a uma loja. Ou negar um convite inesperado para ir à um show ou ao cinema.

Gastar por impulso é mais comum do que se imagina e acontece principalmente em situações de estresse ou ansiedade. Portanto, antes de comprar algo que você acabou de ver ou de aceitar um convite inesperado, pense se você realmente precisa disso ou se não é possível fazer um programa mais barato, veja se você não está sob situações de pressão e, sempre que der, espere 24h para fazer a compra. Normalmente, depois disso, a vontade de comprar terá passado e você não terá colocado suas economias em risco.

5. Não ter nenhuma noção sobre finanças e investimentos

Educação financeira não é o forte da maioria dos brasileiros e, quando se quer economizar ou juntar algum dinheiro, isso pode ser um problema.

Quando se faz uma reserva, para que ela cresça mais rapidamente e não se desvalorize, é importante que se pense em bons investimentos para o dinheiro que está sendo guardado. O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas não vão além da poupança ou acabam caindo em péssimos produtos como os títulos de capitalização. Isso compromete o dinheiro guardado e pode até mesmo gerar prejuízos financeiros!

Portanto, quando for começar a economizar dinheiro, é importante estudar um pouco sobre finanças e já pensar em como seu dinheiro poderá ser investido de forma à “trabalhar por você”.

Já passou ou está passando por alguma dessas situações? Então agora você já sabe como lidar com elas e impedir que elas atrapalhem seus planos de economia!

Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog e de compartilhar este artigo em suas redes sociais!